googlefc.controlledMessagingFunction Missões e a Igreja Perseguida - EBD Lição 11

Missões e a Igreja Perseguida - EBD Lição 11

 

INTRODUÇÃO

A perseguição contra cristãos é uma realidade. Aproximadamente 360 milhões de cristãos no mundo sofrem algum tipo de perseguição por expressarem a sua fé em Jesus. Muitas vezes, a obra missionária é realizada num contexto de perseguição religiosa, política e cultural.

I – A IGREJA NASCEU EM UM CONTEXTO DE PERSEGUIÇÃO

1-          A perseguição contra Estêvão, o primeiro mártir. 

O discurso de Estêvão foi tão assertivo que os judeus se enfureceram ao ponto de o expulsarem da cidade e o apedrejarem. Assim, ele foi o primeiro mártir da Igreja (At 7.59,60).

2- A igreja foi dispersada. Como consequência do ocorrido com Estêvão, uma grande perseguição aconteceu em Jerusalém e resultou na dispersão dos primeiros cristãos para a Judéia e Samaria (At 8.1). Todavia, à medida que os cristãos dispersos iam por todos os lugares, eles anunciavam a Palavra de Deus (At 8.4). Podemos notar, portanto, que a perseguição se mistura com a origem da Igreja de Cristo. Os primeiros cristãos viveram uma realidade que não é distante de muitos outros em pleno século XXI.

3- A perseguição cristã é uma realidade. De forma geral, podemos conceituar a perseguição como o ato de assediar, oprimir, dificultar ou negar os direitos fundamentais de ir e vir, torturar e/ou executar pessoas com bases em diferenças étnicas, políticas e religiosas. De acordo com os dados do portal Missão Portas Abertas, a perseguição aos cristãos está aumentando em muitas esferas do mundo. São aproximadamente 360 milhões de cristãos no mundo que enfrentam algum tipo de oposição por expressar a sua fé em Jesus Cristo. Isso significa que os cristãos são discriminados em alguns lugares, presos em outros e, até mesmo, torturados e mortos em alguns países.

II- A PERSEGUIÇÃO CRISTÃ NA ATUALIDADE

1-          Em muitos lugares ser cristão é perigoso. Para muitas pessoas no mundo atual, se converter e proclamar a fé em Jesus significa receber uma oposição sistemática, serem obrigados a abandonar a família, perder o emprego, perder os bens, e os direitos básicos. Infelizmente, em muitos lugares, o exílio, a prisão, a tortura, a mutilação e a morte fazem parte do contexto de vida de muitos cristãos e missionários. 

No Brasil é fácil - Constituição Brasileira ainda garante o seguinte: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias” (artigo 5º, inciso VI da Constituição Federal de 1988). Como o apóstolo Paulo, não devemos nos furtar de fazer uso da lei quando necessário (At 22.25-29).

2- Coreia do Norte: a nação mais fechada ao Evangelho. Segundo a classificação do portal Missão Portas Abertas, em primeiro lugar em perseguição mundial, a Coreia do Norte é apontada como a nação mais fechada para o Evangelho desde o início deste século. A igreja mundial deve orar e se interessar pela Coreia do Norte.

III- COMO AJUDAR A IGREJA PERSEGUIDA



1- Conhecer a gravidade da situação. sites como SENAMI, Missão Portas Abertas e Voz dos Mártires prestam um excelente serviço de informação e apoio aos cristãos perseguidos.

2- Ore pela igreja perseguida. Devemos orar pelos cristãos perseguidos e pelos missionários desse contexto. Ore para que os cristãos perseguidos e os missionários que atuam nesse contexto tenham coragem e não desanimem diante das perseguições (Ef 6.19,20). Ore por proteção de suas vidas, de suas famílias e suas comunidades. Ore também pelos perseguidores, pois eles também precisam de Jesus como ocorreu com o Apóstolo Paulo.

2- Se envolva com a causa da igreja perseguida. Quando nos dispomos a orar pelos cristãos perseguidos já começamos a nos envolver com a causa da igreja perseguida.

Sem dúvida, o contato com os testemunhos de cristãos que resistem em fé diante de um governo opressor é muito poderoso para nos tirar da zona de conforto e nos desafiar a viver um Evangelho de maneira mais empenhada e compromissada.

As histórias dos cristãos perseguidos revelam uma dimensão da fé que muitos cristãos atuais, principalmente no Ocidente, desconhecem (2 Co 11.22-28). 

OS 10 MAIORES PERSEGUIDORES A CRISTÃOS NO MUNDO 

Muitos Cristãos ao redor do mundo não têm direitos à liberdade e são vítimas de hostilidades: na sua individualidade, na família, na comunidade, na nação e na igreja. 

Mais de 245 milhões de cristãos no mundo enfrentam algum tipo de oposição por causa da sua fé em Jesus Cristo. 

E há um número de 50 países onde a perseguição é mais severa. 

Os cristãos perseguidos: 

1-  Não têm seus direitos de liberdade religiosa garantidos;

2-  A conversão ao cristianismo é proibida e os cristãos sofrem ameaças vindas do governo ou de grupos extremistas;

3-  São forçados a deixar suas casas ou empregos por medo da violência que pode alcançá-los;

4-  São agredidos fisicamente e até mortos por causa da sua fé; são presos, interrogados e, por diversas vezes, torturados por se recusarem a negar a Jesus.

 AS FONTES DA PERSEGUIÇÃO 

As fontes de perseguição geralmente são pequenos grupos (radicais) dentro de um grupo maior, por exemplo, MUÇULMANOS, HINDUÍSTAS COMUNISTAS, cujo objetivo é maltratar os cristãos. 

No Norte da Nigéria, por exemplo onde os cristãos sofrem perseguição por parte de muçulmanos a vida dos cristãos está cada vez mais difícil.


A perseguição aos cristãos vem por meio de 12 categorias distintas, sendo que uma delas está relacionada ao governo e as demais são relacionados à sociedade: oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, líderes religiosos cristãos, grupos religiosos violentos, grupos de pressão ideológica, cidadãos e quadrilhas, parentes dos cristãos, partidos políticos, grupos paramilitares, redes criminosas e organizações multilaterais.
 

Publicidade 

Muitas vezes a perseguição não é explicitamente contra cristãos ou igrejas, mas os perseguidores focados em sua busca pelo poder as vezes veem a ideologia do cristianismo como inimiga. 

A PERSEGUIÇÃO TEM TRÊS MOTIVAÇÕES FUNDAMENTAIS – A EXCLUSIVISTA, A SECULARISTA E A EXPLORATÓRIA.

A MOTIVAÇÂO EXCLUSIVISTA está relacionada à convicção religiosa extremista. Neste caso quando o outro não pertence ao mesmo grupo religioso, é visto como inferior ou infiel.

A PERSEGUIÇÃO EXCLUSIVISTA: vem da opressão islâmica, o nacionalismo religioso, o antagonismo étnico e o protecionismo denominacional.

A MOTIVAÇÂO SECULARISTA (vem do comunismo e pós-comunismo.) exerce pressão severa sobre indivíduos ou grupos que não aderem à ideologia dominante que é sempre antirreligiosa ou cética em relação à religião.

A MOTIVAÇÂO EXPLORATÓRIA se refere à ganância de alguns grupos em obter o máximo de recursos possível para si mesmos e para o seu ambiente social, de forma legal ou ilegal.

O impulso exploratório se relaciona com dois tipos de perseguição: corrupção + crime organizado e regime ditatorial.

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem