googlefc.controlledMessagingFunction Jesus tinha irmãos de sangue, ou eram primos?

Jesus tinha irmãos de sangue, ou eram primos?

 


Jesus tinha irmãos de sangue, ou eram primos?

A Bíblia é clara ao dizer que Jesus teve irmãos e irmãs, e nós encontramos várias passagens sobre esse assunto no Novo Testamento. Os irmãos de Jesus; Tiago, José, Judas e Simão são mencionados em Marcos 6: 3.

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” (Marcos 6:3).

Aqui estão outras referências sobre os irmãos de Jesus: (Mateus 12: 46, 47; 13: 55, 56; Marcos 3: 31, 32; 6:3; Lucas 8: 19, 20; João 2: 12; 7: 3, 5, 10; Atos 1: 14; 1 Coríntios 9: 5).

Referências como estas sobre os irmãos de Jesus são suficientes para pôr fim às discussões sobre ser estes citados irmãos de sangue de Jesus ou somente irmãos de criação.

Há também a defesa por parte de alguns que dizem ser eles apenas filhos de José, e não de Maria?

Mas a maior defesa vem por aqueles que dizem ser os irmãos de Jesus, na realidade, seus primos ou discípulos.

E todo esse malabarismo com palavras vem por causa da questão da virgindade perpétua de Maria, defendida pela tradição católica.

Maria não teve relações sexuais com José após o nascimento de Jesus, afirma a Tradição, e muitos intérpretes defendem que esses irmãos de Jesus eram filhos só de José, e não de Maria.

Mas não há na Bíblia nenhuma referência de que José tinha filhos de outro casamento. 

Então, é preciso uma boa eisegese para defender esse argumento que não está no texto bíblico.

Existe também um debate sobre porque Jesus confiou Maria a João na hora de sua morte (João 19:26,27), e não a seus irmãos? Podemos cogitar a questão de que seus irmãos ainda não tinham verdadeira fé em Jesus. “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” (João 7: 5).

Sobre serem os irmãos de Jesus seus primos esse argumento se baseia no hebraico que dizem ter a mesma palavra para “irmão” e “primo”.

Mas como o Novo Testamento foi escrito em grego e nesse idioma existem palavras específicas para “irmão/adelpho”, e para “primo/anepsios”, uma boa exegese encerra a questão.

 

Os irmãos de Jesus eram seus discípulos?

A palavra grega adelphos pode significar um amigo unido não por sangue, mas por laços de afeição ou causa, como na guerra, por exemplo, ou ainda a união de pessoas pela mesma fé, algo parecido com o nosso tratamento aos “irmãos em Cristo”.

Mas nos textos em que adelphos aparece para os irmãos de Jesus, esses significados não são sustentados.

Bom, o fato é que Jesus teve irmãos de sangue, e Lucas disse que Ele era o filho primogênito de Maria. (Lucas 2: 7).

“E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2: 7).

 

 


Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem