googlefc.controlledMessagingFunction O Dízimo: Da Antiga à Nova Aliança

O Dízimo: Da Antiga à Nova Aliança


O Dízimo na Antiga Aliança 

O dízimo, que significa "décima parte", era uma prática estabelecida na Antiga Aliança, especificamente entre os israelitas. Era uma ordenança para agradecer a Deus, reconhecendo sua soberania e que tudo que possuímos é dado por Ele.

A palavra hebraica para “dízimo” é מַעֲשֵׂר. A transliteração dessa palavra para o alfabeto latino é “Maaser” ou "Ma’aser". Esta palavra tem origem no termo hebraico “עשר” (Esser), que significa "dez". Portanto, “מַעֲשֵׂר” (Maaser) pode ser entendida como “a décima parte” ou "um décimo".

A palavra grega para "dízimo" é "δεκάτη". A transliteração dessa palavra para o alfabeto latino é "Dekate", que significa "um décimo". Portanto, "δεκάτη" (Dekate) pode ser entendida como "a décima parte" ou "um décimo".

Se quiser entender o que é transliteração assista esse vídeo:


Por que o Dízimo foi estabelecido? 

O dízimo foi estabelecido como uma forma de sustento para O Templo e seus servidores. O Templo, às vezes, precisava de obras de restauração e os dízimos cobriam as despesas. Além disso, era uma maneira de reconhecer que o sustento depende de Deus, não de nossa riqueza.

No profeta Malaquias encontramos uma das mais famosas referências bíblicas sobre o dízimo.

10Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. 11E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. (Malaquias 3, 10, 11). 

O Dízimo para os Judeus 

Para os judeus, o dízimo era uma ordenança e servia para agradecer a Deus. Era uma forma de reconhecer que seu sustento depende de Deus, não de sua riqueza. O dízimo também sustentava o templo, os sacerdotes, os levitas e os pobres. 

O Dízimo em Abraão e Jacó 

Abraão é o primeiro a ser mencionado na Bíblia dando o dízimo. Ele deu o dízimo ao sacerdote Melquisedeque como um ato de fé e gratidão. Jacó, por sua vez, fez um voto a Deus, prometendo dar o dízimo de tudo que Deus lhe desse durante sua jornada.

Veja o vídeo abaixo para entender a perspectiva do dízimo em relação a esses Patriarcas.

https://www.youtube.com/watch?v=Y4v6V2wTF_w 

O Dízimo em Relação aos Levitas 

Os levitas, que eram responsáveis pelos serviços religiosos e pelo funcionamento do templo (Beit Hámiquedash), eram sustentados pelo dízimo e outras ofertas voluntárias do povo de Israel. Parte do dízimo era usada para o sustento pessoal dos levitas e o restante era usado para manter o Templo e ajudar os necessitados. 

O Dízimo na Nova Aliança 

Na Nova Aliança, muitos acreditam que o dízimo chegou ao fim após o ministério terreno e a crucificação de Cristo. No entanto, a prática de contribuição voluntária persistiu, não mais como uma obrigação, mas como um ato de generosidade e apoio à obra da igreja. 

Referências Bíblicas 

O dízimo é mencionado em várias passagens bíblicas, incluindo Gênesis 14:20 (Abraão dando o dízimo a Melquisedeque),

Gênesis 28:20-22 (Jacó prometendo o dízimo a Deus),

Levítico 27:30-32 (a santidade do dízimo),

Números 18:21 (o dízimo dado aos levitas),

e Malaquias 3:10-12 (as bênçãos associadas ao dízimo).

 

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem