googlefc.controlledMessagingFunction Lição 5: A missão da Igreja de Cristo - Data: 4 de fevereiro de 2024

Lição 5: A missão da Igreja de Cristo - Data: 4 de fevereiro de 2024

Hoje vamos estudar a missão deixada por Cristo à sua Igreja; a evangelização.  

A Igreja é chamada para proclamar a poderosa mensagem da cruz e ela cumpre a sua vocação de eleita quando participa da Grande Comissão (vídeo short explicando o termo) deixada por Jesus Cristo (Mt 28.19).

A igreja é uma comunidade adoradora (vídeosobre adoração) e de comunhão.

Palavras-Chave: GRANDE COMISSÃO

TÓPICO I. PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO

Nesse tópico nós temos 4 palavras gregas pra avaliar: Keryssó, euangelizô, matheteuo/(mafítêvo), Mathetés/máfitis).

TÓPICO II. ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO

Nesse tópico temos 2 palavras gregas para avaliar: Latreia, oikodomé

TÓPICO III. COMUNHÃO E SOCIALIZAÇÃO

Nesse tópico temos 2 palavras gregas para avaliar: koinonia, koinoneo

TÓPICO I. PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO

Nesse tópico nós temos 4 palavras gregas pra avaliar: Keryssó, euangelizô, matheteuo/(mafítêvo), Mathetés/máfitis).

Proclamando as Boas-Novas. A Igreja foi fundada por Cristo (Mt 16.18) como uma instituição para abençoar o mundo. Essa missão é exercida por meio da pregação do Evangelho: “Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” (1Co 1.21). Após ressuscitado, o Senhor Jesus comissionou os discípulos a pregarem o Evangelho (Mc 16.14-20). Referindo-se a essa missão, Marcos usa o verbo grego Keryssó, traduzido como “pregar”, “proclamar”.    O sentido é de um arauto que proclama algo. Esse verbo ocorre 61 vezes no Novo Testamento.

É o termo usado para mostrar João, o batista, “pregando no deserto da Judeia” (Mt 3.1); e Jesus Cristo quando começou a pregar (Mt 4.17). (legenda)

1) 2783 κηρυξ kerux

1) arauto ou mensageiro investido com autoridade pública, que levavam as mensagens oficiais dos reis, magistrados, príncipes, comandantes militares, ou que entregavam uma intimação pública ou ordem, e desempenhavam várias outras obrigações.

No NT é o embaixador de Deus, o arauto ou proclamador da palavra divina.

Ex: João Batista, por Jesus, os apóstolos, e outros mestres cristãos.

2784 κηρυσσω kerusso

1) ser um arauto, oficiar como um arauto

1a) proclamar como um arauto

1b) sempre com sugestão de formalismo, gravidade, e uma autoridade que deve ser escutada e obedecida.

2) publicar, proclamar abertamente: algo que foi feito.

2a) aquilo que é proclamado por um arauto ou clamador público, uma proclamação por arauto.

3) proclamação pública do evangelho e assuntos que pertencem a ele,

4296 προκηρυσσω prokerusso

de 4253 e 2784; TDNT - 3:717,430; v

1) anunciar ou proclamar, ser um arauto

2. O objeto da pregação. Outro termo usado com muita frequência no Novo Testamento para se referir à Grande Comissão da Igreja é euangelizô. Esse verbo ocorre 54 vezes no Novo Testamento e o seu sentido é o de trazer as Boas-Novas, pregar as Boas-Novas. Nesse aspecto, o objeto das Boas-Novas não se refere a alguma coisa, mas a alguém, a uma pessoa. Nesse sentido, os cristãos primitivos “não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo” (At 5.42). Pregar a Jesus Cristo não é pregar uma “coisa” ou uma mensagem subjetiva, mas proclamar ao mundo caído que Ele está vivo e pronto para salvar. Pregar a mensagem da cruz é anunciar o Evangelho do Reino de Deus revelado em Cristo (At 8.12).

3. Discipulando os convertidos. “Pregar” e “proclamar” é levar a Palavra de Deus aos que estão do lado de fora da Igreja, enquanto que “discipular” é instruir os que estão do lado de dentro. O verbo “discipular”, do grego matheteuo/(mafítêvo), ocorre somente quatro vezes no Novo Testamento, enquanto o substantivo “discípulo” (gr. Mathetés/máfitis) ocorre 261 vezes.

(μαθηταὶ mathētai/mafitêo/discípulo/estudante)

O sentido é o de alguém instruído ou treinado em alguma coisa. É o termo usado em Mateus 28.19 para designar a Grande Comissão: “Ide, ensinai todas as nações”. Na verdade, Jesus estava dizendo: “Ide e discipulai”. A Igreja não é formada apenas por “crentes”, a Igreja é formada por discípulos. Alguém pode estar na igreja local sem, contudo, ser um discípulo. Este é alguém que é capaz de reproduzir e passar para outrem o que aprendeu e vive por meio de Cristo Jesus.

TÓPICO II. ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO

Nesse tópico temos duas palavras gregas para avaliar: Latreia, oikodomé

 1. Uma comunidade adoradora. No contexto bíblico, a adoração significa dar a glória que é devida somente a Deus. É tirar a atenção de nós mesmos para centrarmos unicamente no Senhor (Mt 4.10). A adoração tem a ver com o nosso serviço a Deus. (Vídeo sobre adoração). Não é algo que se faz apenas no momento do culto público ou privativamente. Tem a ver com nossa maneira de ser, agir e viver. É viver a vida para Deus! Esse é o sentido do termo grego latreia, traduzido como “adorar”. O apóstolo Paulo roga à igreja que apresente a Deus o seu corpo em “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). A palavra “culto” nesse texto traduz o termo grego latreia. O sentido é o de um serviço prestado a Deus de forma consciente e integral. É viver totalmente para o Senhor.

2. Uma comunidade edificadora. A igreja é uma comunidade proclamadora, adoradora e edificadora. A palavra grega oikodomé (ikodomí), traduzida como “edificar”, é usada no seu sentido literal de construir um edifício e, metaforicamente, no sentido de crescimento espiritual.

3619 οικοδομη oikodome/Prédio (ikodomí)

1) (o ato de) construir, construção

2) metáf. o processo de edificação, edificação, (i.e., o que foi construído, edifício)

2a) ato de alguém que promove o crescimento de outro em sabedoria cristã, piedade, felicidade, santidade

No primeiro sentido é usada por Jesus em referência à casa edificada sobre a rocha (Mt 7.24) e, no segundo sentido, em Efésios 4.12. Nessa última referência, o apóstolo Paulo diz que Deus pôs na Igreja os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e mestres para a “edificação do corpo de Cristo”. Este, por exemplo, é o objetivo dos dons espirituais: trazer edificação à igreja (1Co 14.3). Assim, quem fala em línguas em público, sem interpretação, edifica-se a si mesmo (1Co 14.4); contudo, não edifica a igreja, que não entendeu o que foi dito (1Co 14.5). Dessa forma, o apóstolo Paulo exorta os crentes a buscarem a edificar “uns aos outros” (1Ts 5.11).

TÓPICO III. COMUNHÃO E SOCIALIZAÇÃO

Nesse tópico temos duas palavras gregas para avaliar: koinonia, koinoneo

1. A fé na esfera fraternal. Um dos pilares da Igreja Primitiva estava na comunhão (At 2.42). A palavra grega koinonia koinonia/sociedade, traduzida aqui como “comunhão”, ocorre 19 vezes no Novo Testamento e o seu sentido é literalmente de “parceria”, “participação” e “comunhão espiritual”. Se somos cristãos e andamos na luz do Evangelho, devemos viver em comunhão (1Jo 1.7). Onde não há comunhão entre os crentes, também não há igreja solidamente edificada. Não há, portanto, Igreja onde seus membros vivem isolados e não mantêm comunhão uns com os outros.

2. Unidade e Fraternidade. A igreja do Novo Testamento se expressa por meio da unidade e fraternidade entre seus membros (1Jo 1.3). Jesus orou pela união fraterna de seus discípulos (Jo 17.21). Um dos grandes males da igreja hodierna está justamente na quebra da comunhão cristã, o que tem provocado grande fragmentação no Corpo de Cristo. Devemos, portanto, nos esforçar por manter a comunhão cristã em nossas igrejas locais (Hb 13.16).

3. A fé na esfera social. A fé cristã também precisa ser expressa na esfera pública. Ela tem o seu lado social. Se por um lado o substantivo grego koinonia significa “comunhão”, por outro lado, o verbo grego koinoneo possui também o sentido de “ajuda contributiva e partilha”. É usado por Paulo com esse sentido em Romanos 12.13. O sentido nesse texto é o de socorrer os mais pobres em suas necessidades.

O apóstolo Paulo elogiou os filipenses por serem conscientes da dimensão social do Evangelho (Fp 4.15) vídeo “um elogio à fé dos Filipenses”. Não se trata apenas de matar a fome dos pobres deixando-os vazios de Deus. É o exercício da fé cristã na sua integralidade. A igreja, portanto, não pode exercer sua fé da maneira bíblica esquecendo dos mais carentes ou mais pobres. Jesus ressaltou esse fato (Mt 25.35,36). Que modelo de igreja somos quando poucos têm muito e muitos têm tão pouco? O apóstolo exorta a igreja para atentar para esse fato (Tg 2.15,16).

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