A lição de hoje dentro da teologia está na área
da soteriologia. Soteriologia é uma área
da teologia cristã que se dedica ao estudo da salvação humana como apresentada
na Bíblia.
É bom lembrar que cada religião tem sua própria
soteriologia. O termo deriva do grego "soteria", que significa
"salvação", mais "logos", que significa "estudo"
ou "palavra", logo o termo significa estudo da salvação. A
soteriologia busca compreender como Deus oferece a salvação à humanidade, os
meios pelos quais ela é alcançada e os efeitos dessa salvação na vida do
crente.
A base da soteriologia cristã enfatiza a obra
redentora de Jesus Cristo, que, segundo a fé cristã, veio ao mundo para
resgatar a humanidade do pecado e da condenação. E... “em nenhum outro há
salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os
homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4,12).
Os pontos centrais da soteriologia são:
1.
a necessidade da
salvação devido à condição pecaminosa do ser humano,
2.
a expiação e sacrifício
de Cristo na cruz,
3.
a justificação pela fé,
4.
a regeneração pelo
Espírito Santo
5.
a garantia da vida
eterna para aqueles que aceitam a graça de Deus.
Assim, a soteriologia cristã não é apenas um
estudo teórico, mas uma doutrina prática que influencia diretamente a vida
e a esperança dos crentes, oferecendo uma compreensão profunda do amor,
misericórdia e justiça de Deus.
Palavra-Chave: Salvação
Objetivos da
Lição:
I) Ensinar a respeito da doutrina da salvação sob a graça de Deus;
II) Listar ensinos inadequados sobre a salvação na antiguidade;
III) Correlacioná-los aos ensinos inadequados sobre a salvação na atualidade.
TEXTO ÁUREO
“Não pelas obras de justiça
que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem
da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” (Tt 3.5)
No contexto de Tito 3:5, "lavagem
da regeneração" se refere ao ato de purificação espiritual e renovação que
acontece quando uma pessoa é salva pela fé em Jesus Cristo. "Lavagem"
simboliza a limpeza do pecado, e "regeneração" significa nascer de
novo espiritualmente.
Neste versículo, a ênfase está
em que a salvação não é conquistada por nossas boas obras ou ações justas, mas
é um ato de misericórdia de Deus. É Ele quem nos salva, e essa salvação envolve
a transformação interior operada pelo Espírito Santo, que renova e regenera a
nossa vida espiritual.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 49.7-9 Não há recurso humano que possa salvar o ser
humano
Terça – Sl 146.3 Somente em Deus há salvação
Quarta – Jo 3.16 Jesus Cristo é o único Salvador do mundo
Quinta – Rm 5.1 A fé em Jesus é suficiente para a salvação
Sexta – Gl 2.16 Ninguém é salvo pelas obras da lei
Sábado – Jo 1.17 A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo
Hinos Sugeridos: 156, 227, 535 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
O Apostolo
Paulo mostra na Leitura Bíblica em Classe o contraste entre o estado
espiritual miserável da humanidade e a restauração à comunhão com Deus. Também
deixa claro a impossibilidade de qualquer pessoa conseguir a salvação por seu
próprio esforço, e mostra também que até desejar a salvação ou sentir a
necessidade de Deus, são obra do Espírito Santo em nós.
Efésios
2.1-10
1 – E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2- em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o
príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da
desobediência;
3 – entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa
carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza
filhos da ira, como os outros também.
4 – Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos
amou,
5 – estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com
Cristo (pela graça sois salvos),
6 – e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares
celestiais, em Cristo Jesus;
7 para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela
sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é
dom de Deus.
9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as
quais Deus preparou para que andássemos nelas.
I – A SALVAÇÃO SOB A GRAÇA DE DEUS
1- A descrição do estado
espiritual humano (vv. 1-3). O relato da
condição pecaminosa da natureza humana confirma a extensão da corrupção do
gênero humano, estudado na lição anterior. O apóstolo emprega algumas
expressões para reforçar a dura realidade do pecado:
1. “mortos em ofensas e pecados”
(v. 1);
2. andar “segundo o curso deste
mundo” (v. 2);
3. “segundo o príncipe das
potestades do ar” (v. 2.b);
4. “do espírito que, agora, opera
nos filhos da desobediência” (v. 2c);
5. “andávamos nos desejos da
nossa carne” (v. 3);
6. “éramos por natureza filhos da
ira” (v. 3b).
É uma triste fotografia da
raça humana.
2- Mortos em ofensas e pecados
(vv. 1, 5). As expressões “E vos
vivificou” (v. 1) e “nos vivificou juntamente com Cristo” (v. 5) revelam a ação
do Espírito Santo em favor dos pecadores, e que a salvação só é possível
mediante a graça de Deus, e sem ela ninguém pode ser salvo (vv. 4, 5). Mas há
algo que precisa ser esclarecido, as expressões “mortos em ofensas e pecados”
(v. 1) e “mortos em nossas ofensas” (v. 5) não devem ser entendidas
literalmente, mas como metáfora, para descrever o estado da queda espiritual. Por
“morte espiritual”, a Bíblia quer dizer que a humanidade caída está separada de
Deus (Is 59.2) e não significa aniquilação espiritual total.
3- A exegese dos versículos 8-9.
8 – Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Essa passagem bíblica elimina
qualquer interpretação ou tentativa da salvação com ajuda humana ou de qualquer
esforço adicional para completar a obra de Cristo. O termo “graça” significa
literalmente “favor imerecido”, o favor divino do qual não somos merecedores. A
salvação é pela graça de Deus mediante a fé em Jesus e não vem das obras, pois
não se trata de uma recompensa. Uma boa exegese esclarece que a expressão “isto
é dom de Deus” se refere à salvação pela graça e não à fé. Como afirma o
respeitado erudito da língua grega, A. T.
Robertson: “a graça é a parte de Deus e
a fé é a nossa”. De modo, como dizia Norman Geisler, “a fé é o meio e a
salvação é o fim. O meio vem antes do fim”.
SINOPSE I
O ensino bíblico sobre a
salvação descreve o real estado do ser humano caído em pecado e ofensas. Por
isso, só a graça de Deus pode salvá-lo.
II- SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS NA ANTIGUIDADE
1- Os reencarnacionistas. Com o termo “soteriologia” nos referimos aos
diversos ensinos religiosos inadequados sobre a salvação. O primeiro deles é a
doutrina da reencarnação, tão antiga quanto a humanidade, originária do Hinduísmo, mas presente também no Budismo, no Jainismo e no Sikhismo. É defendida, pelos Hare
Krishnas, kardecistas e muitos outros.
Os adeptos da doutrina da reencarnação têm em comum a busca da perfeição por
meio de um progresso evolutivo até que esses ciclos da roda de renascimento
parem de girar. Em resumo: a salvação pelo seu próprio esforço e sem Jesus. Trata-se
de uma crença antibíblica (Sl 78.39; Hb 9.27; Jo 9.1-3).
NOTA: Como é a soteriologia, ou doutrina da salvação, nessas religiões:
Hinduísmo: A salvação é
conhecida como Moksha/salvação, que é a libertação do ciclo de renascimento
(Samsara/mundo) e união com o divino.
Existem vários
caminhos para alcançar Moksha, como o caminho do conhecimento (Jnana Yoga/Yoga
Feminino), o caminho da devoção (Bhakti Yoga/devoção Yoga), e o caminho da ação
(Karma Yoga).
Etimologicamente,
a palavra "Yoga" vem do sânscrito "Yuj", que significa
"unir" ou "juntar". No contexto espiritual e filosófico,
Yoga é interpretado como a união do eu individual com o eu universal ou divino.
É a prática espiritual e filosófica que busca a união do indivíduo com o divino
ou com o eu verdadeiro.
Budismo: A salvação é chamada
de Nirvana, que é a extinção do sofrimento e do ciclo de renascimento. O
caminho para o Nirvana é o Nobre Caminho Óctuplo, que inclui princípios como
visão correta, intenção correta, fala correta, ação correta, e mais.
Jainismo: A salvação é
conhecida como Moksha, semelhante ao hinduísmo, e é a liberação da alma do
ciclo de renascimento e da impureza do karma.
A prática
central é o Ahimsa (não-violência) e o caminho para Moksha inclui princípios
como o conhecimento correto, a percepção correta e a conduta correta.
Sikhismo: A salvação é chamada
Mukti, que é a libertação do ciclo de renascimento e união com Deus/Waheguru. A
salvação é alcançada através da devoção a Deus, meditação no nome de Deus (Naam
Japna), e a prática de justiça e honestidade na vida cotidiana.
Hare
Krishnas:
A salvação é conhecida como Bhakti, a devoção amorosa a Krishna. Os devotos
buscam retornar ao reino espiritual de Krishna através da prática de (Bhakti Yoga/devoção
Yoga), que inclui cantar ao nome de Krishna, servir a Krishna e seguir os
preceitos religiosos.
Krishna é uma das divindades
mais reverenciadas e amadas no Hinduísmo. Ele é considerado a oitava
encarnação (ou avatar) do deus Vishnu. Vishnu é uma das principais
divindades do Hinduísmo e é uma parte da Trimurti, ou trindade hindu, que
inclui Brahma (o criador) e Shiva (o destruidor) e Vishnu o preservador
e protetor do universo.
2- Os galacionistas. É o nome dado aos legalistas judaizantes opositores
do apóstolo Paulo na província da Galácia (Gl 1.7). Esses judeus convertidos ao
Cristianismo queriam que os gentios observassem a Lei de Moisés como condição
para salvação (At 15.1). A verdade bíblica é que “pelas obras da lei nenhuma
carne será justificada” (Gl 2.16).
3- Os gnósticos. No campo soteriológico, eles apregoavam uma visão
dualista do universo, o maniqueísmo. O que é isso? Fundado por Mâni (216-276),
na Pérsia, atual Irã, seu ensino era que o “universo é composto do reino das
trevas e do reino da luz e os dois lutam pelo domínio da natureza e do ser
humano”. Desse modo, o ser humano, para ser salvo, precisa se libertar da
prisão do mundo e de seus poderes planetários, e essa libertação só é possível
por meio de um conhecimento místico, gnōsis, uma espécie de iluminação
espiritual limitada aos “espirituais”. Os demais são pessoas materiais e não
podem receber esse conhecimento. De fato, sabemos da existência do mal,
proveniente de Satanás, mas não admitimos que o Diabo tenha poder suficiente
para medir força com Deus e o seu Filho, Jesus Cristo (Jó 1.12; 2.6, Mc
5.7-13). A salvação é para todas as pessoas (At 17.30; Tt 2.11).
SINOPSE II
As soteriologias inadequadas
na Antiguidade passam pelas reencarnacionistas, galacionistas e gnósticas.
III- AS SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS DE HOJE
1- O Islamismo. Segundo essa religião, se as boas ações de uma pessoa superarem
as más, tal pessoa irá para o paraíso (Alcorão 13.22.23). Eles ensinam ainda
que Allah não ama os pecadores, mas somente os piedosos: “Allah não ama os
agressores… Allah não ama a nenhum ingrato pecador” (Alcorão 2.190, 276). Esta
é uma das 24 vezes que o Alcorão afirma que Allah não ama os pecadores. Na
concepção dos islâmicos, não há necessidade de expiação, logo, não existe
salvação como no sistema cristão. A salvação no contexto deles é por mérito,
pelas obras. Mas, à luz da Bíblia, o pecador recebe a vida eterna a partir do
momento que passa a crer que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos e confessa
publicamente o nome de Jesus (Rm 10.9,10).
2- As Testemunhas de
Jeová. A salvação não está em Cristo,
mas na organização religiosa delas, diferente do que ensina a Bíblia (Jo 14.6).
Existem dois grupos de salvos, um que tem direito ao céu, restrito a 144.000, a
“classe dos ungidos”; outro grupo, a “classe da grande multidão” que vai herdar
a terra, segundo a teologia do movimento. Seus teólogos ensinam que as
Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe da grande multidão”, não são
filhos de Deus, não pertencem a Cristo, não têm o Espírito Santo, Jesus não é o
Mediador delas nem têm esperança de salvação. A Bíblia nos ensina que não
existe cristão sem o Espírito Santo (Rm 8.9) e que “Mas a todos quantos o
receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu
nome” (Jo 1.12).
3- O Mormonismo. Os mórmons creem numa salvação geral, em que os não
mórmons são castigados e depois liberados para a salvação, e numa salvação
individual, em que a salvação é obtida pela fé em Jesus e pela obediência às
leis e às ordenanças. Eles consideram ordenanças os artigos 3 e 4 das suas Regras
de Fé: fé em Jesus, arrependimento, batismo por imersão e imposição de mãos,
mas há outros requisitos. Um deles é aceitar Joseph Smith Jr. como porta-voz de
Deus. Tal ensino, no entanto, diverge das Escrituras, pois elas nos ensinam que o Senhor Jesus não precisa de
co-salvador. A Bíblia ensina que Ele é o único Salvador (Jo 14.6; At 4.12).
A salvação não é por mérito humano, ninguém pode ser salvo pelas boas obras,
mas somente pela graça, mediante a fé (Tt 3.5; Ef 2.8,9). Existe apenas uma
salvação, e ela está à disposição de todos os seres humanos (Tt 2.11; Jd 3).
SINOPSE III
O Islamismo, as Testemunhas de
Jeová e o Mormonismo apresentam uma doutrina da salvação inadequada em nossos
dias.
NOTA: AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“ALÁ É IDÊNTICO AO DEUS PAI DE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO?
Não. Islamismo rejeita a paternidade de Deus, a
divindade do Filho e a pessoa do Espírito Santo.
VERDADE PRÁTICA
A salvação é um ato da graça
soberana de Deus pelo mérito de Jesus Cristo e não vem das obras humanas.
CONCLUSÃO
Entendemos que somente pela
graça é possível chegar-se a Deus, e isso é um ato soberano de sua graça e
bondade. É a misericórdia divina que leva as pessoas ao arrependimento (Rm
2.4). Graça não é mérito, e nem o ato de o pecador receber a dádiva divina
constitui mérito pessoal. Mas Deus disponibilizou a sua graça para todos os
seres humanos e não para uns poucos escolhidos. A Bíblia ensina que a salvação
é para todos.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- O que a Bíblia quer dizer
quando fala de “morte espiritual”?
Por “morte espiritual”, a Bíblia quer dizer que a
humanidade caída está separada de Deus (Is 59.2) e não significa aniquilação
espiritual total.
2- O que esclarece uma boa exegese sobre a expressão, “isto é dom de Deus”?
Uma boa exegese esclarece que a expressão “isto é dom de Deus” se refere à
salvação pela graça e não à fé.
3- Quais os três principais movimentos dos primeiros séculos cuja
soteriologia é inadequada?
Os reencarnacionistas, galacionistas e os gnósticos.
4- Quais as três soteriologias inadequadas de hoje?
O Islamismo, as Testemunhas de Jeová e o Mormonismo.
5- O que ensinam os teólogos das Testemunhas de Jeová sobre a “classe da
grande multidão”?
Seus teólogos ensinam que as Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe
da grande multidão”, não são filhos de Deus, não pertencem a Cristo, não têm o
Espírito Santo, Jesus não é o Mediador delas nem têm esperança de salvação.