googlefc.controlledMessagingFunction A Bênção Sacerdotal (em hebraico, birkat kohanim, ברכת כהנים)

A Bênção Sacerdotal (em hebraico, birkat kohanim, ברכת כהנים)


A Bênção Sacerdotal - Birkat Kohanim

A Bênção sacerdotal (em hebraico, Birkat Kohanim, ברכת כהנים), também chamada de Nesiat Kapayim (“estender as mãos”), ou Bênção Aarônica, é recitada nos serviços judaicos nas sinagogas. 

A Bênção Sacerdotal foi dada por Deus a Moisés e Arão para que eles abençoassem os filhos de Israel. Ela é encontrada em Números 6: 24-26 e é composta por três versículos que expressam o desejo de Deus de proteger, iluminar e conceder paz ao seu povo. 

A Bênção Sacerdotal é recitada pelos sacerdotes (Kohanim) durante certos serviços religiosos, especialmente nas festas e no Shabat. Eles erguem as mãos e pronunciam as palavras em hebraico, enquanto os demais se curvam e recebem a bênção.

A Bênção Sacerdotal em hebraico é:

יְבָרֶכְךָ יהוה וְיִשְׁמְרֶךָ

Yevarechecha Adonai veyishmerecha

O Senhor te abençoe e te guarde

יָאֵר יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ וִיחֻנֶּךָ

Yaer Adonai panav eleycha vichuneka

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti

יִשָּׂא יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם

Yissa Adonai panav eleycha veyasem lecha shalom

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

 A Bênção sacerdotal também é chamada de Bênção Araônica, foi ordenada por Deus a Arão e seus filhos, os primeiros sacerdotes da nação hebraica.

As palavras contidas na Benção expressam o desejo de que Deus conceda ao seu povo prosperidade, segurança, graça, favor, compaixão, reconciliação e tranquilidade.

A Bênção sacerdotal era pronunciada pelos sacerdotes depois dos sacrifícios da manhã e da tarde, no Tabernáculo e depois no Templo. Eles levantavam as mãos e abençoavam o povo, que respondia com um “Amém”. 

Esse era um momento muito importante do culto, pois significava que Deus colocava o seu nome sobre os israelitas e os abençoava.

A Bênção sacerdotal foi usada durante séculos na adoração judaica, desde o tempo de Moisés até os dias de Jesus. Alguns estudiosos sugerem que Jesus pode ter usado essa bênção quando abençoou seus discípulos (Lucas 24:50). 

A Bênção sacerdotal também foi adotada por algumas tradições cristãs, como parte da liturgia ou como uma forma de encerrar os cultos.

A Bênção sacerdotal nos ensina que Deus é a fonte de toda bênção e que ele deseja abençoar o seu povo. Ela também nos lembra que somos chamados a ser uma bênção para os outros, refletindo o amor e a graça de Deus em nossas palavras e ações.

 


Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem