googlefc.controlledMessagingFunction Avodá, Tehiláh e Latreia o que essas palavras têm em comum?

Avodá, Tehiláh e Latreia o que essas palavras têm em comum?

 


Adoração no contexto cristão e judaico

 A adoração é uma forma de expressar o reconhecimento, o amor e a reverência a Deus, tanto no judaísmo quanto no cristianismo.

No entanto, existem diferenças entre as duas religiões quanto ao conceito, ao objeto e ao modo de adoração.


etimologia 

Adoração é um termo cuja etimologia está no hebraico ʿAvodá עבודה significando trabalho, serviço, ritual, adoração.

Avodá significa ritual de adoração, hino de adoração. É o serviço, adoração rendida a Deus de acordo com os requerimentos da lei levítica.

Em grego é latreia, latria, significando adoração serviço ou ministério, é a adoração como serviço a Deus, uma ação de graças (rendida a Deus).


Adoração eficaz

O maior meio para uma adoração eficaz é bem significado pelo termo hebraico תהלה t ̂ehillah: louvor, cântico ou hino de louvor, adoração, ação de graças (rendida a Deus).

T ̂ehillah é o ato de louvor geral e público. Louvor (tributado a Deus pelas suas qualidades, atos ou atributos).

No latim, a palavra adoração é adoratio, que significa “para a boca”, indicando um gesto de tocar com a mão direita a pessoa ou o objeto sagrado, e cobrir a boca com a mão esquerda. Esse gesto simboliza o respeito e a submissão a Deus.

Todos esses termos em todos esses idiomas indicam que a adoração é um serviço prestado a Deus, não apenas com palavras, mas também com atos. A adoração envolve obedecer aos mandamentos de Deus, cumprir os rituais do templo ou do tabernáculo, oferecer sacrifícios e orações, e praticar a justiça e a misericórdia.

No grego, existem vários termos para adoração, como latreia, proskuneo, eusebeo, threskeia e sebomai. Esses termos significam “prestar um serviço sagrado”, “prostrar-se”, “venerar”, “forma de adoração” e “reverenciar”, respectivamente.

Esses termos indicam que a adoração é uma atitude do coração e da mente, que se manifesta em gestos de homenagem, louvor e gratidão a Deus.


No judaísmo

No judaísmo, o objeto da adoração é o único Deus verdadeiro, o Criador do céu e da terra, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Os judeus adoram a Deus seguindo a Torá (A Lei), Os Profetas e os Escritos Sagrados. Eles também celebram as festas religiosas, como o Pessach (a Páscoa), o Shavuot (o Pentecostes) e o Sukkot (a Festa dos Tabernáculos) como parte da sua adoração.


No cristianismo

No cristianismo, o objeto da adoração é a Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Os cristãos adoram a Deus seguindo o Antigo e o Novo Testamento, reconhecendo Jesus Cristo como o Messias prometido, o Filho de Deus encarnado, que morreu na cruz e ressuscitou dos mortos para salvar os pecadores.

 


Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem