Imagem e Semelhança
A dúvida de muitos é: onde está a “imagem de Deus em nós”?
A imagem de Deus em nós está no nosso “homem interior”, não
no corpo físico, partindo do ponto que “Deus é Espírito”.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem
em espírito e em verdade. João 4:24 (ARC).
O termo "homem interior" (Romanos 7:22; Efésios 3:16; 2 Coríntios 4:16) é usado pelo Apóstolo Paulo em suas epístolas para descrever o aspecto espiritual de uma pessoa. E, segundo meu entendimento esse “aspecto espiritual” tem uma forma substancial na qual reside a “imagem de Deus”.
NOTA: Aspecto: aparência exterior. maneira pela qual algo ou alguém se apresenta à vista; a aparência dessa coisa ou pessoa. O Aspecto tem relação com a forma (morpho). O termo grego para "forma" é "μορφή" (morphé). A transliteração para o alfabeto latino é "morphé".
Podemos ver Moisés e Elias desencarnados e seu aspecto, imagem, garantidos; de modo que puderam ser reconhecidos. Isso é relatado pelos 3 Evangelistas.
Mateus 17:3 (ARC)
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Lucas 9:30 (ARC)
E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram
Moisés e Elias,
Marcos 9:4 (ARC)
E apareceram-lhes Elias e Moisés e falavam com Jesus.
Lucas 9:33 (ARC)
E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
Definindo os termos
Semelhança: qualidade de semelhante. Parecença entre seres,
coisas ou ideias que têm elementos conformes.
Parecer: ter o aspecto de, a aparência de; assemelhar-se.
Semelhante: aproximado, aparentado, similar,
Imagem: tanto no grego quanto no hebraico o termo invoca a
ideia de algo que possa ser visto, percebido, algo cuja semelhança com outra
coisa é notável.
O termo grego para “imagem” em Hebreus 1:3 é “χαρακτήρ”
(transliterado como “charaktēr”). Este termo dá a ideia de um carimbo ou uma
gravação, uma gravura indelével.
Indelével: que não se pode apagar, eliminar. Que é durável, permanente; que não se pode destruir, suprimir ou fazer desaparecer totalmente. Isso se refere ao nosso “homem interior” porque o exterior morre, se corrompe, se desfaz, não é gravura indelével.
NOTA: No contexto de Hebreus 1:3, o termo é usado para descrever Jesus como a expressão exata do ser de Deus; tanto em termos de Imagem quanto de Semelhança.
Isso sugere que Jesus não é apenas semelhante a Deus, mas é
a representação exata de Deus, como um carimbo que reproduz exatamente a imagem
do objeto original. Portanto, “charaktēr” expressa a ideia de que Jesus é a
representação exata de Deus.
O termo hebraico para “imagem” em Gênesis 1:26 é “צֶלֶם” (transliterado como “Tselem”). Este termo é frequentemente usado para indicar uma representação.
No contexto de Gênesis 1: 26, “Tselem” é usado para descrever como o homem foi criado à imagem de Deus. Isso sugere que o homem foi criado para refletir e representar Deus. Portanto, “Tselem” expressa a ideia de que o homem é uma representação ou reflexo de Deus. (Representar = ser a imagem, a reprodução de).
Conclusão
Portanto, a "imagem" de Deus em nós é uma representação ou reflexo de Deus, uma imagem que é indelével e que reside no nosso "homem interior". É uma imagem que é renovada e fortalecida pelo Espírito de Deus, enfatizando a importância da vida espiritual e da renovação contínua na fé cristã. Assim, somos chamados a viver de acordo com essa imagem, refletindo e representando Deus em nossas vidas.