googlefc.controlledMessagingFunction Lição 10 - O Pecado Corrompeu a Natureza Humana - 1° Trimestre de 2025 - EBD ADULTOS

Lição 10 - O Pecado Corrompeu a Natureza Humana - 1° Trimestre de 2025 - EBD ADULTOS

 

INTRODUÇÃO

O ser humano criado em santidade à imagem de Deus (vídeo), foi corrompido pelo pecado de tal modo que somente em Cristo é possível a sua restauração a Deus. O capítulo 3 de Gênesis relata como o pecado entrou na humanidade e, em Romanos 5, o Apóstolo Paulo mostra a extensão dessa corrupção em todos os seres humanos. A lição de hoje pretende mostrar a origem e a dimensão do pecado na humanidade e refutar, à luz da Bíblia, as principais crenças inadequadas.

Palavra-Chave: Pecado

Objetivos da Lição:
I) Explicar
a doutrina bíblica do pecado e sua extensão;
II) Mostrar a heresia que nega o advento do pecado;
III) Pontuar o perigo dessa heresia para a vida do crente e da Igreja.

TEXTO ÁUREO

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm 3.23)

Grego: πάντες γὰρ ἥμαρτον καὶ ὑστεροῦνται τῆς δόξης τοῦ Θεοῦ.

Transliterado: Pantes gar hemarton kai hysterountai tēs doxēs tou Theou. (pántes gár ímarton kaí ysteroúntai tís dóxis toú Theoú.)

Hebraico

No Antigo Testamento, a palavra hebraica mais comum para pecado é "חטא" (chatá). Etimologicamente, essa palavra tem a ideia de "errar o alvo" ou "falhar", sugerindo uma falta de conformidade com um padrão ou propósito.

Exemplo de versículo: Versículo: Salmos 51:5 “"Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe."

Texto: "הֵן־בְּעָוֹן חוֹלָלְתִּי וּבְחֵטְא יֶחֱמַתְנִי אִמִּי"

Transliterado: (Hen-be'avon cholalety uvechete yechemateny imy)

Grego

No Novo Testamento, a palavra grega mais comum para pecado é "ἁμαρτία" (hamartia). Etimologicamente, também carrega a ideia de "errar o alvo" ou "faltar", e é usada para descrever uma condição de separação ou falha em relação à vontade de Deus.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 3.1,6,7; Romanos 5.12-14

Gênesis 3
1- Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
6-E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7-Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Romanos 5
12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

 

I-A DOUTRINA BÍBLICA DO PECADO E SUA EXTENSÃO

1- O autor do pecado (Gn 3.1,2). Adão podia comer livremente de toda árvore no jardim, mas foi advertido para não comer da árvore “da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2. 17). A Bíblia nos conta que o autor do pecado, a serpente que enganou Eva, é o próprio Diabo e Satanás, a antiga serpente” (Ap 12.9); o maioral dos demônios (Mt 12.24; 25.41). Era originalmente o querubim ungido, perfeito em sabedoria e formosura (Ez 28.12-15) que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu (Is 14.12-15).

Com sua queda, vieram com ele os anjos que aderiram à rebelião, e uma parte deles continua em prisão (2 Pe 2.4; Jd 6). Essa é uma possível explicação para a origem dos demônios. A intromissão da serpente no jardim já era o querubim expulso agindo por meio dela. Assim, o pecado não teve a sua origem no Éden.

2- “Foram abertos os olhos de ambos” (Gn 3.7). Quando o casal comeu o fruto proibido, ambos perceberam que estavam nus, envergonharam-se e procuraram se esconder da presença de Deus (Gn 3.7,8). Era a ruptura imediata da comunhão com o Criador, é a morte espiritual, pois morte significa separação (Is 59.2). O pecado separa o ser humano de Deus. Nessa ocasião, ainda no Éden, Deus anunciou a vinda do Redentor (Gn 3.15) e, em seguida, pronunciou a sentença do casal (Gn 3.16-19) e à sua posteridade. Foi por causa dessa desobediência que o pecado entrou no mundo e, com ele, a morte (Rm 5.12). Esse desastre é conhecido como a Queda da humanidade.

NOTA: O termo presença em Gênesis 3:8 é “panêh” e significa a presença da face de Deus.

"Wayyishme'u 'eth-qowl YHWH 'Elohim mithallēk baggan laruh ha-yom, wayyithabē ha-'ādām we'ishtō mippenē YHWH 'Elohim betōk 'ets ha-gan."

A palavra hebraica para "presença" neste contexto é "פָּנִים" (pānîm). O significado literal de "pānîm" é "face" ou "faces", mas também é usada para referir-se à presença de uma pessoa, especialmente de Deus. A palavra "pānîm" implica não apenas a ideia de estar fisicamente diante de alguém, mas também um relacionamento ou interação direta. No contexto bíblico, estar na "presença de Deus" significa estar em proximidade e interação com Ele.

3- A consequência da Queda no Éden. A Bíblia não mostra como essa transmissão do pecado de Adão passou a todos os humanos, mas afirma sua realidade: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm 5.12). Essa é a revelação mais contundente sobre como a transgressão passou para toda a humanidade. Esse pensamento é reiterado mais adiante (Co 15. 45-49).

NOTA:

45Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante. 46Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual. 47O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 50E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.

Aqui em 1 Coríntios 15:45-49, Paulo faz uma distinção entre o "primeiro homem" (Adão) e o "último Adão" (Cristo). Ele se refere ao "homem natural" ou "homem animal" usando a palavra grega ψυχικός (psychikós), que pode ser traduzida como "natural" ou "pertencente à alma".

A palavra grega ψυχικός (psychikós) está relacionada à ψυχή (psuchē), que significa "alma" ou "vida". Isso é semelhante à palavra latina anima, que também se refere à alma ou ao espírito. Então, há uma conexão conceitual entre o grego ψυχικός e o latim anima, pois ambos se referem à parte imaterial ou espiritual do ser humano.

Portanto, quando Paulo se refere ao "homem natural" ou "homem animal", ele está falando sobre a natureza psíquica ou anímica do ser humano, que está em contraste com a natureza espiritual do "último Adão" (Cristo).

4- Extensão do pecado. O pecado se estende a todas as pessoas e corrompeu na sua totalidade, corpo, alma, espírito (Rm 2.9; 8.10; 2 Co 7.1), intelecto e vontade (Is 1.3; Jr 17.9), consciência e razão (1 Tm 4.2; Tt 1.15). Tudo isso diz respeito à extensão dos pés à cabeça (Is 1.5,6) e não se refere à intensidade. O ser humano está incapacitado de conhecer a Deus por seus próprios esforços. Mas a imagem de Deus, no ser humano caído, não foi erradicada, está desfigurada, mas não aniquilada (Gn 9.6; Tg 3.9). Isso inclui também o livre-arbítrio, pois os pecadores têm liberdade de escolha (Js 24.15; Jo 7.17; 2 Pe 3.5; Ap 22.17).

SINOPSE I

O pecado não teve sua origem no Éden, mas em Satanás, a antiga serpente.

II- A HERESIA QUE NEGA O ADVENTO DO PECADO

1- O Pelagianismo. Pelagianismo é a heresia mais antiga na história da igreja no tocante à pecaminosidade no gênero humano. O nome vem de Pelágio, monge erudito britânico (360-420) que se transferiu para Roma em 409. Foi contemporâneo de Agostinho de Hipona (354-430).

 A princípio, a sua doutrina teve acolhida popular e não era considerada herética porque parecia se tratar de um assunto meramente ético e não teológico. A controvérsia não foi desencadeada com o próprio Pelágio, mas com Celéstio, jurista romano de origem britânica, um dos principais porta-vozes das ideias pelagianas. A fonte da doutrina pelagiana são os escritos dos seus oponentes, não existe nada escrito pelo próprio Pelágio. O que se sabe, com certeza, sobre a sua teologia se resume nisto: o ser humano não nasce em pecado, a transgressão de Adão não afeta diretamente os outros, não existe pecado original, não existe a corrupção geral do gênero humano. Esses são alguns pontos do pensamento deles. O Pelagianismo foi condenado no Concílio de Éfeso em 431.

b) Resposta bíblica. O Pecado Original é aquele que veio da Queda de Adão, a Bíblia afirma que a transgressão de Adão levou toda a humanidade ao pecado e isso é uma verdade bíblica “12Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. (Rm 5.12). Esse homem pelo qual o pecado se estendeu à toda humanidade é Adão (Rm 5.14). A evidência incontestável dessa transmissão do pecado de Adão para a sua posteridade é a morte (Rm 5.12b). A corrupção do gênero humano é um fato incontestável revelado nas Escrituras (Sl 51.5; Is 1.5,6; Rm 3.10-12) e confirmado na própria experiência humana.

2- A morte de Jesus em favor dos pecadores. O Alcorão nega a crucificação e a morte de Jesus e, conclui que não havia necessidade de Jesus morrer pelos pecados da humanidade. A cruz de Cristo sempre foi um escândalo (vídeo) para o mundo, uma ofensa para os que estão nas trevas (1 Co 1.23).

SINOPSE II

O Pelagianismo é a heresia que nega a realidade do advento do Pecado

III- O PERIGO DESSA HERESIA PARA A VIDA DO CRENTE E DA IGREJA

1- Pensamentos pelagianistas em nossos dias. Essas ideias estão ainda hoje nas religiões reencarnacionistas que negam a Queda do Éden. O movimento religioso denominado Ciência Cristã nega a existência do pecado; no Mormonismo, a transgressão de Adão não passou para a raça humana, cada pessoa é responsável somente pelos seus próprios pecados. Devemos conhecer bem aquilo em que nós cremos e também o ponto de vista do outro para sabermos conversar. Essas pessoas estão entre nós no dia a dia, e é bom saber como identificar a teologia antibíblica delas para apresentar o Evangelho que as conduza à salvação, porque Jesus morreu por elas também (Jo 3.16; 1 Co 15.3; 1 Tm 1.15). E nessa missão, temos a ajuda do Espírito Santo (Lc 12.12).

2- O perigo. Quando as pessoas não conhecem bem as crenças e as práticas de sua igreja, terminam atraídas facilmente por ensinos diferentes, que às vezes lhes parece correto, e por isso nem examinam seus fundamentos (1 Ts 5.21; 1 Jo 4.1). O analfabetismo bíblico é o drama do nosso século que tem levado essas pessoas para o erro doutrinário.

SINOPSE III

Os pensamentos pelagianistas podem ser percebidos por meio das religiões reencarnacionistas, da Ciência Cristã, do mormonismo.

CONCLUSÃO

Mesmo nesse estado de corrupção total, nem tudo está perdido, há esperança. Desde a Queda de Adão no Éden, Deus tem demonstrado seu amor e cuidado com a posteridade do primeiro casal. Deus não nos abandonou. Em seu amor e misericórdia, “nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Ef 2.5).

VERDADE PRÁTICA

O pecado é um elemento real na vida de todas as pessoas desde o ventre materno.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Quem é o autor do pecado?
A Bíblia nos conta que o autor do pecado, a serpente que enganou Eva, é o próprio diabo e Satanás, a antiga serpente”.
2- Qual a passagem bíblica mais contundente que mostra que herdamos a transgressão de Adão?
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).
3- Em que se resume o Pelagianismo?
O ser humano não nasce em pecado, a transgressão de Adão não afeta diretamente os outros, não existe pecado original, não existe a corrupção geral do gênero humano.
4- Qual a evidência incontestável da transmissão do pecado de Adão para toda a humanidade?
A evidência incontestável dessa transmissão do pecado de Adão para a sua posteridade é a morte (Rm 5.12b).
5- Quais grupos religiosos representam hoje algumas das ideias do pelagianismo?
As religiões reencarnacionistas, Ciência Cristã e mormonismo

 

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