googlefc.controlledMessagingFunction "Eu sou o que sou": O que essa frase revela?

"Eu sou o que sou": O que essa frase revela?


 

A frase "Eu sou o que sou" é uma das mais intrigantes e profundas declarações encontradas na Bíblia. Ela é a resposta de Deus a Moisés quando este pergunta pelo nome do Eterno. Esta frase, que aparece em Êxodo 3:14, é uma tradução da expressão hebraica "Ehyeh Asher Ehyeh".


Esta passagem bíblica revela a natureza eterna e imutável de Deus. Ele é quem Ele é - um ser supremo, eterno e imutável.

 

O Significado Hebraico

No original hebraico, "Ehyeh Asher Ehyeh" pode ser traduzido como "Eu Serei o que Serei", isso sugere que o entendimento de Deus está em constante movimento, modificando-se à medida que somos transformados pela palavra do Senhor.

 

A Relação com o Nome de Deus

A expressão "Eu sou o que sou" está intimamente ligada ao nome próprio de Deus, YAHWEH. YAHWEH é considerado o nome mais específico para o Deus da Bíblia.

Outros nomes são apresentados para qualificar os infindáveis atributos de Deus, mas YAHWEH parece guardar um significado mais profundo e enigmático sobre o Eterno Senhor.

YAHWEH é o Deus da Bíblia, que se revelou à humanidade através da Criação, através dos seus feitos milagrosos e dos princípios descritos na Escritura Sagrada.

Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (conhecido como Tetragrammaton), que Moisés teria revelado ao seu povo.

O Tetragrammaton יחוח, na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. As quatro letras do alfabeto hebraico que compõem este tetragrama (escritas da direita para a esquerda) são (yod), ה (he), ו (vav) e ה (he) י.

O tetragrama sagrado, que na pronúncia original era YAHWEH, é formado por 4 consoantes e significa: "EU SOU o QUE SOU" ou "EU SEREI o QUE SEREI".

 

Referências Bíblicas

YAHWEH é considerado o nome próprio de Deus. "Eu sou o que sou" é a designação mais específica para o Deus da Bíblia (Êxodo 3: 14-15). “E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.”

Outros nomes são apresentados para Deus, mas YAHWEH guarda um significado mais profundo e enigmático sobre o Eterno Senhor.

Na Bíblia, Deus é referido por vários nomes, cada um revelando diferentes aspectos de Sua natureza e caráter. Aqui estão alguns dos nomes de Deus encontrados na Bíblia e seus significados:

1. Yhwh-Shammah: O Senhor que está presente (Ezequiel 48:35).
2. El Shadai: Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1-22).
3. Yhwh-Raah: O Senhor é o meu pastor (Salmos 23:1).
4. Yhwh-Yireh: Deus proverá (Gênesis 22:14).
5. Yhwh-Tsidkenu: Deus justiça nossa (Jeremias 23:6).
6. Yhwh-Nissi: Senhor, minha bandeira (Êxodo 17:15).
7. El Elyon: o mais elevado, Forte dos fortes (Isaías 14:13).
8. El Olam: O Eterno Deus (Isaías 40:28).
9. El Roi: O Deus que vê (Gênesis 16:13).
10. Yhwh-Shalom: O Senhor da Paz (Juízes 6:24).
11. Yhwh-El Gmolan: O Deus que recompensa (Jeremias 51:56).

Estes são apenas alguns dos muitos nomes de Deus encontrados na Bíblia, cada um revelando um aspecto diferente de Sua natureza e caráter.

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem