googlefc.controlledMessagingFunction Lição 02: Imagens Bíblicas da Igreja | 1° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

Lição 02: Imagens Bíblicas da Igreja | 1° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

PALAVRA CHAVE: IMAGEM

A) 3 Objetivos da Lição:

I) Listar as imagens que descrevem o relacionamento com Cristo;
II) Pontuar as imagens que descrevem a função da Igreja;
III) Explicar as imagens da Igreja como habitação de Deus.

A Lição apresenta 10 imagens que revelam certos aspectos da natureza da Igreja de Cristo. Nesta lição vamos abordá-las.

3 imagens de relacionamento com Cristo

1. A Noiva de Cristo;

2. a Esposa de Cristo;

3. o Rebanho de Deus;

3 imagens que descrevem a função da Igreja

4. Geração Eleita,

5. Sacerdócio Real,

6. Nação Santa

4 imagens da Igreja como habitação de Deus

7. Povo Adquirido;

8. Corpo de Cristo;

9. Santuário de Deus;

10. Casa de Deus.


TÓPICO I – IMAGENS QUE DESCREVEM RELACIONAMENTO

1- A Noiva de Cristo. A imagem da Igreja como a Noiva de Cristo é uma das mais belas das Escrituras.

2- A Bíblia usa tanto a figura da noiva como a da esposa para representar a Igreja. Primeiramente, a Igreja é descrita como uma “virgem pura” (2 Co 11.2).

Em (2 Co 11.2) aparece betulláh

Convém destacar que a palavra grega parthenos, traduzida em 2 Coríntios 11.2 como “virgem pura”, é usada em relação a uma donzela que ainda não contraiu núpcias.

É uma figura da Igreja como noiva trazendo uma ideia de castidade, pureza e fidelidade.

Em hebraico aparece בְּתוּלָה

Transliteração: betulah

Tradução: virgem, moça, solteira



Em grego é 

παρθενος parthenos


de origem desconhecida; TDNT - 5:826,786; n f

1) virgem

1a) virgem núbil, (pronto, preparado para casar, com idade de casar)

1b) mulher que nunca teve relação sexual com um homem

1c) filha núbil de alguém



05959 עלמה ̀almah

procedente de 5958; DITAT - 1630b; n f

1) virgem, mulher jovem

1a) em idade para casamento

1b) moça ou recém-casada



No original hebraico de Isaías 7:14, a palavra almah significa uma moça já em idade de ter filhos, mas que ainda não havia tido nenhum e que poderia ou não ser virgem.


A tradução grega, porém, traduziu almah por parthenos, que significa "virgem".

NOTA:
A Bíblia do Rei Jaime (King James Bible) traduz almah como "virgem"; a tradução revisada de 1952 alterou a tradução para "moça", e imediatamente se tornou o centro de uma intensa controvérsia.

3- A Esposa de Cristo.

Paulo retrata também a imagem da Igreja como esposa (Ef 5.25,26). Assim como é destacada a pureza da noiva, é também a da esposa.
Esse relacionamento de Cristo com a Igreja é fundamentado no amor – “Cristo amou a igreja” (Ef 5.25).


Não é como em um relacionamento frio, fundamentado apenas no dever, mas no amor que se entrega e se sacrifica. (agápe). 
Cristo cuida da Igreja e zela por ela porque a ama. Essa imagem de relacionamento amoroso entre Cristo e a sua Igreja deve ser o parâmetro relacionamento de todos os casais cristãos.

4- Rebanho de Deus.

Quando reuniu os presbíteros na cidade de Éfeso, o Apóstolo Paulo os exortou:

“28Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (At 20.28).

Aqui, a Igreja é retratada como um rebanho de Deus. É uma metáfora que ilustra a relação existente entre a ovelha e o pastor.

Paulo deixa claro que esse rebanho custou um alto preço, o sangue de Jesus Cristo.

Tendo em mente essa imagem, o Apóstolo Pedro também põe isso em evidência (1 Pe 5.2,3).

“2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 3 nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”

As palavras de Pedro devem servir de parâmetro para todo pastor que cuida do rebanho de Deus. Na verdade, ele mostra o que o pastor não pode fazer no seu trato com a igreja, pois ele deve ser um modelo para o Rebanho de Deus.

SINOPSE I

Imagens como a Noiva de Cristo, a Esposa de Cristo e o Rebanho de Deus descrevem o relacionamento da Igreja com Cristo.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

0 RELACIONAMENTO SANTIFICADOR DA IGREJA

O povo de Deus é chamado ‘eleito’ no Novo Testamento porque Deus tem ‘escolhido’ a Igreja para fazer a sua obra nesta era, por meio do Espírito Santo, que está ativamente operante a santificar os crentes e conformá-los à imagem de Cristo (Rm 8.28,29).

Mais de cem vezes o povo de Deus é chamado de ‘santos’ (gr. Hagioi/ agíon) de Deus, no Novo Testamento.

Não se entenda as pessoas assim designadas como de condição espiritual superior, nem seu comportamento perfeito ou ‘santo’.

(As muitas referências à Igreja em Corinto como ‘santos de Deus’ devem servir de indício suficiente desse fato.)

TÓPICO II – IMAGENS QUE DESCREVEM FUNÇÃO

1- Geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido.

Assim como havia um povo de Deus debaixo do Antigo Pacto (Êx 19-5,6; Is 43.3), da mesma forma Deus possui um povo debaixo do Novo Pacto (1 Pe 2.9).

(a) Geração eleita. A palavra grega genos (Yenniá), traduzida aqui como “geração” também possui o sentido de “raça”. O Novo Testamento mostra que, em Cristo, tanto judeus quanto gentios fazem parte de uma só geração ou raça por causa do que eles têm em comum. Não há distinção de raça, cor, sexo ou status social. Em Cristo todos formam a geração eleita.

(b) Sacerdócio real. Em sua Primeira Carta o Apóstolo Pedro descreve os crentes que formam a Igreja de Cristo como os que exercem um sacerdócio real (1 Pe 2.9).

Essa imagem vem do antigo sistema sacerdotal levítico. Na Antiga Aliança, Deus escolheu uma família, a de Arão, para oficiar como sacerdotes, da mesma forma Ele fez na Nova Aliança. Na Nova Aliança todo cristão é um sacerdote. Agora todo cristão tem o privilégio de “queimar o incenso”, isto é, de exercer um ministério de oração e intercessão diante de Deus (SI 141.2).

(c) Nação santa e um povo adquirido (1 Pe 2.9). Ambos os termos vêm adjetivados, mostrando o que essa nação e esse povo eram, representavam e deveriam ser. Não era uma nação ou um povo qualquer. Era uma nação santa e um povo adquirido para Deus. Essa é uma figura muito forte para retratar uma Igreja consagrada a Cristo. inteiramente

2- Corpo de Cristo. Essa é uma das imagens mais fortes e frequentes no Novo Testamento para retratar a Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo! Mais do que uma organização, a Igreja é um organismo. Um organismo vivo!

A analogia da Igreja como um corpo é muito significativa.

Primeiramente, porque retrata a harmonia e unidade que há no corpo. No corpo humano tudo está em seu devido lugar (1 Co 12.12). Todos os membros cooperam para o bom funcionamento do corpo (1 Co 12.21,22,25).

Logo, nenhum membro faz menos parte do corpo que os demais: todos são necessários. A variedade de órgãos, membros e funções constitui a essência da vida física. Nenhum órgão pode estabelecer um monopólio no corpo, assumindo as funções dos outros. Um corpo constituído por um só órgão seria monstruosidade uma monstruosidade.

AUXÍLIO TEOLÓGICO - O CARÁTER COOPERADOR DO CORPO DE CRISTO
Os escritos de Paulo enfatizam a verdadeira união, que é essencial na Igreja. Por exemplo: ‘O corpo é um e tem muitos membros… assim é Cristo também’ (1 Co 12.12). Da mesma forma que o corpo de Cristo tem o propósito de funcionar eficazmente como uma só unidade, também os dons do Espírito Santo são dados para equipar o corpo ‘pelo Espírito Santo… o mesmo Senhor… O mesmo Deus que opera tudo em todos… para o que for útil’ (1 Co 12.4-7).

Por esta razão, os membros do corpo de Cristo devem agir com grande cautela “para que não haja divisão/ cisma [gr. schisma] no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros’ (1 Co 12.25; cf. Rm 12.5).

Os cristãos podem ter essa união e mútua solicitude porque foram todos ‘batizados em um Espírito, formando um corpo’ (1 Co 12.13).

A presença do Espírito Santo, habitando em cada membro do corpo de Cristo, permite a manifestação legítima dessa união” (HORTON, Stanley.

Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.544-45).

TÓPICO III – IMAGENS QUE DESCREVEM HABITAÇÃO

SINOPSE III

Imagens como o Santuário de Deus e Casa de Deus descrevem a Igreja como a habitação de Deus.

Nota:

Pertencemos a deus de 3 formas

1. Por Criação

2. Por redenção

3. Por Habitação


2- Santuário de Deus. Muito embora seja comum identificar a Igreja a partir de sua estrutura arquitetônica, não é isso que a Bíblia identifica como sendo uma Igreja. Ela é o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). A Igreja é retratada como sendo um santuário, a habitação de Deus. Individualmente, cada crente é um templo do Espírito Santo (1 Co 6.19). Mas na sua forma corporativa, a Igreja é retratada como sendo o santuário de Deus (1 Co 3.16,17). Isso também significa que Deus habita a Igreja. Ela é seu templo. Nesse aspecto, o apóstolo Paulo alerta sobre o perigo que há em se profanar o santuário de Deus (1 Co 3.17).

3- Casa de Deus. A Igreja é descrita como sendo a “Casa de Deus” (1 Tm 3.15). Esse conceito da Igreja, como sendo a Casa de Deus, é derivado do Antigo Testamento em que o povo de Deus é retratado como a casa ou família de Deus. A nação de Israel floresceu a partir da família de Jacó. Isso nos faz ver a importância da igreja como uma instituição social. Na base da sociedade está a família. Uma igreja forte é formada por famílias igualmente fortes. O inverso também é verdade: famílias fracas tornam-se igrejas fracas. Por trás de muitos problemas sociais está a desestruturação familiar. A recomendação de Paulo em 1 Timóteo revela que a Igreja se orienta por um padrão moral que deve nortear o comportamento na sociedade.

4- O privilégio de ser Igreja. À luz do que estudamos nesta lição, podemos fazer algumas considerações. Primeira, a Igreja de Cristo é uma instituição formada por salvos que se relacionam com Deus e, por isso, eles fazem parte de seu rebanho. Segunda, a Igreja de Cristo é uma instituição formada de salvos que exercem uma função sacerdotal diante de Deus perante o mundo. E, finalmente, a Igreja de Cristo é uma instituição em que Deus habita e vive. É um privilégio fazer parte da Igreja de Cristo!

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos através de imagens bíblicas o que a Igreja é e que importância ela tem. São figuras que nos ajudam a compreender a Igreja tanto em seu aspecto institucional como funcional. Assim, essas imagens ajudam o crente a descobrir qual o seu lugar na Igreja, o Corpo de Cristo. Dessa forma, ele pode cooperar melhor para o perfeito funcionamento da igreja local.
Aplicação: Cada crente que passou pela experiência de salvação, isto é, foi regenerado, justificado e santificado, faz parte da Igreja de Cristo.
Nesse sentido, cada crente exerce uma função sacerdotal diante de Deus e diante do mundo.














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