googlefc.controlledMessagingFunction O logos filosófico e o Logos de João

O logos filosófico e o Logos de João

 


O logos filosófico e o Logos de João

O “logos” na filosofia grega pode ser considerado como o conceito para razão e também como um princípio de ordem e beleza universal.

O logos em Heráclito

Para Heráclito, filósofo grego, o primeiro a usar o termo, “logos” era o conceito responsável pela conexão entre o discurso racional e a estrutura racional do mundo. Para Heráclito o logos é uma entidade universal que opera de forma independente.

Heráclito defendeu que todas as coisas existem em acordo com o logos e, embora as pessoas vivam como se tivessem seu próprio entendimento privado, o logos é comum a todos e é uno.

O logos em Aristóteles

Mas para Aristóteles, o logos seria algo mais que o entendimento comum, para ele o logos/razão diferencia o ser humano dos animais, dando a compreensão do que é bom do que é mal, do que é benéfico do que é prejudicial, do justo e injusto.

Para Isocrates

Isocrates, chamado de o Pai da Oratória, concentrou-se na ideia do logos como gerador de uma sociedade consciente e ética. Seu objetivo, ao defender esta abordagem, foi o estabelecimento do bem comum por meio da compreensão da filosofia e aplicação do logos, com foco no discurso e na razão.

Os Filósofos estóicos

Os Filósofos estoicos também se apropriaram do termo, como o princípio gerador do universo, para os estoicos o logos seria uma lei, que rege a maneira como o universo funciona.

Para os Filósofos estóicos o logos em parte estaria presente nos seres humanos. E num sentido mais amplo, os estoicos falaram de um logos material, identificado com a natureza. 

O conceito de logos dos Filósofos estoicos influenciou os neoplatonistas, em sua busca por um princípio.

PLOTINO, O PRIMEIRO NEOPLATÔNICO, interpretou o logos como a realidade fundamental que dá suporte a toda a existência.

AGOSTINHO DE HIPONA procurou reinterpretar o conceito de logos de Platão e Aristóteles à luz do cristianismo.

Agostinho descreveu o Logos como “a Palavra eterna divina”, com atributos de verdade e sabedoria, que estaria presente no Messias judaico cristão mais do que em qualquer outra pessoa.

JOÃO EVANGELISTA vai além de Agostinho descrevendo o LOGOS não só como pessoa, mas como Deus eterno e preexistente.

Referências bibliográficas:

ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Introdução Goffredo Telles Júnior. Tradução Antônio Pinto de CARVALHO. Rio de Janeiro: Editora Ediouro – Tecnoprint, 1979.

REAL, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Patrística e Escolástica.2.ed. São Paulo: Paulos, 2005, v.2.

SMITH, William. “Philola’us”. Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology. ed. (1870).

SPINELLI, Miguel. Questões Fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo. Loyola, 2006.

W. K. C. Guthrie, A History of Greek Philosophy, vol. 1, Cambridge University Press, 1962.

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