googlefc.controlledMessagingFunction Lição 6 O Bom Pastor e suas ovelhas - Data: 11 de maio de 2025

Lição 6 O Bom Pastor e suas ovelhas - Data: 11 de maio de 2025

 

1. INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, vamos estudar o capítulo 10 do Evangelho de João, onde destacaremos a figura de Jesus como o BOM Pastor, aquEle que protege, cuida e orienta as suas ovelhas. Vamos analisar o contexto em que Jesus é descrito como “a Porta das Ovelhas” e a conexão desta imagem com o aprisco, o lugar de habitação do rebanho. Por fim, diferenciaremos as figuras do Bom Pastor e do mercenário, para que possamos reconhecer a voz do verdadeiro pastor de nossas almas. 

A) Objetivos da Lição: 

Analisar Jesus como a porta das ovelhas, o único acesso para o pecador alcançar a salvação e estabelecer a comunhão com Deus.;

Esclarecer o simbolismo do aprisco enquanto espaço de segurança, assistência e pertencimento ao Corpo de Cristo;

Diferenciar as atitudes do Bom Pastor dos comportamentos egoístas do mercenário.

Palavra-Chave: CUIDADO 

TEXTO ÁUREO 

PT ARC:Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (Jo 10.14).

 Grego Bíblico: Ἐγώ εἰμι ὁ ποιμὴν ὁ καλός, καὶ γινώσκω τὰ ἐμά, καὶ γινώσκονται ὑπὸ τῶν ἐμῶν.

Transliteração: Egō eimi ho poimēn ho kalos, kai ginōskō ta ema, kai ginōskontai hypo tōn emōn.

NOTA: A palavra que se traduz por "bom" nesse versículo é καλός (kalós). Na língua grega, kalós significa "bom" no sentido de algo que é nobre, belo, correto ou virtuoso. No contexto do versículo, Jesus está enfatizando que Ele é o Pastor ideal, que cuida e protege suas ovelhas com amor e dedicação. 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE João 10.1-16. 

1 — Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3 — A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.

4 — E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

5 — Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

6 — Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.

7 — Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

8 — Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.

9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 — O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

11 — Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 — Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

14 — Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

15 — Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.

16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. 

HINOS SUGERIDOS - 91, 126 e 274 da Harpa Cristã.

I. JESUS, A PORTA DAS OVELHAS

1. O contexto. Este capítulo é antecedido pelo capítulo 9, onde Jesus teve uma conversa breve com fariseus que tentavam encontrar algum ponto de discórdia para acusá-lo (Jo 9.40,41). No capítulo 10, Jesus interrompe esse diálogo após a cura de um cego de nascença, que foi expulso da sinagoga da cidade porque sabiam que o seu testemunho os incomodaria. Jesus propôs a parábola do Pastor e das Ovelhas para caracterizar os religiosos como falsos pastores e, mais especificamente, como mercenários. Este relato possui a mesma força da crítica aos falsos pastores presente na profecia de Ezequiel 34.1-10. 

NOTA: A profecia de Ezequiel 34.1-10 apresenta uma repreensão contundente aos falsos pastores de Israel, destacando sua negligência e exploração do povo. Aqui estão os principais pontos dessa denúncia:

  1. Exploração do rebanho: Os líderes espirituais se alimentavam das ovelhas, mas não cuidavam delas. Em vez de proteger e guiar o povo, eles buscavam apenas seus próprios interesses.
  2. Falta de cuidado e proteção: Os falsos pastores não fortaleciam os fracos, não curavam os doentes e não procuravam as ovelhas perdidas. Isso resultava em um povo desorientado e vulnerável.
  3. Dispersão do rebanho: Por causa da negligência dos líderes, as ovelhas se tornaram presas fáceis para predadores, simbolizando a opressão e sofrimento do povo de Israel.

Resultado da sua negligência e exploração do povo

  1. Juízo divino: Deus declara que Ele mesmo tomará medidas contra esses pastores corruptos, removendo-os de sua posição e assumindo o papel de verdadeiro pastor para guiar e proteger Seu povo.
  2. Promessa de restauração: Após a repreensão, Deus promete buscar as ovelhas perdidas, reunir o rebanho e estabelecer um pastor ideal (Kalós), uma referência ao Messias. 

2. A Porta das Ovelhas. “Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas (Jo 10, 7)

Grego: Ἀμὴν λέγω ὑμῖν ὅτι ἐγώ εἰμι ἡ θύρα τῶν προβάτων.

Transliterado: Amēn legō hymin hoti egō eimi hē thyra tōn probatōn. 

NOTA: A palavra "porta" em grego é θύρα (thyra).

No contexto de João 10.7, Jesus usa essa palavra para se referir a si mesmo como a "porta das ovelhas", enfatizando que Ele é o único caminho para a salvação e a verdadeira comunhão com Deus.

Nesta parábola destacam-se dois pontos principais. Em primeiro lugar, Ele entra pela porta do aprisco onde se encontram as ovelhas (Jo 10.1-3). Em segundo lugar, Ele se refere a si mesmo como “a porta das ovelhas” (Jo 10.7).

Os primeiros versículos de João 10, sugerem que aquele que passa pela porta do aprisco é o verdadeiro pastor, enquanto quem utiliza outros caminhos é associado a “ladrões e salteadores”. Assim, as ovelhas reconhecem a voz do verdadeiro pastor e não dão atenção ao mercenário. Além disso, Jesus afirma: “Eu sou a Porta” (Jo 10.7); e logo depois declara: “Eu sou o Bom/kalós Pastor” (Jo 10.11). Estas declarações são direcionadas aos líderes religiosos judeus, que podem ser vistos como falsos pastores do povo (Jo 10.11,14), pois não cuidavam, protegiam ou orientavam o povo de Deus.

3. A mensagem da porta. O significado contido na frase “Eu Sou A Porta” é bastante claro: existe apenas um caminho exclusivo para entrar no Reino de Deus, que é através da fé em Jesus Cristo. Jesus como a porta é o acesso direto ao Pai (Hb 4.14,15), permitindo-nos aproximarmos dEle com ousadia e confiança (Hb 4.16). Para desfrutarmos de uma relação eterna e significativa com Deus, é preciso crer em Jesus, viver conforme os seus ensinamentos e obedecê-lo plenamente. O nosso Senhor é a “porta” pela qual todos os pecadores devem entrar.

SINOPSE I - Jesus é a porta das ovelhas, o único caminho para alcançar a salvação. 

II. O APRISCO DAS OVELHAS

1. Parábola? Uma alegoria? O versículo 6 indica que a história narrada por Jesus é uma parábola; uma narrativa breve, que ensina através de uma alegoria. Jesus comunicava as suas lições de forma sistemática utilizando parábolas. As figuras do Pastor e das Ovelhas faziam parte do cotidiano do povo e serviram como símbolos para ilustrar o ensinamento de Cristo sobre o pastoreio das ovelhas no aprisco. 

2. O aprisco das ovelhas. O aprisco das ovelhas era uma edificação de pedras com apenas uma entrada (porta) por onde as ovelhas eram levadas para dentro ao entardecer (Jo 10.1). Essas ovelhas eram supervisionadas pelo porteiro, ou pastor, que se acomodava junto à entrada do abrigo para assegurar a proteção delas. A representação simbólica do abrigo fala da atividade pastoril que os judeus exerceram ao longo de várias gerações, e da relação religiosa entre os líderes judeus e a população. Portanto, atualmente, essa imagem simbólica da parábola pode ser relacionada ao vínculo da Igreja de Cristo com o Senhor Jesus, nosso Sumo Pastor (1Pe 5.4).

NOTA: Essa expressão "porta das ovelhas" é uma metáfora! No contexto bíblico, essa imagem remete à prática dos pastores da época, que muitas vezes dormiam na entrada do aprisco para proteger as ovelhas dos predadores.  Jesus, porém, não se coloca à porta, mas como a porta! Ele se coloca como a única passagem segura para as ovelhas e para aqueles que buscam vida eterna e comunhão com Deus. 

3. Um lugar de proteção. O aprisco das ovelhas simboliza também um espaço de proteção. Este local é defendido diretamente pelo Pastor do Rebanho, que está disposto a sacrificar-se, se necessário (Jo 10.11). Espiritualmente falando não existe lugar mais seguro do que aquele que está sob a vigilância e proteção do Sumo Pastor, o Senhor Jesus Cristo. O seu compromisso com o seu rebanho ficou evidente através da sua obra realizada no Calvário (Jo 19.30). Assim, as afirmações “Eu sou a porta” (v.9) e “Eu sou o bom/kalós pastor” (v.11) expressam essa realidade de cuidado por todos os que fazem parte do Corpo de Cristo (Cl 1.24).

SINOPSE II - Jesus é o aprisco das ovelhas. Ele garante segurança, assistência e pertencimento das ovelhas no Corpo de Cristo. 

III. A DISTINÇÃO ENTRE O BOM PASTOR E O MERCENÁRIO 

1. O Bom Pastor. O versículo 11 menciona que Jesus é o “Bom Pastor” que sacrifica a sua vida pelas ovelhas. Em contraste com o ladrão (v.10), que vem para roubar, matar e destruir. A missão do Bom Pastor é oferecer vida, tanto na perspectiva eterna/celestial da salvação, como na vida nesse mundo (Jo 20.31; Rm 8.29). A generosidade do Sumo Pastor é sem igual, pois ninguém pode defender as suas ovelhas como Ele faz. O nosso Senhor é indiscutivelmente o melhor dos pastores. Quem entra no seu aprisco encontra uma vida verdadeira. 

2. O Mercenário. O versículo 12 apresenta a figura do mercenário. Ao contrário do Bom Pastor, que se sacrifica pela vida das ovelhas, o mercenário foge diante do perigo, dispersando e roubando as ovelhas. Não demonstra zelo nem cuidado por elas. Por essa razão, é simbolizado como ladrão e bandido. Assim, enquanto o Bom Pastor promove a vida, o mercenário traz consigo a morte; em vez de construir, ele destrói tudo o que encontra pelo caminho. Ele abandona as ovelhas à sua própria sorte. A representação do mercenário ilustra o caráter dos falsos líderes e mestres fraudulentos que procuram constantemente semear divisões entre o povo de Deus.

NOTA: O mercenário é aquele que cuida das ovelhas apenas por interesse próprio, sem verdadeiro compromisso ou amor por elas. Quando vê o perigo, como a chegada do lobo, ele foge e abandona as ovelhas, deixando-as vulneráveis.

Essa imagem é usada por Jesus para criticar líderes religiosos que não cuidavam verdadeiramente do povo, mas apenas buscavam benefícios pessoais. Diferente do mercenário, o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, demonstrando um amor genuíno e sacrificial. 

3. Lobos vorazes X o Bom Pastor. Os lobos aproximam-se do aprisco para atacar as ovelhas apenas quando percebem que o mercenário não está atento à sua chegada, “Mas o mercenário que não é pastor, de quem não são as ovelhas, foge, e o lobo arrebata e dispersa” (Jo 10.12). Não é por acaso que o Apóstolo Paulo descreve esses “lobos vorazes” como sendo os falsos mestres que promovem doutrinas enganosas e comprometem a fé do Evangelho, iludindo e levando consigo as ovelhas desatentas (At 20.29,30). Estes têm intenções destrutivas (2Co 2.17), geram divisões no rebanho (Tt 3.10) e dispersam as ovelhas (1Jo 2.18,19; 4.1-3). Por isso Jesus se apresenta como a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor (Mt 7.13,14; Lc 13.24).  

SINOPSE III

As ações do Bom Pastor distinguem-se das do mercenário. Ao contrário deste, o Bom Pastor dá a sua própria vida, demonstra generosidade e protege as ovelhas.  

CONCLUSÃO

Jesus afirmou que as suas ovelhas conhecem a sua voz e o seguem (Jo 10.27). Desta forma, aqueles que pertencem ao grande rebanho do Sumo Pastor têm a alegria de conhecer e reconhecer a sua voz. Assim sendo, não devemos perder tempo ouvindo a voz do lobo. A voz do Bom Pastor é mais do que suficiente para nos guiar ao longo da nossa caminhada na vida cristã.  

VERDADE PRÁTICA 

Jesus é o Bom Pastor e nós, que pertencemos à sua Igreja, somos as ovelhas do seu rebanho. 

REVISANDO O CONTEÚDO 

1. Qual foi a finalidade de Jesus ao utilizar a parábola do Pastor e das Ovelhas?

Jesus utilizou a parábola do Pastor e das Ovelhas para caracterizar os religiosos como falsos pastores e, mais especificamente, como mercenários. 

2. Qual é a mensagem evidente da afirmação “Eu Sou a Porta”?

O significado contido na frase “Eu Sou a Porta” é bastante claro: existe apenas um caminho exclusivo para entrar no Reino de Deus, que é através da fé em Jesus Cristo. 

3. O que constituía o aprisco das ovelhas?

O aprisco das ovelhas consistia, essencialmente, numa edificação de pedras que possuía apenas uma entrada (ou porta) por onde as ovelhas eram levadas para dentro ao entardecer (Jo 10.1). 

4. Qual é a missão do Bom Pastor?

A missão do Bom Pastor é oferecer vida, tanto na perspectiva eterna/celestial da salvação, como na dimensão virtuosa da santidade enquanto forma de viver no mundo (Jo 20.31; Rm 8.29). 

5. De que forma você pode caracterizar o Mercenário?

O mercenário opta por fugir diante do perigo, dispersando e roubando as ovelhas. Não demonstra zelo nem cuidado por elas.

 

 

 


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