googlefc.controlledMessagingFunction Agnus Dei: um símbolo profundo na liturgia cristã

Agnus Dei: um símbolo profundo na liturgia cristã

“Agnus Dei” é latim e se traduz por “Cordeiro de Deus” em português. Este termo é muito importante nas tradições litúrgicas cristãs, do catolicismo romano, luteranismo e anglicanismo. O latim foi uma língua amplamente usada em contextos religiosos e académicos durante a época do estabelecimento muitas tradições litúrgicas cristãs, principalmente o catolicismo.

Significado de Agnus Dei

O termo “Agnus Dei” refere-se a Jesus Cristo, chamado na Bíblia e nas liturgias cristãs de o “Cordeiro de Deus”. O título baseia-se na proclamação de João Batista na Bíblia: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). Esta afirmação reflete a crença de que Jesus, através do seu sacrifício, tirou os pecados do mundo.

Linguagem do Agnus Dei

“Agnus Dei” está escrito em latim, “et respiciens Iesum ambulantem dicit ecce agnus Dei”, (João 1, 36) “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus”.

Agnus Dei na Bíblia

A frase “Agnus Dei” é baseada em uma passagem do Evangelho de João 1:29, onde João Batista vê Jesus e exclama: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.

²⁹ altera die videt Iohannes Iesum venientem ad se et ait ecce Agnus Dei qui tollit peccatum mundi (João 1:29).

Esta proclamação confirma o papel de Jesus como o salvador que tira os pecados da humanidade.

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem