TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as
nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn
1.1 Os primeiros vislumbres da Trindade
Terça – Is 63.8-10 Javé, o
Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três
pessoas
Quarta – 1 Co 12.4-6 O Deus
Triúno presente na distribuição dos dons espirituais
Quinta – 2 Co 13.13 A
Santíssima Trindade presente na bênção apostólica
Sexta – Ef 4.4-6 Três
pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é Espírito Santo
Sábado – 1 Pe 1.2 A Trindade
atua na obra da salvação
Hinos Sugeridos: 185, 307,
553 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Mateus 3.15-17; 28.19,20
Mateus 3
15- Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos
convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
16- E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os
céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17- E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me
comprazo.
19- Portanto, ide, ensinai todas
as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20- ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que
eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Objetivos da Lição:
I) Demonstrar como a Bíblia
apresenta a Trindade;
II) Indicar as principais
heresias sobre a doutrina da Trindade;
III) Explicar os perigos do
Unicismo na atualidade.
INTRODUÇÃO
O Novo Testamento mostra
que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem
precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja
mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A
Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer
essa terminologia, a “Trindade”, os cristãos do período apostólico reconheciam
essa verdade.
Palavra-Chave: Trindade
I- COMO A BÍBLIA
APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE
1- A Trindade e o
monoteísmo judaico-cristão. As Escrituras ensinam que
o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Dt 6.4; 2 Rs 19.15; Ne
9.6; Sl 83.18; 86.10), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29 32).
a) Cada uma das três pessoas é chamada
“Deus”. A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só,
ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O
nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Cl
2.9) e ao Espírito Santo (At 5.3-4).
b) Cada uma das três pessoas é chamada “Senhor”. Isso também ocorre
com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh/Adonai), “Senhor”,
pois aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1),
ao Filho (Is 40.3; Mt 3.3),
e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3).
No entanto, aplica-se à Trindade
(Dt 6.4; Sl 83.18).
c) O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. “Ouve, Israel, o
Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Essa é a confissão de fé no
Judaísmo. A palavra hebraica ‘echad,
traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para
afirmar que marido e mulher são
ambos “uma só carne” (Gn 2.24).
O termo ‘echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão
não contradiz a Trindade.
NOTA SHEMÁ
O Shemá é uma
declaração de fé central no judaísmo, recitada diariamente pelos judeus
devotos. Ela afirma
a unicidade de Deus e é composta por três passagens da Torá. Mas na prática
pode ser entendida como uma unidade composta.
A defesa pode ser feita usando Gênesis 2: 4 onde o termo hebraico “echad” aparece para significar o “homem e a mulher” como uma unidade.
A
citação do Shemá é encontrada em Deuteronômio 6:4-9. A oração completa inclui
também trechos de Deuteronômio 11:13-21 e Números 15:37-41.
Aqui
estão as referências específicas:
A frase inicial do
Shemá em português é:
"Ouve, Israel,
o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um."
Em hebraico: שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְיָ אֱלֹהֵינוּ
יְיָ אֶחָד
Transliterado: Shema
Yisrael, Adonai Eloheinu, Adonai Echad
O Shemá é um pilar
da fé judaica e é recitado em muitas ocasiões, incluindo durante as orações
matinais e noturnas.
Se tiver mais dúvidas ou quiser aprender mais sobre o judaísmo, sinta-se à
vontade para perguntar!
Deuteronômio 6:4-9:
"Ouve, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor,
teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas
forças..."
Deuteronômio 11:13-21:
"Se obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, de amar o
Senhor, o seu Deus, e de servi-lo de todo o seu coração e de toda a sua
alma..."
Números 15:37-41: "O Senhor disse a Moisés: Fala aos israelitas e diga-lhes que no futuro façam um franjas nas bordas das suas roupas, nas gerações futuras, e ponham um cordão azul em cada franja..."
Gênesis 2: 4 onde o termo hebraico “echad”
aparece para significar o “homem e a mulher” como uma unidade pode ser usado
para defender a ideia de uma unidade composta.
Gênesis
2:24 na versão Almeida Revista e Corrigida (ARC:
Português (ARC): "Portanto, deixará o homem o seu
pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
Hebraico: עַל-כֵּן יַעֲזָב-אִישׁ אֶת-אָבִיו
וְאֶת-אִמּוֹ, וְדָבַק בְּאִשְׁתּוֹ; וְהָיוּ לְבָשָׂר אֶחָד.
Transliteração: "Al ken ya'azov ish et aviv
v'et imo vedavak b'ishto vehayu lebasar echad."
A frase "וְהָיוּ לְבָשָׂר אֶחָד"/“vehayu lebasar echad” pode ser traduzida como "e serão uma só carne"
Gênesis 1:26 também pode ser usado para defender a ideia de uma unidade composta.
"E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre
toda a terra, e sobre todo réptil que
se move sobre a terra."
A expressão "façamos o homem" no plural tem sido objeto de
muitas discussões e interpretações teológicas.
- Plural
majestático (ou plural de majestade): O plural majestático é uma forma de linguagem onde uma
pessoa importante, como um rei ou rainha, se refere a si mesma no plural
("nós" em vez de "eu") para mostrar sua grandeza e
autoridade. Por exemplo, um rei poderia dizer "nós decidimos" ao
invés de "eu decidi". É uma maneira de expressar poder e
dignidade.
Pode ser o caso de Gênesis 1:26, onde Deus está usando o plural
majestático para enfatizar sua soberania e majestade. Embora não haja
consenso absoluto entre os estudiosos se "façamos" em Gênesis
1:26 é um exemplo de plural majestático, mas essa é uma das interpretações
possíveis.
- Plural de
deliberação:
Outra interpretação é que Deus está falando consigo mesmo em uma forma de
deliberação, como um conselho interno (Trindade). Isso poderia refletir a
complexidade e a profundidade do pensamento divino.
- Conselho
Divino:
outra possibilidade é a de que Deus está falando com um conselho
celestial, que inclui seres espirituais como anjos, além das três pessoas
divinas.
- Trindade: Dentro da teologia
cristã, uma explicação comum é que o uso do plural reflete a natureza
trina de Deus, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo. Assim,
"façamos" indica a participação de todas as três pessoas da
Trindade na criação do homem.
Eu excluiria, no entanto, os anjos porque, na
tradição judaica, os anjos não são vistos como co-criadores, mas como servos de
Deus.
2- Evidência no Antigo
Testamento. Essa doutrina está implícita
desde o Antigo Testamento,
pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E
disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn
1.26); “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “e o
Senhor disse: … Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não
entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14,
o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.
3- Revelada no Novo
Testamento. A Trindade bíblica pregada pelos cristãos, consiste
em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.
a) A Trindade em si mesma. A
base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a
começar pela Grande Comissão (Mt
28.19), na distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6), na bênção
apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2 Co 13.13), na unidade da
igreja (Ef 4.4-6), na obra da salvação (1 Pe 1.2). Além das inúmeras passagens
tripartivas que revelam a Trindade (Fp 3.3).
A
Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só
Divindade, iguais em poder, glória, majestade, atributos e eternidade, sendo da
mesma substância, porém distintas.
NOTA:
A TRINDADE DOS CREDOS
Na TRINDADE a natureza é que é única; as pessoas, porém, são três. Na
natureza divina temos 3 pessoas, na natureza humana temos 8 bilhões de pessoas.
Há pelo menos 7 naturezas conhecidas: divina, angelical,
demoníaca, humana, animal, vegetal, microbiana.
Natureza
é essência de algo ou de alguém, no caso de Deus se refere às suas características
e qualidades próprias.
- Eternidade: Deus não tem começo
nem fim, existindo fora do tempo.
- Onipotência: Deus possui todo o
poder e é capaz de fazer qualquer coisa.
- Onisciência: Deus sabe tudo o que
já aconteceu, está acontecendo e acontecerá.
- Onipresença: Deus está presente
em todos os lugares ao mesmo tempo.
- Imutabilidade: Deus é imutável e
não muda ao longo do tempo.
- Perfeição: Deus é perfeito em
todos os aspectos e atributos.
- Amor e Justiça: Deus é
perfeitamente amoroso e justo em todas as Suas ações.
No planeta Terra, além da natureza humana, encontramos outras 6 naturezas conhecidas
Natureza Humana:
inclui 8 bilhões de pessoas
Natureza Animal:
Inclui todos os animais, desde os menores insetos até os maiores mamíferos. Os
animais possuem características físicas, comportamentais e biológicas que os
distinguem dos seres humanos e das plantas.
Natureza Vegetal:
Inclui todas as plantas, desde pequenas ervas até grandes árvores. As plantas
são organismos autótrofos, o que significa que produzem seu próprio alimento
através da fotossíntese.
Natureza Microbiana:
Inclui microorganismos como bactérias, fungos, protozoários e vírus. Esses
seres microscópicos desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, incluindo a
decomposição de matéria orgânica e a fixação de nutrientes no solo.
Para além do nosso plano temos as naturezas divina,
angelical e demoníaca.
Natureza divina: inclui
apenas três pessoas: Pai, filho e Espírito Santo
Natureza Angelical:
inclui todas as classes de anjos
Natureza Demoníaca: inclui os demônios e o próprio Satanás
SINOPSE I
Embora o termo “Trindade” não
esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são demonstrados por toda a
Bíblia.
II- AS HERESIAS
CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
São duas as principais
heresias contra a Trindade: o Unicismo e
o Unitarismo. Ambas são contrárias à Bíblia, condenadas pelas igrejas antigas e
rejeitadas pelos principais ramos do Cristianismo. Nesta lição, trataremos do
Unicismo.
1- O Unicismo. Esse
movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo,
modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas representantes
desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio. O Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho nem do Espírito Santo, mas
nega a Trindade, pois confundem as pessoas. A
heresia consiste em negar a Trindade e ensinar que o Pai, o Filho e o Espírito
Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade. A
Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus
eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17; 1 Pe 1.2). É
como afirma o nosso Cremos em nossa Declaração de Fé.
NOTA:
Unicismo: O Unicismo,
também conhecido como o ensino do nome de Jesus ou Pentecostalismo Unicista, é
uma crença religiosa que enfatiza a unicidade absoluta de Deus. De acordo com
essa doutrina, Deus é uma única entidade, e as manifestações do Pai, Filho
(Jesus) e Espírito Santo são diferentes modos ou aspectos de um único Deus, em
vez de três pessoas distintas. Os adeptos dessa crença rejeitam a doutrina da
Trindade tradicional.
Unitarismo: O
Unitarismo é uma forma de cristianismo que também enfatiza a unidade de Deus,
mas de uma maneira um pouco diferente. Os unitários acreditam que Deus é uma
única entidade e rejeitam a doutrina da Trindade, considerando Jesus como um
grande mestre moral e profeta, mas não como Deus encarnado. O Unitarismo coloca
um forte foco na razão, na liberdade de crença e na busca pela verdade
espiritual de maneira individual.
Essas são visões que
compartilham a crença em um único Deus, mas diferem em suas interpretações
sobre a natureza de Jesus e do Espírito Santo.
NOTA: UNICISMO E O MODALISMO
O Unicismo e o Modalismo são duas doutrinas
teológicas que tentam explicar a natureza de Deus, especificamente no contexto
do Cristianismo.
·
Unicismo (ou Unitarianismo): Afirma que Deus é uma única
pessoa e rejeita a Trindade. Os unicistas acreditam que Jesus é Deus
manifestado em carne e que não há distinção de pessoas na divindade. Segundo
essa visão, Pai, Filho e Espírito Santo são apenas diferentes modos de
manifestação do único Deus verdadeiro.
·
Modalismo: Semelhante ao Unicismo, o Modalismo também
rejeita a Trindade, mas sugere que Deus é uma única pessoa que se manifesta em
três modos ou aspectos diferentes ao longo do tempo. Assim, o Pai, o Filho e o
Espírito Santo são vistos como diferentes papéis ou manifestações do mesmo
Deus, não como três pessoas distintas.
A principal diferença está na maneira como
essas doutrinas veem as manifestações de Deus.
No Modalismo, Deus
se apresenta de MODOS diferentes em momentos diferentes da história, assim
Jesus, Deus e o Espírito Santo são vistos como MODOS distintos que o mesmo Deus
assume.
No Unicismo, Pai,
Filho e Espírito Santo não são modos, são manifestações simultâneas do único
Deus.
Ambas as doutrinas são consideradas heresias
pelas tradições cristãs que defendem a doutrina da Trindade.
2- A verdade bíblica. Ninguém
no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo
contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção das três pessoas da
Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt
3.16). Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo
8.16, 17; 17.3), embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30). Com frequência, Ele
se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23; Mt 26.39, 42); também, nos seus
discursos (Jo 5.18- 23; 8.19; 10.18; 11.41, 42); e, na oração sacerdotal em
João 17. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus
anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26). A
Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2 Jo 3). Isso
significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.
SINOPSE II
O Unicismo e o Unitarismo são
duas das principais heresias sobre a Trindade, condenadas biblicamente.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“O CONCEITO DO DEUS TRINO E UNO não
surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação
passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos, a
Trindade é tomada como certa (Ef 1.1-14; 1Pe 1.2). Fica claro que o Pai, o
Filho e o Espírito Santo existem eternamente como três Pessoas distintas, mas
as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da Deidade. As Pessoas
da Trindade têm vontades separadas, porém nunca conflitantes (Lc 22.42; 1Co
12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome da segunda pessoa do
singular: ‘Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido’ (Lc 3.22). A
Escritura declara que Jesus veio ‘não para fazer a minha vontade, mas a vontade
daquele que me enviou (Jo 6.38)”
III – UNICISMO: UMA
HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE
1- O problema. Na
atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são
unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. De forma sutil e por meio
da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus. Isso não é um mero jogo de palavras. Jesus sobre
a necessidade de entender esta distinção: “E a vida eterna é esta: que
conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste”
(Jo 17.3). Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e
que esse conhecimento não é apenas cognoscível, mas místico, espiritual, e que
implica comunhão, fé, obediência, adoração. Conhecer a Deus é o mesmo que
conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo
10.30). Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt
11.27).
2- Uma reflexão bíblica. O
que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas
unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a
semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai
germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23). Alguns podem
dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que
ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As
emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9), e não servem como
instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as
nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2 Pe
1.19; Jo 16.13).
3- A posição oficial. O
Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua
origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo e pela nossa
Declaração de Fé (III.2). Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso
de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas. A maioria de nossa liderança
tem se posicionado contra essa heresia. A importância dessa decisão é para
evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado
no Novo Testamento (2
Co 11.4.). Mas destacamos que não somos contra os unicistas, mas contra o
unicismo, a doutrina desviante. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia
a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2 Jo
10,11). Respeitar não é concordar!
SINOPSE III
O Unicismo, embora seja uma heresia
antiga, também está presente na atualidade.
CONCLUSÃO
A introdução do Credo de
Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes
de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde
perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é
esta: que adoremos um Deus em Trindade, e Trindade em unidade; Não confundimos
as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas
separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num
Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.
REVISANDO O
CONTEÚDO
1- O que indica o termo
‘echad em Deuteronômio 6.4?
O termo ‘echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o
monoteísmo judaico- -cristão não contradiz a Trindade.
2- Cite quatro evidências no Antigo
Testamento em favor da Trindade.
“Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26); “Eis que o homem é como um
de nós” (Gn 3.22); “desçamos e confundamos ali a sua língua…” (Gn 11.6,7, o
Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face” (Is
63.8-14).
3- Quais as passagens do Novo
Testamento mais contundentes em favor da Trindade?
A Grande Comissão (Mt 28.19), a distribuição dos dons espirituais (1 Co
12.4-6), a bênção trinitariana (2 Co 13.13), a unidade da igreja (Ef 4.4-6), a
obra da salvação (1 Pe 1.2).
4- Em que consiste o Unicismo e quais
os principais heresiarcas dessa heresia?
A heresia consiste em negar a Trindade. Os principais heresiarcas
representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
5- O que João 17.3 mostra em relação à
salvação?
Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que
conhecimento não é cognoscível, mas místico, que implica comunhão, fé,
obediência, adoração.
VERDADE PRÁTICA
Desde a eternidade Deus é Pai,
Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.