googlefc.controlledMessagingFunction Lição 07: As Naturezas Humana e Divina de Jesus

Lição 07: As Naturezas Humana e Divina de Jesus

Objetivos da Lição:

I) Apresentar o ensino bíblico da dupla natureza de Cristo;
II) Mostrar as heresias contra esse ensino: Nestorianismo e Monofisismo;
III) Identificar o perigo dessas heresias hoje.

Palavra-Chave: Natureza

TEXTO ÁUREO

Grego Bíblico: οἵτινες οἱ πατέρες, καὶ ἐξ ὧν ὁ Χριστὸς τὸ κατὰ σάρκα· ὁ ὢν ἐπὶ πάντων Θεὸς εὐλογητὸς εἰς τοὺς αἰῶνας. ἀμήν.

Transliteração: hoítines hoi patéres, kai ex hôn ho Christòs tò katà sárka; ho ōn epì pántōn Theòs eulogetòs eis toùs aiônas. amēn.

oítines oi patéres, kaí ex ón o Christós tó katá sárka: ón o epí pánton Theós evlogitós eis toús aiónas. amín.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14) 

Grego Koiné: Καὶ ὁ λόγος σὰρξ ἐγένετο καὶ ἐσκήνωσεν ἐν ἡμῖν, καὶ ἐθεασάμεθα τὴν δόξαν αὐτοῦ, δόξαν ὡς μονογενοῦς παρὰ πατρός, πλήρης χάριτος καὶ ἀληθείας. 

Transliteração: Kai ho logos sarx egeneto kai eskēnōsen en hēmin, kai etheasametha tēn doxan autou, doxan hōs monogenous para patros, plērēs charitos kai alētheias. 

NOTA:

"ἐγένετο/egeneto" pode ser traduzido para o português como: "aconteceu" ou "veio a ser".

"ἐγένετο/egeneto" está no campo semântico de γίγνομαι (iígnomê), um verbo grego que significa ser feito, tornar-se, acontecer ou nascer.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Mt 1.23 As duas naturezas de Jesus reveladas na expressão “Emanuel”
Terça – Fp 2.5-8 O Senhor Jesus possui as naturezas humana e divina em sua Pessoa
Quarta – Jo 10.33 Sendo homem, Jesus afirma ser Deus, as duas naturezas em uma só Pessoa
Quinta – At 20.28 Jesus, o Deus – Homem que nos comprou com o seu sangue
Sexta – Cl 2.9 As duas naturezas de Cristo continuam para toda a eternidade
Sábado – 1 Tm 3.16 As naturezas humana e divina em Jesus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 1.1-4; Filipenses 2.5-11

Romanos 1
1 – Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
2- o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras,
3- acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
4- declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, – Jesus Cristo, nosso Senhor,

Filipenses 2
5- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6-que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

Grego: ὃς ἐν μορφῇ Θεοῦ ὑπάρχων οὐχ ἁρπαγμὸν ἡγήσατο τὸ εἶναι ἴσα Θεῷ,

Transliterado: hos en morphē Theou huparchōn ouch harpagmon hēgēsato to einai isa Theō

ós en morfí Theoú ypárchon ouch arpagmón igísato tó eínai ísa Theó

Em Mateus 17, 2 aparece metemorphōthē para transfigurar-se, mudar de forma. Nesse episódio Ele muda a forma/morphē de humano para divino.

Grego: καὶ μετεμορφώθη ἔμπροσθεν αὐτῶν· καὶ ἔλαμψεν τὸ πρόσωπον αὐτοῦ ὡς ὁ ἥλιος, τὰ δὲ ἱμάτια αὐτοῦ ἐγένετο λευκὰ ὡς τὸ φῶς.

Transliterado: kai metemorphōthē emprosthen autōn; kai elampsen to prósōpon autou hōs ho hēlios, ta de himatia autou egeneto leuká hōs to phōs.

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

7-Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8- e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
9- Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,
10- para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11- e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

1- INTRODUÇÃO
A lição desta semana tem como propósito reafirmar as naturezas divina e humana de Jesus e, ao mesmo tempo, mostrar as principais heresias contrárias ao ensino doutrinário da natureza cristológica: o Nestorianismo e o Monofisismo.

Uma vez estabelecida definitivamente a Cristologia em Nicéia (325) e a Trindade em Constantinopla (381), surgem novas especulações teológicas em torno das naturezas humana e divina de Cristo. Essas controvérsias deram origem ao Concílio de Calcedônia (451), hoje um bairro de Istambul, na Turquia. A presente lição é sobre o Nestorianismo e Monofisismo, dois pensamentos considerados heréticos no Concílio de Calcedônia.

I – O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS

1- “Descendência de Davi segundo a carne” “acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,” (Rm 1.3). O apóstolo está se referindo aos ancestrais de Jesus. Ele veio de uma família humana de carne e ossos, que vivia entre o povo de Israel. A sua linhagem está registrada na introdução do Evangelho de Mateus e no capítulo 3 de Lucas. Jesus foi concebido no ventre de Maria, uma virgem de Israel, pelo Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.35). Aí está o elo humano-divino, as duas naturezas do Senhor Jesus.

A citação das gerações de Jesus em Mateus em grego começa com:

Grego: 1 Βίβλος γενέσεως Ἰησοῦ Χριστοῦ, υἱοῦ Δαυίδ, υἱοῦ Ἀβραάμ. 2 Ἀβραάμ ἐγέννησεν τὸν Ἰσαάκ, Ἰσαὰκ δὲ ἐγέννησεν τὸν Ἰακώβ, Ἰακὼβ δὲ ἐγέννησεν τὸν Ἰούδαν καὶ τοὺς ἀδελφοὺς αὐτοῦ.

Transliterado: 1 Biblos geneseōs Iēsou Christou, huiou Dauid, huiou Abraam. 2 Abraam egennēsen ton Isaak, Isaak de egennēsen ton Iakōb, Iakōb de egennēsen ton Ioudan kai tous adelphous autou.

1Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão. 2Abraão gerou a Isaque, e Isaque gerou a Jacó, e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos,

E termina com:

Grego: 16 Ἰακὼβ δὲ ἐγέννησεν τὸν Ἰωσὴφ τὸν ἄνδρα Μαρίας, ἐξ ἧς ἐγεννήθη Ἰησοῦς ὁ λεγόμενος Χριστός.

Transliterado: 16 Iakōb de egennēsen ton Iōsēph ton andra Marias, ex hēs egenēthē Iēsous ho legomenos Christos.

16e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

NOTA:

"ἐγένετο/egeneto" pode ser traduzido para o português como: "aconteceu" ou "veio a ser".

"ἐγένετο/egeneto" está no campo semântico de γίγνομαι (iígnomê), um verbo grego que significa ser feito, tornar-se, acontecer ou nascer

 2- “Declarado Filho de Deus em poder” 4declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, — Jesus Cristo, nosso Senhor, (v. 4). Essa expressão indica a divindade de Jesus e isso é reforçado logo em seguida pelas palavras “Jesus Cristo, nosso Senhor”. Mais adiante, Paulo, ao descrever os privilégios que Deus concedeu a Israel como a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; o apóstolo conclui: “dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!” (Rm 9.5).

hoítines hoi patéres, kai ex hôn ho Christòs tò katà sárka; ho ōn epì pántōn Theòs eulogetòs eis toùs aiônas. amēn.

oítines oi patéres, kaí ex ón o Christós tó katá sárka: o ón epí pánton Theós evlogitós eis toús aiónas. amín.

O Senhor Jesus é um judeu, descendente de Israel e, ao mesmo tempo, é o “Deus bendito eternamente”.

3- O antigo hino cristológico 5De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.  (Fp 2.5,6). O texto está dizendo que embora Jesus sendo Deus, não usou as prerrogativas da divindade durante seu ministério terreno e, mesmo que fizesse uso delas, não consideraria isso uma usurpação/ apoderamento ilícito. O apóstolo está se referindo ao status de Cristo antes da encarnação (Jo 1.1,14). Mas enfatiza o aspecto humano (vv.7,8). Ο apóstolo está sendo muito claro no ensino das naturezas humana e divina em uma só Pessoa. Essa passagem é parte de um provável hino que os primeiros cristãos cantavam nos cultos e o apóstolo Paulo a inseriu nessa epístola aos Filipenses. O termo grego morphē, “forma”, usado pelo apóstolo Paulo, “sendo em forma de Deus” (v.6), indica essência imutável, portanto, Ele jamais deixou de ser Deus.

6-que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

Grego: ὃς ἐν μορφῇ Θεοῦ ὑπάρχων οὐχ ἁρπαγμὸν ἡγήσατο τὸ εἶναι ἴσα Θεῷ,

Transliterado: hos en morphē Theou huparchōn ouch harpagmon hēgēsato to einai isa Theō

ós en morfí Theoú ypárchon ouch arpagmón igísato tó eínai ísa Theó

SINOPSE I

O Senhor Jesus é declarado “da descendência de Davi segundo a carne” e “Filho de Deus em poder”.

II- AS HERESIAS CONTRA O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS

1- Quem foi Nestório? Ele foi bispo de Constantinopla entre 428-431. Nestório discordava do título dado à Maria, defendido por Cirilo de Alexandria (376-444), “mãe de Deus”, em grego theotokos, literalmente “portadora de Deus”. Ele sugeriu “receptora de Deus” ou christotokos, “mãe de Cristo”. Sim, Maria é mãe do Jesus humano (Mt 2.11, 13, 14, 20, 21), e não mãe de Deus, visto que Deus é eterno (Sl 90.2; 93.2; Is 40.28). A expressão adotada por Cirilo era uma contradição em si mesma. Embora a posição de Nestório fosse bíblica e teologicamente correta, a popularidade do termo “mãe de Deus” de Cirilo impediu o êxito do termo e da explicação de Nestório. A preocupação dele era menos com a Mariolatria e mais com as ideias do Arianismo.

2- Nestorianismo“Nestorianismo”. É a doutrina que ensinava a existência de duas pessoas separadas no mesmo Cristo, uma humana e uma divina, em vez de duas naturezas em uma só Pessoa. Nestório defendia a formulação dos pais nicenos, a divindade de Cristo e a humanidade definida no Credo Niceno-constantinopolitano em 381. Segundo o pensamento nestoriano, as duas naturezas de Cristo, a humana e a divina, eram duas pessoas. Essa foi a acusação contra ele. A ilustração nestoriana era a comparação de marido e mulher serem uma “uma só carne” (Gn 2.24). Essa alegada afirmação nestoriana foi considerada heresia pelo Concílio de Éfeso em 431, ele foi condenado por esse concílio que o declarou herege e o imperador o exilou.

Al-ken ya'azov-ish et-aviv ve-et-immo vedavak be'ishto vehayu lebasar echad

3- Monofisismo. O termo vem de duas palavras gregas monos, “único”, e physis, “natureza”. Seu principal expoente foi Êutico, também conhecido como Eutique. Essa doutrina afirma que as duas naturezas de Cristo são fundidas em uma só natureza amalgamada/misturado. O sentido de “amalgamar”, não o de unir, não se trata de união, mas de mistura, fusão, assim, seria uma só natureza híbrida, nem totalmente Deus e nem totalmente homem. Essa doutrina foi condenada no Concílio da Calcedônia, em 451.
a) Ilustração.
O bronze é uma liga de cobre e estanho, de modo que nem é cobre e nem estanho, mas outro metal; quanto a cor verde, é uma mistura das cores azul e amarela. Assim como bronze não é cobre e nem estanho; e, o verde não é azul e nem amarelo, da mesma forma, de acordo com Êutico, as naturezas de Cristo não são divinas nem humanas.
b) Resposta bíblica. Segundo a 
Bíblia, o Senhor Jesus é perfeito quanto à divindade e perfeito quanto à humanidade (Rm 9.5; Fp 2.5-11).

4- O Concílio de Calcedônia. Essa formulação teológica fala das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa: “as propriedades de cada natureza permanecem intactas, concorrendo para formar uma só Pessoa e subsistência; não dividido ou separado em duas Pessoas, mas um só e mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor”.encarnação do Verbo não é uma conversão ou transmutação de Deus em homem e nem de homem em Deus. A distinção é precisa entre natureza e pessoa, diz o documento. A união dessas duas naturezas é permanente como resultado da encarnação. O documento é uma interpretação precisa das Escrituras (Is 9.5; Jo 10.30-37).

SINOPSE II

O Nestorianismo e o Monofisismo são duas heresias contrárias ao ensino bíblico da dupla natureza de Jesus.

III– O PERIGO DESSAS HERESIAS NA ATUALIDADE

1- Os monofisitas. Quando a doutrina monofisista foi rejeitada juntamente com o nestorianismo, houve reação. Jacob Baradeus (500-578), um monge sírio, liderou o grupo monofisista e preservou a tradição siro-monofisista, conhecida como tradição jacobita. Ele e seus seguidores rejeitaram a decisão do Concílio de Calcedônia. Quem são eles hoje? São as igrejas ortodoxas, cóptica, armênia, abissínia e jacobitas. É importante conhecer a cristologia dessa tradição cristã e saber como responder seus questionamentos, e, sobretudo, conservar a fé no Jesus, o Deus que se fez homem o Emanuel, “Deus Conosco” (Mt 1.23); o Deus “que se manifestou em carne” (1 Tm 3.16).

2- O kenoticismo. Do verbo grego kenoō, significa “esvaziar” (Fp 2.7). A doutrina kenótica afirma que Jesus, enquanto esteve na Terra, esvaziou a si mesmo dos atributos divinos.  

São duas linhas principais:

1- O Verbo possuía os atributos divinos, mas escolheu não os usar.

2- As prerrogativas da deidade foram usadas, mas na submissão do Pai e na direção do Espírito Santo.

A quantidade exata de atributos divinos pode variar conforme a tradição teológica. No entanto, aqui estão alguns dos principais atributos frequentemente associados a Deus:

1. Onipotência: Deus é todo-poderoso.

2. Onisciência: Deus sabe tudo — passado, presente e futuro.

3. Onipresença: Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

4. Imutabilidade: Deus não muda (caráter, não opinião) ao longo do tempo.

5. Eternidade: Deus não tem começo nem fim.

6. Santidade: Deus é perfeito em bondade e retidão.

7. Amor: Deus é a fonte de todo amor.

8. Justiça: As ações de Deus são sempre justas.

9. Misericórdia: Deus demonstra compaixão e perdão.

10. Soberania: Deus tem autoridade suprema sobre o universo.

Entendemos que, sem atributos divinos, Jesus é menos que Deus. O/A kenosis é o “esvaziamento” de Cristo. Isso foi uma condição para o seu messiado e por isso Ele abriu mão de sua glória celeste “5E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”  (Jo 17.5). Jesus revelou sua natureza divina quando esteve na Terra, Ele agiu como Deus, pois perdoou pecados (Mc 2.5-7; Lc 7.48), recebeu adoração (Mt 8.2; 9.18; 15.25; Jo 9.38), repreendeu a fúria do mar (Mt 8.26, 27; Mc 4.39). Somente Deus tem esse poder (Sl 65.7; 89.9).

3- Mariolatria. O catolicismo romano adotou o termo “mãe de Deus” de Cirilo, ou seja, um pensamento anti bíblico que se desenvolveu numa teologia e permanece até hoje por conta da sua popularidade. Com isso aprendemos que o que parece certo e a escolha popular nem sempre representam a verdade (At 8.9-11).

SINOPSE III

As heresias a respeito da dupla natureza de Jesus trazem implicações para a conservação de nossa fé em Cristo e sua perfeita revelação.

CONCLUSÃO

O Concílio de Calcedônia em 451 reafirma os dois concílios anteriores, o de Nicéia, em 325, e o de Constantinopla, em 381, ratificando os credos produzidos por esses conclaves gerais e estabeleceu definitivamente as duas naturezas de Cristo. A melhor maneira de se proteger dessas, e de outras heresias, é conhecer bem no que acreditamos, os ensinos oficiais de nossa igreja e seus respectivos fundamentos bíblicos. Isso serve como nosso referencial quando nos deparamos com doutrinas inadequadas.

VERDADE PRÁTICA

Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e, ao mesmo tempo, o verdadeiro homem.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Cite três passagens bíblicas que mostram diretamente as duas naturezas de Cristo, em uma só Pessoa.
Romanos 1.3; 1.4; Fp 2.5,6.
2- Qual o pensamento nestoriano sobre as duas naturezas de Cristo?
Segundo o pensamento nestoriano, as duas naturezas de Cristo, a humana e a divina, eram duas pessoas.
3- O que ensina o monofisismo de Êutico?
Essa doutrina afirma que as duas naturezas de Cristo são fundidas em uma só natureza amalgamada, nem totalmente Deus nem totalmente homem.
4- Quais ramos do cristianismo não reconhecem o Credo de Calcedônia e mantêm ainda o monofismo de Êutico?
São as igrejas ortodoxas, cóptica, armênia, abissínia e jacobitas.
5- Mostre como Jesus agiu como Deus, estando na Terra.
Jesus revelou sua natureza divina quando esteve na Terra, Ele agiu como Deus, pois perdoou pecados (Mc 2.5-7; Lc 7.48), recebeu adoração (Mt 8.2; 9.18; 15.25; Jo 9.38), repreendeu a fúria do mar (Mt 8.26, 27; Mc 4.39).

VOCABULÁRIO

Conclave: reunião sacra para se discutir algo; congresso, seminário, encontro.

 

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