INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos como uma igreja cheia do Espírito Santo
se comporta. A partir do capítulo 4.24-31 do livro de Atos dos Apóstolos,
encontramos uma das principais marcas que caracterizam a igreja de Jerusalém: a
perseverança. Uma igreja perseverante é capacitada para dar testemunho de sua
fé mesmo que em meio ao fogo da provação (1Pe 4.12). Essa igreja suporta as
provações porque é cheia do Espírito. Por causa do Evangelho, ela renuncia seu
próprio bem-estar e não aceita ficar na “zona de conforto”. Na verdade, sem a
capacitação do Espírito, o Corpo de Cristo não suporta as provas para cumprir
sua missão no mundo. Outra marca uma igreja cheia do Espírito Santo é a sua
capacidade de orar com poder e, por isso, impactar o mundo ao seu redor. Essa
oração fortalece a igreja, capacita-a a testemunhar de maneira eficaz. Da mesma
forma, uma igreja cheia do Espírito Santo é marcada pela ousadia para proclamar
o Evangelho com poder. E, por isso, se tornar relevante para o mundo.
NOTA:
Na Igreja Primitiva nos vemos 4 coisas:
1. Perseverança:
Ela é uma igreja que não foge da provação, mas permanece firme por causa da
capacitação do Espírito Santo (1Pe 4:12).
2. Renúncia
e Fé: Ela abandona o conforto pelo bem do Evangelho, enfrentando oposição
sem recuar.
3. Oração
com Poder: O clamor coletivo gera impacto espiritual, fortalecendo cada
crente e a missão da comunidade.
4. Ousadia Evangelística: Revestida pelo Espírito, proclama o Evangelho com coragem e se torna relevante para o mundo.
Objetivos
da Lição:
Identificar
as características de uma igreja cheia do Espírito Santo, destacando sua
perseverança em meio às provações;
Analisar
a importância da oração com poder na vida da igreja;
Demonstrar
como a ousadia espiritual fortalece a pregação do Evangelho.
Palavras-Chave: ESPÍRITO SANTO
TEXTO ÁUREO
“E, tendo
orado, moveu-se o
lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra
de Deus.” (At 4.31).
Texto em Grego Bíblico (Koiné)
Καὶ δεηθέντων αὐτῶν ἐσαλεύθη ὁ τόπος ἐν ᾧ ἦσαν συνηγμένοι,
καὶ ἐπλήσθησαν πάντες τοῦ ἁγίου πνεύματος, καὶ ἐλάλουν τὸν λόγον τοῦ θεοῦ μετὰ
παρρησίας.
🔤 Transliteração
Kai deēthéntōn autōn esaleúthē ho tópos en hō̂ ē̂san synēgménoi, kai eplēsthēsan pántes tou hagiou pneumatos, kai eláloun ton lógon tou theoû metà parrēsías.
Palavras-chave destacadas e explicadas
Palavra Grega |
Tradução |
Explicação Contextual |
δεηθέντων (deēthéntōn) |
Tendo orado |
Verbo no particípio aoristo, indica súplica fervorosa.
Mostra que o mover veio após oração. |
ἐσαλεύθη (esaleúthē) |
Moveu-se |
Aoristo passivo. Indica um tremor ou movimento físico do
lugar, sinal da presença divina. |
συνηγμένοι (synēgménoi) |
Reunidos |
Particípio perfeito passivo. Destaca a unidade dos crentes
— estavam juntos com propósito. |
ἐπλήσθησαν (eplēsthēsan) |
Foram cheios |
Passivo aoristo. Enfatiza que o enchimento do Espírito
Santo foi um ato divino. |
ἁγίου πνεύματος (hagiou pneumatos) |
Espírito Santo |
Literalmente “Espírito Santo”. O agente da ousadia e da
capacitação para a missão. |
παρρησίας (parrēsías) |
Ousadia |
Palavra poderosa que significa “liberdade de falar”,
“franqueza”, “coragem”. |
Esse
versículo mostra que quando há oração, unidade e abertura ao Espírito Santo, há
também manifestação divina e ousadia para anunciar o evangelho. É uma
das cenas mais impactantes do livro de Atos!
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE - Atos 4.24-31.
24 — E, ouvindo eles isto, unânimes
levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e
a terra, e o mar e tudo o que neles há;
25 — Que disseste pela boca de Davi, teu
servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?
26 — Levantaram-se os reis da terra, e os
príncipes se ajuntaram à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido.
27 — Porque verdadeiramente contra o teu
santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio
Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
28 — Para fazerem tudo o que a tua mão e o
teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
29 — Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas
ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
30 — Enquanto estendes a tua mão para curar,
e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
31 — E, tendo orado, moveu-se o lugar em que
estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com
ousadia a palavra de Deus.
I. UMA
IGREJA PERSEVERANTE
1. Suporta o sofrimento. Após sua pregação junto à Porta Formosa, Pedro e João são levados presos (At 4.3) e, posteriormente, ameaçados por pregarem o nome de Jesus (At 4.17). Foi dito a eles que não falassem nem ensinassem no nome do Senhor (At 4.18). A ordem era clara, mas os apóstolos estavam dispostos a pagar o preço de não segui-la. Eles suportariam tudo por amor a Jesus. Agiam com perseverança. Isso só foi possível porque Pedro, que falava por si e pelos demais apóstolos, havia sido cheio do Espírito Santo (At 4.8). O tempo verbal do grego usado no versículo 8 (tendo sido cheio) demonstra que o apóstolo, que já havia sido batizado no Espírito Santo, no Pentecostes (At 2.4), foi revestido novamente do poder do alto. Uma igreja continuamente cheia do Espírito suporta as provas e o sofrimento.
NOTA:
"Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: Chefes do povo e
anciãos." (At 4.8)
Texto em Grego (Koiné)
Τότε Πέτρος πλησθεὶς πνεύματος ἁγίου εἶπεν πρὸς αὐτούς· Ἄρχοντες
τοῦ λαοῦ καὶ πρεσβύτεροι·
🔤 Transliteração
Tóte Pétros plēstheìs pneumatos hagiou eípen pròs autoús: Árchontes tou laoû kai presbýteroi.
Explicando “cheio do Espírito Santo”
Expressão Grega |
Tradução |
Explicação |
πλησθεὶς (plēstheìs) |
Cheio (foi cheio) |
Particípio aoristo passivo de plēmí. Indica ação
realizada por Deus: Pedro foi revestido pelo Espírito. |
πνεύματος ἁγίου (pneúmatos hagiou) |
Espírito Santo |
Genitivo; mostra quem encheu Pedro. O Espírito Santo é a
fonte do poder e da sabedoria que ele manifesta. |
A construção gramatical πλησθεὶς πνεύματος ἁγίου (Cheio do Espírito Santo) é usada diversas vezes no livro de Atos para indicar momentos em que os discípulos falam com autoridade divina. Não é apenas entusiasmo — é uma capacitação sobrenatural que dá coragem, clareza e impacto.
2. Não negocia seus valores. Quando a classe sacerdotal intimou os apóstolos e lhes deram ordem expressa para que eles não falassem nem ensinassem no nome de Jesus, a resposta dos apóstolos foi: “19Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus, 20porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.19. 20). Em outras palavras, os apóstolos afirmaram que não negociariam a sua fé. Não abririam mão dos valores da fé que haviam recebido, pois eles são inegociáveis. Uma das marcas de uma igreja que perdeu ou está perdendo o poder do Espírito é a sua aceitação de princípios e práticas que afrontam as Escrituras.
3. Está
convicta de sua fé. Uma igreja cheia do Espírito Santo está
convicta de sua fé. Não se apoia em suposições, mas em fatos (At 4.20). Os
primeiros cristãos não apenas ouviram sobre Deus, mas também testemunharam suas
obras. Quando Filipe
pregou em Samaria, os samaritanos se convenceram porque “ouviam” e “viam” os
sinais que Filipe fazia (At 8.6). Alguém já
disse que Deus é plenamente obedecido no céu porque lá Ele é visto, enquanto na
terra, muitas vezes, é desobedecido por ser apenas ouvido. No entanto, a
igreja cheia do Espírito não apenas proclama a Palavra, mas também manifesta a
obra de Deus.
18Porque não ousaria
dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para
obediência dos gentios, por palavra e por obras; 19pelo poder dos
sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde
Jerusalém e arredores até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus
Cristo. (Rm 15.18,19).
Jesus foi poderoso tanto em palavras quanto em obras “...Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso
em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; “ (Lc 24.19).
SINOPSE I
A igreja primitiva enfrentou perseguições, mas permaneceu
firme na fé e na missão.
II. UMA
IGREJA QUE ORA COM PODER
1. Orando com propósito. Observamos na oração do capítulo 4.24-30 de Atos dos Apóstolos que os crentes oram para que Deus seja glorificado por meio de um evangelismo de poder. Eles oraram com um propósito e, por isso, foram específicos. Não foi, portanto, uma oração vaga. Nela, eles oraram para que Deus exercesse a sua soberania e agisse por meio deles, dando-lhes poder para testemunhar do Senhor Jesus. Nesse sentido, o propósito da oração foi para que Deus fosse glorificado na resposta.
2. Orando em unidade. “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus” (At 4.24). A Concordância de Strong explica que a palavra “unânimes” vem do termo grego homothymadon, que significa um grupo de pessoas agindo com o mesmo propósito e em total harmonia. Isso mostra que havia unidade e concordância na oração. Uma igreja cheia do Espírito Santo é unida. Ela sabe respeitar as diferenças e entende que unidade não significa que todos são iguais. No meio da igreja, há crentes mais experientes e outros que ainda estão aprendendo; há aqueles que são maduros na fé e há os que ainda estão amadurecendo na caminhada cristã. Mas nada disso impede que a igreja se una em oração, buscando a Deus com o mesmo propósito.
NOTA:
ὁμοθυμαδόν (homothymadon). Na sua etimologia esse termo é um
advérbio de modo:
É composto por duas partes:
- ὁμός
(homós) – “o mesmo”, “junto”, “em comum”
- θύμος
(thymós) – “mente”, “ânimo”, “emoção”, “paixão”
A forma final -αδόν indica que é um advérbio de
modo, ou seja, descreve como algo foi feito.
Significado literal: “com ideias semelhantes”, “com o mesmo ânimo”, “de comum acordo”, “com uma só mente e paixão”.
Uso
na Bíblia
Esse termo aparece com frequência em Atos dos Apóstolos,
descrevendo os discípulos reunidos em perfeita união emocional e espiritual
— não apenas em pensamento, mas em sentimento, propósito e vontade.
Exemplo:
“Todos estes perseveravam unânimes em oração.” (Atos
1:14)
Aqui, ὁμοθυμαδόν (homothymadon) indica um profundo senso de
comunhão e propósito divino.
Aplicação
espiritual
Essa palavra revela que unidade verdadeira vai além da concordância intelectual — ela envolve uma paixão compartilhada pelo Reino, uma entrega conjunta, e um agir coletivo com o mesmo fogo espiritual.
3.
Orando fundamentada na Palavra de Deus. Ao orarem, os crentes
citaram o Salmos 2.1,2: “que disseste pela boca
de Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas
vãs?” (At 4.25). Quando
oramos tomando por base a Palavra de Deus afirmamos as suas verdades. Uma oração feita fora da Palavra de Deus não terá nenhuma
garantia de ser respondida porque Ele vela pela sua Palavra para a cumprir (Jr
1.12). Não há dúvidas de que a falta de fundamentação bíblica pode estar
por trás do fracasso na vida de oração.
SINOPSE II
A oração foi e é a base espiritual da igreja, trazendo
direção, coragem e poder de Deus.
III. UMA
IGREJA OUSADA NO SEU TESTEMUNHO
1. Ousadia para enfrentar oposição ao Evangelho. Os crentes oraram conscientes dos obstáculos que estavam enfrentando: “Olha para suas ameaças” (v.29). Uma igreja cheia do Espírito é uma igreja perseverante. Ela suporta a oposição e o sofrimento por causa do Evangelho. Deve ser destacado ainda que uma igreja verdadeiramente bíblica sofrerá rejeição e oposição: “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12). Uma igreja que procura se ajustar à agenda do Estado perdeu a sua autoridade espiritual e sua legitimidade bíblica.
2.
Ousadia no exercício dos dons espirituais. O evangelista nos informa que, tendo eles orado, todos
“foram cheios do Espírito Santo” (At 4.31). No ensino de Lucas como no de Paulo o enchimento
do Espírito está diretamente relacionado à prática dos dons espirituais na
igreja cristã.
“12Assim, também vós, como
desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para a
edificação da igreja.” 1Co 14.12;
“18E não
vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do
Espírito,” Ef 5.18),
No livro de Atos dos Apóstolos, é o Espírito Santo quem dá crescimento à Igreja e opera milagres extraordinários, não somente por meio dos apóstolos, mas também pelos demais cristãos. É a ação do Espírito de Deus entre eles que realiza essas obras (At 6.3,5; At 8.5-7; 13.9). Devemos, portanto, nos encher do Espírito Santo para que seus dons tragam edificação à Igreja.
3.
Ousadia na exposição da Palavra. As Escrituras dizem que, após
a oração da igreja, “todos
foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (At
4.31). É interessante observarmos o uso da palavra “ousadia” nesse texto.
Ela aparece, por exemplo, em Atos 4.13 para se referir à coragem de Pedro e
João quando foram interrogados pelos anciãos e escribas. O cristão cheio do
Espírito se torna corajoso em sua vida cristã. Ele prega a Palavra de Deus com
poder.
NOTA:
παρρησίας (parrēsías) |
Ousadia |
Palavra poderosa que significa “ousadia”, “liberdade de
falar”, “franqueza”, “coragem”. |
SINOPSE III
Movida pelo Espírito Santo, a igreja anunciava o Evangelho com ousadia, sem temer oposição.
VERDADE PRÁTICA
Uma igreja cheia do Espírito Santo suporta aflições, ora com
poder e ousa no testemunho cristão.
CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos o que caracteriza, de fato, uma igreja pentecostal. Suas características se tornam visíveis e estão diretamente associadas à plenitude do Espírito Santo. A Primeira Igreja não foi perfeita, como o livro de Atos deixa bem claro. Contudo, suas limitações eram superadas por um viver diário sob a capacitação do Espírito Santo. Se queremos, de fato, ser uma igreja relevante, devemos nos deixar encher do Espírito Santo.
Aplicação: Assim como a igreja primitiva enfrentou desafios com oração, ousadia e fé no Espírito Santo, somos chamados a viver da mesma forma hoje. Diante das adversidades, devemos buscar a Deus com fervor, permanecer firmes na fé e proclamar o Evangelho com coragem.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Suportar provas e sofrimento é uma marca de
que tipo de igreja?
De uma igreja perseverante, que permanece firme na fé mesmo diante das adversidades.
2. Cite uma das marcas da igreja que perdeu ou
está perdendo o poder do Espírito.
Uma dessas marcas é a aceitação de princípios e práticas que afrontam as Escrituras.
3. O que podemos observar em Atos 4.24-30?
A igreja reunida clamando para que Deus seja glorificado por meio de um evangelismo de poder.
4. No ensino de Lucas, de acordo com a lição, a
que o enchimento do Espírito está relacionado?
Está relacionado à prática dos dons espirituais na igreja cristã.
5. A palavra “ousadia” se refere a quê em
relação a Pedro e João?
Refere-se à coragem de Pedro e João quando foram
interrogados pelos anciãos e escribas.