A Salvação é pelas obras ou pela fé?
Algumas passagens das Escrituras são de difícil compreensão. Como entender então? Interpretando as passagens difíceis à luz das que são claras e fáceis.
Tiago parece estar dizendo que a salvação
é pelas obras (Tg 2:14-26),
A fé sem obras para nada aproveita
14Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não
tiver as obras?
Porventura, a fé pode salvá-lo? 15E, se o
irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16e algum de vós lhes disser: Ide em paz,
aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si
mesma.
18Mas dirá
alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas
obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19Tu crês que
há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem. 20Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é
morta?
21Porventura
Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu
sobre o altar o seu filho Isaque? 22Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que,
pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, 23e cumpriu-se a Escritura, que
diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso
imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24Vedes,
então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé.
25E de igual
modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando
recolheu os emissários e os despediu por outro caminho? 26Porque, assim
como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
O apóstolo Paulo está falando da justificação perante Deus (o
que é pela fé somente), ao passo que Tiago está se referindo à justificação perante
os homens (que não têm como ver a nossa fé, mas somente as nossas obras).
Abraão foi justificado pela fé (Rm 4: 1-7)
1Que
diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de
que se gloriar, mas não diante de Deus. 3Pois, que diz a
Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como
justiça. 4Ora, àquele que faz qualquer obra, não
lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5Mas,
àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé
lhe é imputada como justiça.
6Assim
também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras,
dizendo: 7Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e
cujos pecados são cobertos.