googlefc.controlledMessagingFunction Que é a verdade?

Que é a verdade?


Que é a verdade?

A frase de Pilatos “que é a verdade” é uma das mais famosas e enigmáticas da Bíblia. Ela foi proferida pelo Governador Romano da Judeia quando interrogou Jesus Cristo, que havia sido acusado pelos líderes religiosos judeus de se declarar rei dos judeus e de blasfemar contra Deus.

Pilatos perguntou a Jesus: “Tu és o rei dos judeus?” (João 18:33). Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36).

Pilatos então disse: “Logo, tu és rei?” (João 18:37). Jesus afirmou: “Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (João 18:37).

Foi então que Pilatos pronunciou a célebre frase: “Que é a verdade?” (João 18:38). Em grego “Tin estin aletheia?”


A pergunta de Pilatos

A pergunta de Pilatos revela o seu ceticismo e a sua indiferença diante da verdade. Ele não esperava uma resposta de Jesus, nem estava interessado em conhecer a sua mensagem. Ele apenas queria se livrar do problema político e religioso que lhe fora apresentado.

Ele não reconheceu em Jesus a encarnação da verdade divina, que veio ao mundo para salvar os pecadores. Ele preferiu se conformar com as conveniências e as aparências do seu tempo.

A palavra grega para “verdade” que é usada no texto bíblico é alētheia. Essa palavra significa literalmente “não-esquecimento”, ou seja, o que não está oculto, mas revelado. O termo hebraico אמת ’emeth tem o mesmo sentido significando verdade, certeza, credibilidade, estabilidade, constância, confiabilidade.


Que é a verdade?

A verdade, portanto, é o desvelamento da realidade, a correspondência entre o pensamento e o ser, a fidelidade ao que é. A verdade também implica em sinceridade, honestidade, integridade e retidão.

Para os cristãos, Jesus Cristo é a verdade personificada. Ele disse de si mesmo: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Ele veio ao mundo para revelar o amor de Deus e a sua vontade para os homens. Ele ensinou a verdade com autoridade e a confirmou com milagres.

Ele morreu na cruz e ressuscitou dos mortos para dar testemunho da verdade. Ele enviou o Espírito Santo para guiar os seus discípulos em toda a verdade. Ele prometeu voltar para estabelecer o seu reino de verdade e justiça.

Portanto, a pergunta de Pilatos “que é a verdade” continua sendo atual e relevante para todos nós. Ela nos desafia a buscar a verdade com sinceridade e humildade, reconhecendo em Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador.

Ela também nos convoca a viver a verdade com coerência e coragem, testemunhando o evangelho em meio a um mundo de mentiras e enganos.

 


Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem