googlefc.controlledMessagingFunction O que é uma oferta alçada?

O que é uma oferta alçada?


O que é uma oferta alçada?

Alçar significa levantar ou erguer. A oferta alçada significa oferta levantada, Era uma oferta de comunhão. “uma oferta” ou “oferta voluntária”.

Era uma oferta voluntária, sem interesse, expressando amor cooperação e gratidão a Deus. 

Alguns versículos bíblicos que falam sobre oferta alçada são:

Êxodo 25: 1-7 – Na construção do Beit háMiquedash

“1Então, falou o Senhor a Moisés, dizendo: 2Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.”.

Números 18:8 - “Disse mais o Senhor a Arão: Eis que eu te dei o meu direito às ofertas alçadas de todas as coisas santas dos filhos de Israel; por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos, por estatuto perpétuo”.

1 Crônicas 29:9 - “Então o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria”

No Antigo Testamento, Deus estabeleceu vários sacrifícios para o povo de Israel, para simbolizar o perdão dos pecados e a restauração da comunhão com Deus. Os sacerdotes apresentavam esses sacrifícios a Deus no altar que ficava no Tabernáculo e posteriormente no Templo em Jerusalém.

Já a oferta alçada geralmente fazia parte das ofertas de comunhão, ou paz, e era a porção da oferta que era levantada simbolicamente a Deus (Levítico 7:29-30).

A oferta alçada na oferta de comunhão

A oferta de comunhão era um sacrifício voluntário, para agradecer a Deus. O israelita podia levar um animal ou uma porção de cereal para o templo, onde seria ofertado a Deus. Uma porção era levantada, ou alçada, diante do altar, para dedicar toda a oferta a Deus. Essa porção era depois dada ao sacerdote, para o sustento de sua família (Levítico 7:32-34).

O restante da oferta era comida pelo ofertante e sua família na presença de Deus. Assim, a oferta de comunhão se tornava uma festa de celebração da bondade de Deus!

A oferta alçada também podia se referir a outras contribuições voluntárias dos israelitas a Deus. A generosidade e a contribuição individual para a manutenção das coisas sagradas eram incentivadas entre o povo de Israel. Essa era uma forma de mostrar gratidão, confiança e fidelidade a Deus.

A oferta alçada é válida para cristãos?

A oferta alçada, como acontecia no Antigo Testamento não é válida para os cristãos. No entanto, devemos ser generosos nas nossas contribuições para as coisas de Deus.

Depois da vinda de Jesus, já não precisamos mais apresentar sacrifícios e ofertas a Deus no Templo em Jerusalém, como os israelitas faziam.

Como a oferta alçada era um tipo de sacrifício específico dos rituais no templo, não faz parte da vida cristã. Mas podemos depreender o exemplo da oferta alçada nos lembra da importância de ofertar.

Não somos obrigados a fazer todas as ofertas que os israelitas faziam, mas ofertar é uma parte importante da vida cristã. A Bíblia recomenda a generosidade na hora de contribuir para a obra de Deus, tanto com nosso dinheiro quanto com nossa dedicação (2 Coríntios 9:6-8).

6E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. 7Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.

Quando ficamos tão apegados ao dinheiro que não queremos dar nada para as coisas de Deus, temos um problema sério no coração, que precisa ser resolvido.

Os israelitas, como membros do povo de Deus, eram chamados a sustentar o templo, nós, como corpo de Cristo, devemos sustentar nossa igreja local.

Os primeiros cristãos eram muito generosos, dando ofertas para sustentar os mais necessitados, os líderes dedicados à obra de Deus em tempo integral e os missionários.

Eles servem como exemplo para nós hoje.

Nossas ofertas voluntárias podem fazer uma grande diferença. Graças às ofertas de outros cristãos, o Apóstolo Paulo várias vezes pôde se dedicar em tempo integral à evangelização, levando muitas pessoas para Jesus.

Até Jesus, durante seu ministério, foi sustentado pelas ofertas generosas de várias mulheres (Lucas 8:1-3).

As mulheres que serviam a Jesus com os seus bens

1E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele, 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 3e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas. (Lucas 8:1-3).

Quando fazemos uma oferta, mostramos nossa gratidão e confiança em Deus e ajudamos no crescimento do Reino de Deus.

 

 


Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem