googlefc.controlledMessagingFunction A Janela 10/40 - Sete razões para se fazer missões lá.

A Janela 10/40 - Sete razões para se fazer missões lá.

Janela 10/40 - O cinturão de resistência do Evangelho.

Aproximadamente 5,33 bilhões de indivíduos residem na Janela 10/40, representando 8.731 grupos de pessoas distintos. Destes, 6.013 grupos (68,9%) são considerados não alcançados pelo Evangelho e têm uma população de 3,28 bilhões. Isso significa que aproximadamente 62% dos indivíduos na Janela 10/40 vivem em um grupo não alcançado de pessoas.

Até hoje menos da metade da população mundial com suas etnias e idiomas foi confrontada com o Evangelho.

A maior parte da população mundial resistente ao Evangelho está na Janela 10/40, que é conhecida no meio missiológico como cinturão de resistência do Evangelho.

No vídeo de hoje vou apresentar sete razões para se fazer missões ali.

O termo “Janela 10/40” foi cunhado por Luis Bush diretor Internacional da AD 2000 & Beyond Movement, e sua esposa Doris durante a 2ª Conferência de Lausanne, em Manila[1] (Filipinas), em julho de 1989.

Desde então, tem sido usado por Missiólogos e autoridades eclesiásticas no mundo.

A JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia.



A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. Esse retângulo é chamado JANELA 10/40.

A população da Janela 10/40 representa uma grande multidão de quase 4 bilhões de pessoas que ainda precisam ser alcançadas pelos esforços missionários do povo de Deus. 

A Janela 10/40 é a área de maior perseguição a cristãos no mundo, principalmente nos países comunistas e muçulmanos. Na Janela 10/40 vivem 97% das pessoas menos evangelizadas do mundo.

Essa área retangular se estende do oeste da África até a Ásia, entre os paralelos 10 e 40 ao norte do Equador.

Há quase 2,7 bilhões de muçulmanos, hindus e budistas vivendo nessa "janela" e em alguns países a Igreja foi quase que eliminada como resultado da opressão islâmica.

A população cristã lá é menor que 2%. Outra área crítica na Janela 10/40 é a China comunista. Pastores e evangelistas são detidos todos os dias nesses locais

Igrejas nos lares são fechadas e seus líderes ameaçados.

Uma pessoa pode ser presa simplesmente por portarem uma Bíblia.

E, apesar do declínio do comunismo na Europa, a China ainda mantém uma posição ateísta inflexível, o que piora a situação da Igreja lá.

A média de Bíblia na China Comunista e de 1 para cada 140 igrejas, enquanto no Brasil é de 7 Bíblias por família.

Os países com as maiores populações não-cristãs são: China, Índia , Indonésia , Japão , Bangladesh , Paquistão, Turquia e Irã, todos na Janela 10/40.

Países que formam a Janela 10/40

ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES
Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.

ÁFRICA – 12 PAÍSES
Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.

ÁSIA – 21 PAÍSES
Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan e Vietnã.

EURÁSIA – 3 PAÍSES
Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.

EUROPA – 4 PAÍSES
Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.

 

RAZÕES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA JANELA 10/40

Existem pelo menos 7 razões principais, porque devemos ter essa área do planeta como prioridade nas nossas orações:

PRIMEIRA: É PELO SEU SIGNIFICADO BÍBLICO E HISTÓRICO
    
O berço das mais antigas civilizações do mundo está na Janela 10/40. As primeiras regiões geográficas da terra, indicados na Bíblia, no livro de Gênesis, estão no coração da janela 10/40, onde Deus colocou Adão e Eva (Gênesis 2).

Foi dentro deste território, que impérios se levantaram e caíram. É dentro da janela 10/40, onde se desenrolou quase todos os cenários da história bíblica.

Foi nela onde Cristo nasceu e viveu.

Ela é o berço da Igreja primitiva; esta região viu cumprir centenas de vezes, palavras como as de Atos 5:14: "A multidão dos que criam no Senhor, tanto de homens como de mulheres, crescia cada vez mais."

Foi na janela 10/40 que saíram os primeiros missionários para o mundo todo!

Era nela onde se localizavam as igrejas fundadas pelo Apóstolo Paulo às quais ele endereçou parte de suas cartas, bem como também as sete igrejas da Ásia, mencionadas no livro de Apocalipse.

Sabe o que houve com estas igrejas? Acabaram-se todas. Não mais existem.

SEGUNDA: É PELO NÚMERO DE POVOS NÃO ALCANÇADOS
     Dentro da janela 10/40, moram mais 3 bilhões de pessoas espalhadas por 62 países.

Dentre os países do mundo há 50 menos evangelizados, e dentre esses 50 países, 37 estão dentro da janela 10/40. Estes 37 países menos evangelizados do mundo, dentro da janela 10/40, compreendem 97% do total da população de todos os 50 países.

TERCEIRA: É PELA PRESENÇA DAS TRÊS MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO
    
Mais de 1 bilhão de adeptos das três maiores crenças do mundo: o Islamismo, Hinduísmo e Budismo, vivem na janela 10/40.

Nesta região, numa extensão desde o norte da África até o Oriente Médio moram cerca de 700 milhões de muçulmanos.

No centro da Janela 10/40, onde está a Índia e arredores, predomina a presença do Hinduísmo, com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas.

Na Índia, praticamente tudo que há entre o intervalo do céu e da terra é adorado, formando um panteão de mais de 300 milhões de deuses!

No lado direito do mapa da Janela 10/40, vive o mundo budista, cercando toda a China - que por sua vez, detém o título de nação mais populosa do planeta. São 1 bilhão e 200 milhões de chineses que estão precisando de Jesus Cristo.

QUARTA: É PELA MISÉRIA QUE ASSOLA A REGIÃO
    82% dos mais pobres do mundo vivem dentro da janela 10/40; são nada menos do que 2 bilhões e 400 milhões de pessoas vivendo em extrema miséria, representando 47% da população mundial.

O mundo inteiro produz grãos suficientes para alimentar 20 vezes a humanidade por ano. No entanto, 220 milhões estão morrendo de inanição dentro da Janela 10/40.

QUINTA: É A CONCENTRAÇÃO DOS MAIORES POVOS DE LÍNGUAS VARIADAS
     Mais de 1 bilhão de megapovos etnolinguísticos, "espiritualmente quebrados", vivem dentro da Janela 10/40.

SEXTA: É A EXISTÊNCIA DAS MAIORES CIDADES NÃO ALCANÇADAS DO MUNDO
     Numa lista de 50 maiores cidades do mundo, a maioria estão dentro da Janela 10/40. Isso significa que em cada uma destas cidades, há uma população de mais de 1 milhão de pessoas, sem Deus, sem paz e sem salvação.

SÉTIMA: É QUE NELA ESTÁ AS "FORTALEZAS DE SATANÁS"
     Bilhões de pessoas que vivem na Janela 10/40, não só estão debaixo de enfermidades, pobrezas, calamidades, intermináveis guerras e conflitos... mas também tem sido impossibilitadas de conhecerem o poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo.

Por vezes, na história, pareceu que o cristianismo iria se findar, desaparecendo assim como aconteceu com as sete igrejas da Ásia e as outras fundadas por Paulo. Mas a Igreja resistiu e recuperou-se das cinzas, protegida pela soberania de Deus.

Com a Bíblia foi a mesma coisa. Houve vários vilões que pensaram ter destruído o último exemplar existente da Bíblia Sagrada, mas hoje ela está aí, traduzida para 274 mil línguas, igualzinha aos originais conforme comprovou a descoberta dos papiros do Mar Morto, contendo diversos manuscritos do Antigo Testamento, datando do ano de 250 a.C.

O reino de Deus está sendo proclamado sobre a Terra. Milhões estão se convertendo a Cristo e mesmo que Satanás estabeleça um território de fortaleza dentro da Janela 10/40, a Igreja de Deus na Terra não pode conceder nem um milímetro quadrado do planeta como propriedade exclusiva de demônio algum.

O Evangelho deve avançar. Satanás está acuado. Existem poderosas forças demoníacas, com grande significado bíblico atuando na janela 10/40.

Uma destas forças, pode ser identificada na Bíblia, como o "Príncipe da Pérsia" (Irã). No livro de Daniel, cap. 10, observa-se que o profeta teve a visão de um anjo após manter um período de 21 dias em jejum e oração a espera de uma resposta.

O mensageiro divino, afirmou o motivo pela qual a resposta demorou um pouco: "...desde o primeiro dia são ouvidas as suas palavras,...Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias..."(v.13).

Ora, um príncipe capaz de resistir um anjo do Senhor teria que ser de uma mesma esfera - não poderia ser um príncipe humano.

Anjos são seres espirituais, superiores ao mundo físico. Portanto, o príncipe da Pérsia citado neste versículo, só pode se tratar de um príncipe do mundo espiritual, com poderes fortes o suficiente para resistir ao anjo do Senhor e atrasar na resposta à oração de Daniel.

Sendo que a resistência foi contra um anjo do Senhor, então só poderia partir de um ser com intenções opostas à Deus; ou seja, só poderia partir de um anjo decaído, rebelado - um forte demônio que atuava (ou ainda atua) nas regiões celestes sobre a Pérsia, exatamente junto de onde Daniel orava - que era na Babilônia.

Daí, compreende-se o que Paulo quis dizer em Efésios 6:12: "Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes".
    Inclua a Janela 10/40 em suas orações. É necessário. É urgente! Faça com que sua oração chegue naqueles países como um míssil diferente dos que normalmente cruzam os céus de lá. Que a nossa oração chegue como um projétil eficaz e poderoso; de alvo certeiro, capaz de bombardear e romper as barreiras satânicas que imperam naquela região, que faça resplandecer a luz nas trevas e abra caminho para a entrada do Evangelho. Milhões no mundo todo estão orando com alvo na janela 10/40. Junte-se a estes milhões. Sua participação é necessária e a recompensa será gratificante. Ore!

 



[1] Manila é a capital das Filipinas e a segunda cidade do país em número de habitantes. A cidade está situada na costa oriental da baía de Manila, junto à desembocadura do rio Pasig, na ilha de Luzon. Ocupando uma área total de 38,3 km é a segunda cidade mais populosa das Filipinas, com mais de 1,6 milhões de habitantes.


Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem