googlefc.controlledMessagingFunction A Salvação é pelas obras ou pela fé?

A Salvação é pelas obras ou pela fé?

 


 

A Salvação é pelas obras ou pela fé?

       Algumas passagens das Escrituras são de difícil compreensão. Como entender então? Interpretando as passagens difíceis à luz das que são claras e fáceis.

Tiago parece estar dizendo que a salvação é pelas obras (Tg 2:14-26),

A fé sem obras para nada aproveita

14Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? 15E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

18Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem. 20Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 

21Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, 23e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. 

25E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho? 26Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

 ao passo que Paulo ensinou com toda a clareza que é pela graça (Rm 4:5; Tt 3:5-7; Ef 2:8-9). Neste caso, Tiago não deve ser interpretado de maneira a contradizer Paulo.

O apóstolo Paulo está falando da justificação perante Deus (o que é pela fé somente), ao passo que Tiago está se referindo à justificação perante os homens (que não têm como ver a nossa fé, mas somente as nossas obras).

Abraão foi justificado pela fé (Rm 4: 1-7)

1Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 

5Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 

6Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.

 

 

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem