googlefc.controlledMessagingFunction O Triângulo do Estoicismo

O Triângulo do Estoicismo

 



A Ordem Cósmica

O estoicismo tenta entender a ordem cósmica natural das coisas e procura viver de acordo com essa ordem.

Essa ordem possui três pilares:


A Physis/Física

No estoicismo, a Physis é vista como o fundamento do sistema filosófico. A Física foi imprescindível para o sistema filosófico estoico, permitindo a sua utilização na Antiguidade como fundamento de todo o pensamento do Pórtico. A Physis também se refere à realidade em movimento e transformação, a origem de todas as coisas, que se manifesta no Movimento.

A Phisis é a realidade, é tudo o que existe, é o Cosmos. Os estoicos acreditavam que o universo é governado por uma razão divina, o Logos. Eles viam o mundo como um organismo unificado e interconectado, onde tudo o que acontece é resultado da lógica divina. Dessa premissa surgem muitos conceitos filosóficos.


O Logos/Lógica

Os estoicos defendiam que toda a realidade era material, até mesmo a mente, e, argumentavam que somente a matéria pode se mover ou ser movida. Mas os estoicos faziam uma importante distinção entre força ativa e matéria passiva; a força ativa era o Logos, a razão divina, o governador do universo. O Logos é a principal base de todo o edifício argumentativo do estoicismo.

O Logos é a inteligência da realidade/Phisis. O estoicismo aceita duas realidades: o Macrocosmos e o Microcosmos. O Macrocosmos é a Phisis, é a realidade, enquanto o microcosmos sou eu você. E o Logos está presente nessas duas realidades, por isso eu sou capaz de entender o cosmos.

A Ética

A ética estoica é talvez a mais conhecida das suas doutrinas. A ética estoica é baseada na indiferença (ataraxia, em grego). Essa indiferença é em relação às coisas que não podemos mudar; a morte é um exemplo. Para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação das paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.

A filosofia estoica é entendida como um exercício e não como uma atividade meramente intelectual e nesse exercício o estoico se recusa a deixar-se levar por sentimentos e desejos supérfluos evitando que excessos sejam cometidos e coisas vãs sejam valorizadas.

O cerne da filosofia estoicista é o Logos e esta lógica fornece as ferramentas para entender esse mundo, enquanto a ética fornece um guia para como viver nesse mundo.

Os estoicos acreditavam que a virtude é o único bem e consiste em nos esforçarmos para viver de acordo com a natureza, com as leis universais, aceitando tudo o que acontece conosco com equilíbrio e imparcialidade.

Para o estoicista a ética é viver de acordo com as leis universais que regem o cosmos.

Esses três pilares estão interligados.

A física fornece a visão de mundo dos estoicos, a lógica fornece as ferramentas para entender esse mundo, e a ética fornece um guia para como viver nesse mundo. Vivendo conforme esses três pilares um estoico alcança a felicidade e um estado de vida plena.

 

 

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem