Desvendando o Batismo: em nome de Jesus ou da Trindade?
Neste artigo, exploramos a questão central do batismo bíblico: deve ser realizado "em nome de Jesus" ou "em nome da Trindade"? Analisamos diversas passagens bíblicas, incluindo o sermão de Pedro no dia de Pentecostes (Atos 2:38), o evangelho em Samaria (Atos 8:14-16), a conversão da casa de Cornélio (Atos 10:48), os discípulos batizados por Paulo em Éfeso (Atos 19:3-6), o batismo de Saulo (Atos 22:16) e a fórmula trinitária do batismo (Mateus 28:19). Acompanhe-nos nesta jornada teológica para entender as diferentes práticas e significados do batismo no Novo Testamento.
Em Atos 2.38 Atos8.14-16 Atos10.48 Atos19.3-6 Atos22.12-17 nós temos duas formulas batismais.
1.
Sermão de Pedro no dia de Pentecostes (Atos
2:38)
2.
O Evangelho em Samaria (Atos 8:14-16)
3.
A Casa de Cornélio (Atos 10:48)
4.
Os Batizados no Batismo de João Batista que
Paulo encontrou em Éfeso (Atos 19:3-6)
5.
O Batismo de Saulo (Atos 22:16)
6.
A Fórmula Trinitária do Batismo (Mateus 28:19)
Sermão de Pedro no dia de Pentecostes
Atos 2:38: "E disse-lhes
Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo
para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."
Esse versículo vem do sermão de Pedro no dia de Pentecostes. Ele exorta os ouvintes a se arrependerem dos seus pecados e serem batizados em nome de Jesus Cristo para obter perdão e receber o Espírito Santo. Essencialmente, Pedro está ligando o arrependimento, o batismo e a recepção do Espírito Santo a uma transformação espiritual completa. Atos 2:9-11 nos dá uma lista de pessoas de pelo menos 16 regiões do mundo conhecido na época, incluindo: Partos, medos e elamitas Habitantes da Mesopotâmia, Judeia e Capadócia, do Ponto e da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia, perto de Cirene, Visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo, Cretenses e árabes.
Portanto, a audiência era bem
diversa, com pessoas de pelo menos 16 regiões do mundo conhecido na época,
por isso Pedro precisa ser específico dando ênfase à autoridade de Jesus Cristo
especificamente, sem complicar uma doutrina da Trindade que até hoje é
criticada.
Os de Samaria
Atos 8:14-16: “Os Apóstolos,
pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus,
enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para
que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido;
mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).”
Os samaritanos foram inicialmente batizados por Filipe, o evangelista, conforme descrito em Atos 8:12-13. Filipe pregou o evangelho em Samaria e muitos creram e foram batizados. Nessa passagem, os apóstolos Pedro e João foram enviados de Jerusalém para Samaria para orar por eles e impor as mãos para que recebessem o Espírito Santo, pois até então, o Espírito Santo não havia descido sobre nenhum deles, embora já tivessem sido batizados em nome do Senhor Jesus.
A casa de Cornélio
Atos 10:48: "E mandou que
fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por
alguns dias."
Essa passagem refere-se ao evento
na casa de Cornélio, um centurião romano. Cornélio é descrito como um homem
temente a Deus que buscava a verdade. Após uma visão, Pedro visita Cornélio e,
ao compartilhar o evangelho, o Espírito Santo desce sobre Cornélio e sua casa.
Os "que foram batizados"
são Cornélio e os membros de sua casa. Esse evento é significativo pois marca o
primeiro batismo de gentios (não-judeus) na igreja primitiva, demonstrando que
a mensagem de Cristo é para todas as nações e povos, não apenas para os judeus.
Os Batizados no batismo de João Batista que Paulo encontrou em Éfeso
Atos 19:3-6: “Perguntou-lhes: Em
que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo
disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo
que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que
ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos,
veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.”
Esses batizados eram discípulos que Paulo encontrou em Éfeso. Eles tinham sido batizados no batismo de João Batista, que era um batismo de arrependimento em preparação para a vinda de Jesus. Paulo explicou a eles que João batizava apontando para Jesus, e então eles foram batizados novamente, desta vez em nome do Senhor Jesus. Quando Paulo impôs as mãos sobre eles, eles receberam o Espírito Santo e começaram a falar em línguas e profetizar. Isso mostra a transição da antiga prática do batismo de João para o batismo cristão em nome de Jesus.
O Batismo de Saulo (Paulo)
Atos 22:16: "Levanta-te, e
sê batizado, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor."
Essa passagem em Atos 22:16
descreve o batismo de Saulo (Paulo) onde ele é orientado a "invocar o nome
do Senhor" para ser batizado e lavar seus pecados. Esta invocação do
"nome do Senhor" é uma referência direta a Jesus Cristo, o que
combina com a prática mencionada em outros pontos de Atos, onde o batismo é
realizado em nome de Jesus.
Portanto, mesmo que a frase exata
"nome do Senhor Jesus" não apareça aqui, o contexto deixa claro que
"Senhor" nesse contexto se refere a Jesus, alinhando-se com as outras
passagens do Novo Testamento onde a autoridade de Jesus é invocada no batismo.
NOTA:
1. O
Batismo em nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) destaca o arrependimento e o perdão
dos pecados.
2. Batismo
em nome do Senhor Jesus (Atos 8:14-16, 10:48, 19:3-6, e 22:16), que,
similarmente, enfatiza a autoridade de Jesus e o recebimento do Espírito Santo.
Ambas as fórmulas sublinham a
centralidade de Jesus no ato do batismo, seja como Cristo ou Senhor,
ressaltando o significado espiritual e autoritário de invocar Seu nome.
A Fórmula Trinitária do Batismo
Mateus 28:19 (ARC):
"Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome
do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo."
Em contraste com as referências de
Atos, em Mateus 28:19, temos a fórmula trinitária do batismo, feita em nome do
Pai, Filho e Espírito Santo.
Diferenças:
1. Centralidade
e Ênfase: Os textos de Atos colocam a ênfase na autoridade de Jesus Cristo
especificamente, refletindo a prática apostólica inicial. Já em Mateus 28:19, a
fórmula é mais abrangente e inclui a Trindade, sublinhando a unidade de Deus em
três pessoas. (Esse Ide é pra ensinar).
2. Contexto
e Público: A instrução de Mateus é uma diretriz universal dada a todos os
discípulos como parte da Grande Comissão. As práticas em Atos refletem
situações específicas na propagação inicial do evangelho.
3. Teologia
e Interpretação: Mateus reforça a compreensão trinitária da Divindade,
enquanto Atos destaca a importância de reconhecer Jesus Cristo como Senhor e
Salvador para o arrependimento e recebimento do Espírito Santo. Um reforça a
Divindade, outro a Autoridade.
Ambas as fórmulas são
teologicamente significativas e complementam-se ao enfatizar diferentes aspectos
da fé cristã.