googlefc.controlledMessagingFunction Os Três Céus na Bíblia

Os Três Céus na Bíblia


Na Bíblia temos pelo menos três céus:
o céu inferior Ouranós, o céu intermediário Mesouránios e o céu superior Epouránios.

Pela ordem o primeiro céu é o céu atmosférico, o segundo é o céu sideral e o terceiro é o céu da presença de Deus.

Para entendermos melhor esta questão vamos ver algumas palavras dos idiomas originais para céu: שָּׁמַיִם Shamayim, Ουρανός – Ouranós, Μεσουράνιος – mesouránios, ἐπουράνιοςEpouránios.

Definindo céu

No texto original hebraico a palavra para céus é “shamayim”.

A terminação “im” indica o plural. Isso pretende mostrar que há mais do que somente um céu.

A palavra hebraica shamayim, que aparece em (Gn 1.1) significa céus. Aparece 419 vezes no Antigo Testamento. O termo grego ouranós para céu (Mt 3.2; Ap 21.10), aparece 280 vezes no Novo Testamento com dois sentidos.

Segundo o dicionário léxico de hebraico שמים shamayim significa:

1) céu, céus, firmamento

1a) céus visíveis, firmamento

1a1) como a morada das estrelas

1a2) como o universo visível, o firmamento, a atmosfera, etc.

1b) Céus (como a morada de Deus)

No texto grego temos “ouranós” que é traduzido literalmente como “o que cobre” ou “o que envolve”. Na mitologia grega, Ouranós era a divindade que personificava o céu. No latim é Uranus.

Segundo o dicionário léxico de grego ouranós “Ουρανός” é o céu como atmosfera. O local onde as aves e os aviões voam.

ουρανιος ouranios

1) celestial

1a) que reside no céu

1b) que vem do céu (dando a ideia de elevação)

1) espaço arqueado do céu com todas as coisas nele visíveis, a atmosfera ou região onde estão as nuvens e se formam as tempestades, e onde o trovão e relâmpago são produzidos.

Por céu inferior entendemos o céu atmosférico, que envolve a terra com ar, nuvens e vapor.

O céu intermediário e o céu planetário das estrelas, chamado também de o céu astronômico, e temos também o céu superior que nas Escrituras é chamado “céu dos céus”.

Nas traduções da Bíblia em língua portuguesa, a palavra shamayim foi traduzida por “altura”; e ouranós, como “algo elevado”.


Ambas as palavras são usadas para se referir a três locais distintos:

1) CÉU atmosférico (Dt 11.11,17);

2) UNIVERSO ou firmamento dos céus (Gn 1.14; 15.5; Hb 1.10);

3) MORADA de Deus (Is 63.15; Mt 7.11,21; Ap 3.12).

Dos três locais aplicados à palavra céu, o mais importante para o cristão é o terceiro, a morada de Deus.

Mesouránios "μεσουράνιος" se refere ao céu intermediário, o céu sideral, universo, cosmos, também conhecido como céu astronômico. Este é o local imenso onde estão as estrelas e os planetas. Em termos bíblicos, "mesouránios" é mencionado como o segundo dos três céus descritos na tradição judaica.

Na Bíblia temos também o céu conforme o ensino de Paulo.

O Apóstolo Paulo foi arrebatado até o terceiro céu (Epouránios “ἐπουράνιος”/ "celestial").

Por causa dessa experiência de Paulo, em suas cartas esse céu está enfatizado como lugar celestial, o lar dos salvos em Cristo Jesus, onde temos um destino assegurado: o de estar para sempre com o Senhor (1Ts 4.17; cf. Ef 1.3,20; 2.6).

2ª aos Coríntios 12:2 (ARC)

Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. (τρίτου οὐρανοῦ/trítou ouranoú/terceiro céu).

 

Epouránios “ἐπουράνιος”/ "celestial" é a região da imediata presença de Deus. Sede da ordem das coisas eternas e perfeitas onde Deus e as criaturas celestes habitam. Esse termo se refere ao céu superior ou ao “céu dos céus”, o lugar onde está o Senhor e onde vivem os anjos. Este termo é usado para descrever algo de origem ou natureza celestial.

 

επουρανιος epouranios

 1) que existe no céu

1a) coisas que têm lugar no céu

1b) regiões celestiais

1b1) o céu em si mesmo, habitação de Deus e dos anjos

2) de origem ou natureza celeste

 

O Céu Atmosférico (Shamayim - שָׁמַיִם)

O primeiro céu é o céu atmosférico, ou o céu que vemos acima de nós durante o dia. Este é o céu onde as aves voam e as nuvens flutuam. Na Bíblia, este céu é frequentemente referido como "Shamayim" em hebraico. Esse termo pode ser encontrado em Gênesis 1, 1:

“No princípio criou Deus os céus e a terra”

em hebraico bíblico é escrito assim:

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ

E a transliteração é:

“Bereshit bara Elohim et hashamayim v’et ha’aretz”

 

O Céu Sideral (Raqia - רָקִ֫יעַ)

O segundo céu é o céu sideral, ou o espaço exterior, onde estão as estrelas, os planetas e as galáxias. Este céu é referido na Bíblia como "Raqia". Esse termo  pode ser encontrado em Gênesis 1:14-15: "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus (Raqia) para separar o dia da noite; e sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus (Raqia) para iluminar a terra. E assim foi."

 

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas." (Gênesis 1:6)

Texto no hebraico:

“וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים, יְהִי רָקִיעַ בְּתוֹךְ הַמָּיִם, וִיהִי מַבְדִּיל, בֵּין מַיִם לָמָיִם.”

A transliteração é:

“Vayomer Elohim, yehi raqia betoch hamayim, viyehi mabdeel, bein mayim lamayim.”

 

O Céu da Presença de Deus (Epouránios “ἐπουράνιος”)

O terceiro céu é o céu da presença de Deus, muitas vezes referido como "Paraíso". Este é o lugar onde Deus habita.

O termo grego mais específico para este céu é Epouránios “ἐπουράνιος”, significando literalmente "celestial".

Um exemplo disso pode ser encontrado em 2 Coríntios 12:2-4: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu (τρίτου οὐρανοῦ/trítou ouranoú/terceiro céu).

E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."

 

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