googlefc.controlledMessagingFunction A Onisciência Divina: Entendendo o Conhecimento Simultâneo de Deus

A Onisciência Divina: Entendendo o Conhecimento Simultâneo de Deus

 

O Conhecimento Simultâneo de Deus

Este artigo explora essa ideia, a etimologia da palavra “conhecimento” e fornece bases bíblicas para essa compreensão.

Introdução

O conceito de que Deus possui um conhecimento simultâneo e não sucessivo das coisas é uma ideia central em muitas tradições teológicas. Isso significa que Deus conhece todas as coisas de uma vez, em sua totalidade, sem a necessidade de um processo sequencial.

Limitações da Razão Humana: Filósofos como Immanuel Kant argumentam que a mente humana é incapaz de compreender plenamente a natureza de um ser onisciente e eterno. Portanto, qualquer tentativa de descrever o conhecimento de Deus está limitada pela nossa própria capacidade cognitiva.

Etimologia da Palavra “Conhecimento”

A palavra “conhecimento” tem suas raízes no latim “cognoscere”, que significa “conhecer” ou “saber”. 

Este termo latino é composto por “com”, que significa “junto”, e “gnoscere”, que significa "obter conhecimento". A origem da palavra também está ligada à raiz indo-europeia “gn-”, que gerou, em grego, “gnosis”, significando "conhecimento".

O Conhecimento Simultâneo de Deus

O conhecimento de Deus é frequentemente descrito como onisciente, ou seja, Deus sabe tudo. No entanto, a onisciência divina vai além do simples saber todas as coisas; ela implica em um conhecimento simultâneo e completo.

Deus não aprende ou descobre coisas ao longo do tempo, como os humanos. Em vez disso, Ele conhece todas as coisas de uma vez, em sua totalidade.

Essa visão destaca a diferença entre o conhecimento humano, que é limitado e adquirido de forma fragmentada ao longo do tempo, e o conhecimento divino, que é completo e instantâneo. Deus vê o passado, o presente e o futuro como um eterno “agora”.

Eternidade: O conhecimento de Deus é eterno. Ele não está limitado pelo tempo e, portanto, conhece o passado, o presente e o futuro simultaneamente.

O conceito de “conhecimento simultâneo de Deus” refere-se à ideia de que Deus possui um conhecimento perfeito e imediato de todas as coisas, passadas, presentes e futuras, em um único ato eterno. Isso significa que Deus não aprende ou descobre coisas ao longo do tempo, como os seres humanos, mas conhece tudo de uma vez só, sem a necessidade de um processo temporal.

Algumas das principais críticas ao conceito do conhecimento simultâneo de Deus.

Problema do Mal: Alguns críticos argumentam que se Deus tem mesmo um conhecimento simultâneo, se conhece todos os eventos futuros, incluindo os atos malignos, e ainda assim permite que eles aconteçam, isso levanta questões sobre a bondade e a justiça divina. (Livre Arbítrio).

Liberdade Humana: Outra crítica comum é que o conhecimento simultâneo de Deus pode parecer incompatível com o livre-arbítrio humano. Se Deus já conhece todas as nossas ações futuras, parece que não temos a verdadeira liberdade para agir de maneira diferente.

Limitações da Razão Humana: Filósofos como Immanuel Kant argumentam que a mente humana é incapaz de compreender plenamente a natureza de um ser onisciente e eterno. Portanto, qualquer tentativa de descrever o conhecimento de Deus está limitada pela nossa própria capacidade cognitiva.

Paradoxo Temporal: Alguns críticos apontam que o conceito de conhecimento simultâneo de Deus cria paradoxos temporais. Se Deus conhece o futuro de maneira atemporal, isso desafia nossa compreensão linear do tempo e pode parecer incoerente.

Essas críticas não invalidam necessariamente o conceito, mas mostram que ele é complexo e suscita debates filosóficos e teológicos profundos.

Conclusão

O conhecimento simultâneo de Deus é um conceito profundo que destaca a diferença entre o conhecimento humano e o divino. Enquanto os humanos aprendem e descobrem ao longo do tempo, Deus conhece todas as coisas de uma vez, em sua totalidade.

Base Bíblica

A Bíblia oferece várias passagens que apoiam a ideia do conhecimento simultâneo de Deus:

Salmo 139:1-4 (Almeida Revista e Corrigida (ARC):

"SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces".

Isaías 46:9-10 (Almeida Revista e Corrigida (ARC):

"Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade".

Hebreus 4:13 (Almeida Revista e Corrigida (ARC):

"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar"

Essas passagens ilustram que Deus possui um conhecimento completo e imediato de todas as coisas, sem a necessidade de um processo sequencial.

 


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