TEXTO ÁUREO
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da
comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela
fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 20.28-31; 1 Pedro 3.15,16; 2 Pedro 2.1-3
Atos
20.28-31 (Cuidado com a Igreja contra os lobos)
28 Olhai, pois, por vós, e por todo o
rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
apascentardes a igreja de Deus,
que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 Porque eu sei isto que, depois da
minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao
rebanho;
30 E que de entre vós mesmos se
levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os
discípulos após si.
1
Pedro 3.15,16 (Preparados
para uma boa apologética)
15 Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com
mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1
Pedro 3.15)
16 Tendo uma boa consciência, para que,
naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos
os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo.
2
Pedro 2.1-3 Revelando os falsos profetas
1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também
falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e
negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho
da verdade.
3 E por avareza farão de vós negócio
com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia
a sentença, e a sua perdição não dormita.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Identificar as ameaças hereges que assolam a Igreja de Cristo
nos últimos dias;
II) Apresentar o conceito de
Apologética Cristã;
III) Definir o que são as
heresias.
INTRODUÇÃO
Heresias são crenças e práticas contrárias ao
pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina cristã, confrontam o
Cristianismo Histórico e criam um problema para as igrejas e as famílias. As
heresias da atualidade são as mesmas da antiguidade, mas com uma roupagem nova,
que foram rejeitadas pelos apóstolos e primeiros cristãos, pois “nada há novo
debaixo do sol” (Ec 1.9). Nesse trimestre temos por objetivo mostrar o
referencial doutrinário da fé cristã, levando-o (a) a reconhecer de longe as
heresias. Esta primeira lição é um estudo sobre o problema das heresias nas
igrejas e a nossa responsabilidade na defesa da fé.
Palavra-Chave: Heresia - A palavra vem do grego αἵρεσις
(héressis), que originalmente
significava "escolha" ou "opção". No contexto religioso,
passou a significar uma escolha ou opinião que se desvia da doutrina ortodoxa
aceita.
Ortodoxia se refere a crenças, doutrinas ou práticas consideradas
corretas ou tradicionais por uma determinada religião ou sistema de crenças.
Em sua etimologia do grego a
palavra ὀρθοδοξία
(orthodoxia), é composta
por:
·
ὀρθός (orthos):
Significa "correto" ou "reto".
·
δόξα (doxa):
Significa "opinião" ou "doutrina".
Portanto, ortodoxia literalmente significa "opinião
correta" ou "doutrina correta".
I- AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
1- Os cuidados pastorais (At 10.28). Os “anciãos” mencionados no versículo 17 são chamados
de bispos nessa passagem e, ao dizer que eles foram constituídos pelo Espírito
Santo para “apascentardes a igreja de Deus”, mostra que eles são pastores. A
função primordial do pastor é alimentar, guiar e proteger o rebanho (Lc
15.4-6). O Novo Testamento emprega essa metáfora ao tratar o relacionamento
entre pastor e rebanho na igreja. A exortação apostólica aos líderes da igreja
visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do
Evangelho. Esse cuidado aparece nos ensinos de Jesus (Mt 7.15-20).
2- “Depois da minha partida” (v.29). Essa expressão é uma palavra profética, pois o apóstolo não
está apenas se referindo à sua morte, mas no no futuro ao avanço dos hereges no
seio da igreja depois do período apostólico.
Paulo usa uma linguagem
metafórica para identificar os falsos doutrinadores, “lobos cruéis” ou “lobos
vorazes” (v. 29 – Nova Almeida Atualizada – NAA).
O apóstolo Pedro, depois de ensinar que o Espírito Santo inspirou os profetas do Antigo Testamento (2 Pe 1.19-21), mostrou que a presença do verdadeiro
ensino nem sempre é suficiente para impedir a manifestação do falso. Tanto que,
ao falar a respeito dos profetas legítimos dentre os hebreus, ressaltou que
também havia entre o povo falsos profetas, como haveriam de surgir com o tempo,
no meio da Igreja, falsos mestres (2 Pe 2.1). Na verdade, eles já estavam
presentes no período apostólico (Gl 1.7; Cl 2.8; Jd 4).
3- A origem dos falsos mestres (v.30). Dois pontos surpreendentes, nessa parte do discurso,
nos chamam a atenção; primeiro, os lobos vorazes surgem de dentro da própria
igreja “dentre vós mesmos” e, segundo “se levantarão homens que falarão coisas
perversas, para atraírem os discípulos após si”. Os discípulos deles ainda
estão por aí. Entre eles estão os que se posicionam acima das Escrituras, os
quais, sem o menor pudor espiritual, usam as redes sociais para “corrigir” a
Bíblia e discordar abertamente dos profetas e dos apóstolos bíblicos. Tais
pessoas consideram seus discursos modernos e a mensagem da Bíblia, desatualizada, em razão disso oferecem um novo evangelho (2 Co
11.13-15). Em face disso, vemos a importância de estudar um campo da Teologia
denominado de apologética para orientar os crentes dos nossos dias.
SINOPSE I
Os lobos vorazes surgem de dentro do povo de Deus. Por isso, a Apologética é tão necessária.
II- O QUE É APOLOGÉTICA?
1- Definição (1 Pe 3.15). Apologética Cristã é a defesa
lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias. O termo vem do
substantivo grego apologia, que literalmente significa “defesa, resposta”. A palavra "apologética"
deriva do grego ἀπολογία (apologia),
que significa "defesa" ou "discurso em defesa de algo". No
contexto clássico, referia-se a uma defesa formal, como a apresentada em um
tribunal.
O termo grego traduzido por “responder”, em “preparados para responder
com mansidão” em 1 Pedro 3.15 é apologia, numa tradução literal é “… sempre
preparados para [uma] defesa”.
15 Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para RESPONDER com
mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
(1 Pedro 3.15).
A versão bíblica chamada de Nova Versão Transformadora (NVT) emprega o
verbo “explicar”, assim: “sempre preparados para explicá-la”. A Apologética mostra que o cristianismo é racional, e que os dados
da revelação podem ser explicados de maneira metódica e sistemática, portanto,
aceitável. Jesus disse que devemos amar a Deus de todo o nosso coração […] e de
todo o nosso entendimento (Mc 12.30). Isso ensina que devemos amar a Deus por
completo, com o corpo, as emoções e o intelecto.
2- A que defesa Pedro se refere? (v.16). Há quem argumente que essa defesa seja uma resposta a
uma acusação, visto que essa mesma palavra, apologia, aparece, nesse sentido no
Novo Testamento, como defesa de uma acusação tanto formal (At 22.1; 25.16) como
informal (1 Co 9.3; 2 Co 7.11; Fp 1.7,16). O versículo 16 fala do bom testemunho cristão que serve para
provar a inconsistência das acusações contra os crentes. Mas não parece ser
esse o caso, porque a defesa, resposta ou explicação nessa passagem é sobre a
razão da fé dos cristãos, e isso diz respeito à doutrina cristã. Ainda que
Pedro esteja se referindo à resposta a uma acusação formal num ambiente hostil,
não deixa de ser uma oportunidade para a defesa da fé cristã, como aconteceu
com o apóstolo Paulo diante de Festo (At 26.24,25) e de Agripa, na mesma
audiência (At 26.27-29).
3- Por que devemos combater as heresias? (3.16).
a) Para defesa própria (1 Tm 4.16):
Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber
a forma de refutá-los biblicamente;
b) Para ajudar os outros na compreensão
da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé
cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas
pessoas sinceras que buscam servir a Deus e precisam conhecer a sua Palavra (Tt
1.9). Esse debate sobre as crenças deve ocorrer de maneira respeitosa e com
argumentos e fundamentação bíblica, respondendo às objeções contra a fé cristã.
O êxito dessa luta é garantido quando se está nos domínios do Espírito Santo
(Jo 16.13).
SINOPSE II
O cristão é chamado a responder de maneira respeitosa às objeções
contra a fé cristã.
III- O QUE SÃO HERESIAS?
1- Seitas e heresias. A palavra αἵρεσις (hairesis) no Novo Testamento grego é traduzida como “seita”
(At 5.17; 15.5; 24.5; 28.22) e “heresias” (1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1). É
verdade que o Cristianismo foi também chamado de “seita”, mas por não cristãos,
pessoas que não conheciam as verdades do Evangelho de Cristo e se opunham a Ele
(At 24.5,14; 28.22). A palavra “seita” é
usada para designar as religiões heterodoxas.
“Seita” é um termo já desgastado,
trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo, por isso devemos saber quando
aplicá-lo.
Heterodoxo é um termo utilizado para descrever crenças, opiniões ou práticas que
se desviam das doutrinas ou normas aceitas por uma determinada comunidade ou
instituição, especialmente em contextos religiosos. A palavra "heterodoxo" vem do grego
ἕτερος (heteros), que significa "diferente"
ou "outro", e δόξα
(doxa), que significa "opinião"
ou "doutrina". Assim, heterodoxo
literalmente significa "ter uma opinião diferente".
2- Αἵρεσις (Hairesis) no Novo Testamento. Esse vocábulo aparece com o sentido de “partido,
espírito sectário” e nem sempre representa uma ruptura com o sistema
convencional de determinada comunidade. Os saduceus e os fariseus eram seitas
que formavam facções dentro do próprio judaísmo (At 5.17; 26.5), e a versão
bíblica NAA, (Nova Almeida Atualizada), publicada pela Sociedade Bíblica do
Brasil (SBB) em 2017 traduz por “partido”.
Paulo adverte para que não haja no seio da igreja essas divisões (hairesis) e
condena as inovações doutrinárias que causam divisão ou dissensão (1 Co 11.19;
Gl 5.20).
3- Heresias de perdição (2 Pe 2.1). É nessa passagem que αἵρεσις (hairesis) tem
o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, que nós conhecemos
hoje no campo teológico.
As heresias distorcem os pontos principais da doutrina cristã no que
diz respeito a Deus: Trindade, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ser
humano: natureza, pecado, salvação, origem e destino eterno; aos anjos; à
igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à
Divindade e interfere na salvação (v.1b), pois não existe salvação sem Jesus
(Jo 14.6; At 4.12).
SINOPSE III
O apóstolo Paulo adverte acerca das divisões no seio da igreja e
condena as inovações doutrinárias que causam dissensões.
CONCLUSÃO
Os apóstolos responderam aos opositores da fé cristã e lançaram a base
da nossa teologia. Todos os escritos do Novo Testamento mostram essa luta
acirrada contra as falsas doutrinas. É, pois, tarefa da igreja atual “batalhar
pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). Finalizamos com a seguinte
pergunta para reflexão: Estamos afazer pela verdade o que esses agentes da
heresia fazem pela mentira?
VERDADE PRÁTICA
Heresias são crenças
e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais
da doutrina bíblica.