googlefc.controlledMessagingFunction Lição 04 - Deus É Triúno - 1° Trimestre de 2025 - EBD ADULTOS

Lição 04 - Deus É Triúno - 1° Trimestre de 2025 - EBD ADULTOS

 

TEXTO ÁUREO

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Gn 1.1 Os primeiros vislumbres da Trindade
Terça – Is 63.8-10 Javé, o Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três pessoas
Quarta – 1 Co 12.4-6 O Deus Triúno presente na distribuição dos dons espirituais
Quinta – 2 Co 13.13 A Santíssima Trindade presente na bênção apostólica
Sexta – Ef 4.4-6 Três pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é Espírito Santo
Sábado – 1 Pe 1.2 A Trindade atua na obra da salvação
Hinos Sugeridos: 185, 307, 553 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.15-17; 28.19,20

Mateus 3
15- Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
16- E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17- E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Mateus 28

19- Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20- ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!


Objetivos da Lição:
I) Demonstrar como a Bíblia apresenta a Trindade;
II) Indicar as principais heresias sobre a doutrina da Trindade;
III) Explicar os perigos do Unicismo na atualidade.

INTRODUÇÃO

O Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, a “Trindade”, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade.

Palavra-Chave: Trindade

I- COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE

1- A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão. As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Dt 6.4; 2 Rs 19.15; Ne 9.6; Sl 83.18; 86.10), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29 32).
a) Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”. A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Cl 2.9) e ao Espírito Santo (At 5.3-4).
b) Cada uma das três pessoas é chamada “Senhor”. Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh/Adonai), “Senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1), 



ao Filho (Is 40.3; Mt 3.3),


 
e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3).



No entanto, aplica-se à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).
c) O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Essa é a confissão de fé no Judaísmo. A palavra hebraica ‘echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gn 2.24). O termo ‘echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.

NOTA SHEMÁ

O Shemá é uma declaração de fé central no judaísmo, recitada diariamente pelos judeus devotos. Ela afirma a unicidade de Deus e é composta por três passagens da Torá. Mas na prática pode ser entendida como uma unidade composta.

A defesa pode ser feita usando Gênesis 2: 4 onde o termo hebraico “echad” aparece para significar o “homem e a mulher” como uma unidade. 

A citação do Shemá é encontrada em Deuteronômio 6:4-9. A oração completa inclui também trechos de Deuteronômio 11:13-21 e Números 15:37-41.

Aqui estão as referências específicas:

A frase inicial do Shemá em português é:

"Ouve, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um."

Em hebraico: שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְיָ אֱלֹהֵינוּ יְיָ אֶחָד

Transliterado: Shema Yisrael, Adonai Eloheinu, Adonai Echad

O Shemá é um pilar da fé judaica e é recitado em muitas ocasiões, incluindo durante as orações matinais e noturnas. Se tiver mais dúvidas ou quiser aprender mais sobre o judaísmo, sinta-se à vontade para perguntar!

Deuteronômio 6:4-9: "Ouve, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças..."

Deuteronômio 11:13-21: "Se obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, de amar o Senhor, o seu Deus, e de servi-lo de todo o seu coração e de toda a sua alma..."

Números 15:37-41: "O Senhor disse a Moisés: Fala aos israelitas e diga-lhes que no futuro façam um franjas nas bordas das suas roupas, nas gerações futuras, e ponham um cordão azul em cada franja..." 

Gênesis 2: 4 onde o termo hebraico “echad” aparece para significar o “homem e a mulher” como uma unidade pode ser usado para defender a ideia de uma unidade composta.

Gênesis 2:24 na versão Almeida Revista e Corrigida (ARC:

Português (ARC): "Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."

Hebraico: עַל-כֵּן יַעֲזָב-אִישׁ אֶת-אָבִיו וְאֶת-אִמּוֹ, וְדָבַק בְּאִשְׁתּוֹ; וְהָיוּ לְבָשָׂר אֶחָד.

Transliteração: "Al ken ya'azov ish et aviv v'et imo vedavak b'ishto vehayu lebasar echad."

A frase "וְהָיוּ לְבָשָׂר אֶחָד"/vehayu lebasar echad” pode ser traduzida como "e serão uma só carne"

Gênesis 1:26 também pode ser usado para defender a ideia de uma unidade composta.

 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra."

A expressão "façamos o homem" no plural tem sido objeto de muitas discussões e interpretações teológicas.

  1. Plural majestático (ou plural de majestade): O plural majestático é uma forma de linguagem onde uma pessoa importante, como um rei ou rainha, se refere a si mesma no plural ("nós" em vez de "eu") para mostrar sua grandeza e autoridade. Por exemplo, um rei poderia dizer "nós decidimos" ao invés de "eu decidi". É uma maneira de expressar poder e dignidade. Pode ser o caso de Gênesis 1:26, onde Deus está usando o plural majestático para enfatizar sua soberania e majestade. Embora não haja consenso absoluto entre os estudiosos se "façamos" em Gênesis 1:26 é um exemplo de plural majestático, mas essa é uma das interpretações possíveis.
  2. Plural de deliberação: Outra interpretação é que Deus está falando consigo mesmo em uma forma de deliberação, como um conselho interno (Trindade). Isso poderia refletir a complexidade e a profundidade do pensamento divino.
  3. Conselho Divino: outra possibilidade é a de que Deus está falando com um conselho celestial, que inclui seres espirituais como anjos, além das três pessoas divinas.
  4. Trindade: Dentro da teologia cristã, uma explicação comum é que o uso do plural reflete a natureza trina de Deus, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, "façamos" indica a participação de todas as três pessoas da Trindade na criação do homem.

Eu excluiria, no entanto, os anjos porque, na tradição judaica, os anjos não são vistos como co-criadores, mas como servos de Deus.

2- Evidência no Antigo Testamento. Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “e o Senhor disse: … Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.

3- Revelada no Novo Testamento. A Trindade bíblica pregada pelos cristãos, consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.
a) A Trindade em si mesma. A base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a começar pela 
Grande Comissão (Mt 28.19), na distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6), na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2 Co 13.13), na unidade da igreja (Ef 4.4-6), na obra da salvação (1 Pe 1.2). Além das inúmeras passagens tripartivas que revelam a Trindade (Fp 3.3).
 A Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em poder, glória, majestade, atributos e eternidade, sendo da mesma substância, porém distintas.

NOTA:

A TRINDADE DOS CREDOS

Na TRINDADE a natureza é que é única; as pessoas, porém, são três. Na natureza divina temos 3 pessoas, na natureza humana temos 8 bilhões de pessoas.

Há pelo menos 7 naturezas conhecidas: divina, angelical, demoníaca, humana, animal, vegetal, microbiana.

Natureza é essência de algo ou de alguém, no caso de Deus se refere às suas características e qualidades próprias.

  • Eternidade: Deus não tem começo nem fim, existindo fora do tempo.
  • Onipotência: Deus possui todo o poder e é capaz de fazer qualquer coisa.
  • Onisciência: Deus sabe tudo o que já aconteceu, está acontecendo e acontecerá.
  • Onipresença: Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
  • Imutabilidade: Deus é imutável e não muda ao longo do tempo.
  • Perfeição: Deus é perfeito em todos os aspectos e atributos.
  • Amor e Justiça: Deus é perfeitamente amoroso e justo em todas as Suas ações.

No planeta Terra, além da natureza humana, encontramos outras 6 naturezas conhecidas

Natureza Humana: inclui 8 bilhões de pessoas

Natureza Animal: Inclui todos os animais, desde os menores insetos até os maiores mamíferos. Os animais possuem características físicas, comportamentais e biológicas que os distinguem dos seres humanos e das plantas.

Natureza Vegetal: Inclui todas as plantas, desde pequenas ervas até grandes árvores. As plantas são organismos autótrofos, o que significa que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.

Natureza Microbiana: Inclui microorganismos como bactérias, fungos, protozoários e vírus. Esses seres microscópicos desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, incluindo a decomposição de matéria orgânica e a fixação de nutrientes no solo.

Para além do nosso plano temos as naturezas divina, angelical e demoníaca.

Natureza divina: inclui apenas três pessoas: Pai, filho e Espírito Santo

Natureza Angelical: inclui todas as classes de anjos

Natureza Demoníaca: inclui os demônios e o próprio Satanás 

SINOPSE I

Embora o termo “Trindade” não esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são demonstrados por toda a Bíblia.

II- AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE

São duas as principais heresias contra a Trindade:Unicismo e o Unitarismo. Ambas são contrárias à Bíblia, condenadas pelas igrejas antigas e rejeitadas pelos principais ramos do Cristianismo. Nesta lição, trataremos do Unicismo.

1- O Unicismo. Esse movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo, modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio. Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho nem do Espírito Santo, mas nega a Trindade, pois confundem as pessoas. A heresia consiste em negar a Trindade e ensinar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17; 1 Pe 1.2). É como afirma o nosso Cremos em nossa Declaração de Fé.

NOTA:

Unicismo: O Unicismo, também conhecido como o ensino do nome de Jesus ou Pentecostalismo Unicista, é uma crença religiosa que enfatiza a unicidade absoluta de Deus. De acordo com essa doutrina, Deus é uma única entidade, e as manifestações do Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo são diferentes modos ou aspectos de um único Deus, em vez de três pessoas distintas. Os adeptos dessa crença rejeitam a doutrina da Trindade tradicional.

Unitarismo: O Unitarismo é uma forma de cristianismo que também enfatiza a unidade de Deus, mas de uma maneira um pouco diferente. Os unitários acreditam que Deus é uma única entidade e rejeitam a doutrina da Trindade, considerando Jesus como um grande mestre moral e profeta, mas não como Deus encarnado. O Unitarismo coloca um forte foco na razão, na liberdade de crença e na busca pela verdade espiritual de maneira individual.

Essas são visões que compartilham a crença em um único Deus, mas diferem em suas interpretações sobre a natureza de Jesus e do Espírito Santo.

NOTA: UNICISMO E O MODALISMO

O Unicismo e o Modalismo são duas doutrinas teológicas que tentam explicar a natureza de Deus, especificamente no contexto do Cristianismo.

·         Unicismo (ou Unitarianismo): Afirma que Deus é uma única pessoa e rejeita a Trindade. Os unicistas acreditam que Jesus é Deus manifestado em carne e que não há distinção de pessoas na divindade. Segundo essa visão, Pai, Filho e Espírito Santo são apenas diferentes modos de manifestação do único Deus verdadeiro.

·         Modalismo: Semelhante ao Unicismo, o Modalismo também rejeita a Trindade, mas sugere que Deus é uma única pessoa que se manifesta em três modos ou aspectos diferentes ao longo do tempo. Assim, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são vistos como diferentes papéis ou manifestações do mesmo Deus, não como três pessoas distintas.

A principal diferença está na maneira como essas doutrinas veem as manifestações de Deus.

No Modalismo, Deus se apresenta de MODOS diferentes em momentos diferentes da história, assim Jesus, Deus e o Espírito Santo são vistos como MODOS distintos que o mesmo Deus assume.

No Unicismo, Pai, Filho e Espírito Santo não são modos, são manifestações simultâneas do único Deus.

Ambas as doutrinas são consideradas heresias pelas tradições cristãs que defendem a doutrina da Trindade.

2- A verdade bíblica. Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção das três pessoas da Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt 3.16). Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.16, 17; 17.3), embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30). Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23; Mt 26.39, 42); também, nos seus discursos (Jo 5.18- 23; 8.19; 10.18; 11.41, 42); e, na oração sacerdotal em João 17. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26). A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2 Jo 3). Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.

SINOPSE II

O Unicismo e o Unitarismo são duas das principais heresias sobre a Trindade, condenadas biblicamente.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“O CONCEITO DO DEUS TRINO E UNO não surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos, a Trindade é tomada como certa (Ef 1.1-14; 1Pe 1.2). Fica claro que o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem eternamente como três Pessoas distintas, mas as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da Deidade. As Pessoas da Trindade têm vontades separadas, porém nunca conflitantes (Lc 22.42; 1Co 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome da segunda pessoa do singular: ‘Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido’ (Lc 3.22). A Escritura declara que Jesus veio ‘não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou (Jo 6.38)”

III – UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE

1- O problema. Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. De forma sutil e por meio da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus. Isso não é um mero jogo de palavras. Jesus sobre a necessidade de entender esta distinção: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é apenas cognoscível, mas místico, espiritual, e que implica comunhão, fé, obediência, adoração. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30). Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt 11.27).

2- Uma reflexão bíblica. O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23). Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9), e não servem como instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2 Pe 1.19; Jo 16.13).

3- A posição oficial. O Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo e pela nossa Declaração de Fé (III.2). Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas. A maioria de nossa liderança tem se posicionado contra essa heresia. A importância dessa decisão é para evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no Novo Testamento (2 Co 11.4.). Mas destacamos que não somos contra os unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2 Jo 10,11). Respeitar não é concordar!

SINOPSE III

O Unicismo, embora seja uma heresia antiga, também está presente na atualidade.

CONCLUSÃO

A introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em Trindade, e Trindade em unidade; Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- O que indica o termo ‘echad em Deuteronômio 6.4?
O termo ‘echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico- -cristão não contradiz a Trindade.
2- Cite quatro evidências no Antigo Testamento em favor da Trindade.
“Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26); “Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “desçamos e confundamos ali a sua língua…” (Gn 11.6,7, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face” (Is 63.8-14).
3- Quais as passagens do Novo Testamento mais contundentes em favor da Trindade?
A Grande Comissão (Mt 28.19), a distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6), a bênção trinitariana (2 Co 13.13), a unidade da igreja (Ef 4.4-6), a obra da salvação (1 Pe 1.2).
4- Em que consiste o Unicismo e quais os principais heresiarcas dessa heresia?
A heresia consiste em negar a Trindade. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
5- O que João 17.3 mostra em relação à salvação?
Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que conhecimento não é cognoscível, mas místico, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.

VERDADE PRÁTICA

Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.

 


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