googlefc.controlledMessagingFunction Imagem e Semelhança Uma Reflexão sobre o Homem Interior

Imagem e Semelhança Uma Reflexão sobre o Homem Interior


Imagem e Semelhança

A dúvida de muitos é: onde está a “imagem de Deus em nós”?

A imagem de Deus em nós está no nosso “homem interior”, não no corpo físico, partindo do ponto que “Deus é Espírito”.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 (ARC).

O termo "homem interior" (Romanos 7:22; Efésios 3:16; 2 Coríntios 4:16) é usado pelo Apóstolo Paulo em suas epístolas para descrever o aspecto espiritual de uma pessoa. E, segundo meu entendimento esse “aspecto espiritual” tem uma forma substancial na qual reside a “imagem de Deus”. 

NOTA: Aspecto: aparência exterior. maneira pela qual algo ou alguém se apresenta à vista; a aparência dessa coisa ou pessoa. O Aspecto tem relação com a forma (morpho). O termo grego para "forma" é "μορφή" (morphé). A transliteração para o alfabeto latino é "morphé".

Podemos ver Moisés e Elias desencarnados e seu aspecto, imagem, garantidos; de modo que puderam ser reconhecidos. Isso é relatado pelos 3 Evangelistas.

Mateus 17:3 (ARC)

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

Lucas 9:30 (ARC)

E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,

Marcos 9:4 (ARC)

E apareceram-lhes Elias e Moisés e falavam com Jesus.

Lucas 9:33 (ARC)

E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias, não sabendo o que dizia. 

Definindo os termos

Semelhança: qualidade de semelhante. Parecença entre seres, coisas ou ideias que têm elementos conformes.

Parecer: ter o aspecto de, a aparência de; assemelhar-se.

Semelhante: aproximado, aparentado, similar,

 

Imagem: tanto no grego quanto no hebraico o termo invoca a ideia de algo que possa ser visto, percebido, algo cuja semelhança com outra coisa é notável.

O termo grego para “imagem” em Hebreus 1:3 é “χαρακτήρ” (transliterado como “charaktēr”). Este termo dá a ideia de um carimbo ou uma gravação, uma gravura indelével.

Indelével: que não se pode apagar, eliminar. Que é durável, permanente; que não se pode destruir, suprimir ou fazer desaparecer totalmente. Isso se refere ao nosso “homem interior” porque o exterior morre, se corrompe, se desfaz, não é gravura indelével. 

NOTA: No contexto de Hebreus 1:3, o termo é usado para descrever Jesus como a expressão exata do ser de Deus; tanto em termos de Imagem quanto de Semelhança. 

Isso sugere que Jesus não é apenas semelhante a Deus, mas é a representação exata de Deus, como um carimbo que reproduz exatamente a imagem do objeto original. Portanto, “charaktēr” expressa a ideia de que Jesus é a representação exata de Deus.

O termo hebraico para “imagem” em Gênesis 1:26 é “צֶלֶם” (transliterado como “Tselem”). Este termo é frequentemente usado para indicar uma representação.

No contexto de Gênesis 1: 26, “Tselem” é usado para descrever como o homem foi criado à imagem de Deus. Isso sugere que o homem foi criado para refletir e representar Deus. Portanto, “Tselem” expressa a ideia de que o homem é uma representação ou reflexo de Deus. (Representar = ser a imagem, a reprodução de). 

Conclusão

Portanto, a "imagem" de Deus em nós é uma representação ou reflexo de Deus, uma imagem que é indelével e que reside no nosso "homem interior". É uma imagem que é renovada e fortalecida pelo Espírito de Deus, enfatizando a importância da vida espiritual e da renovação contínua na fé cristã. Assim, somos chamados a viver de acordo com essa imagem, refletindo e representando Deus em nossas vidas.

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem