googlefc.controlledMessagingFunction Lição 4: Como se conduzir na caminhada - será ministrada no dia 28 de abril de 2024.

Lição 4: Como se conduzir na caminhada - será ministrada no dia 28 de abril de 2024.

Nessa lição veremos 8 termos gregos importantes para um melhor entendimento. São eles:

καιρὸν – kairón - tempo
χάριτι - cháriti - graça
ἐξαγοραζόμενοι – exagorazómenoi – sendo comprado
εξαγοράζω – exagorázō - remir
ὑπόδειγμα – hypódeigma - modelo
περιεπάτησεν – periepátesen – andar/conduzir a vida
ασοφος asophos - insensato
σοφος sophós – sábios
Vai valer muito a pena assistir essa aula.

TEXTO ÁUREO

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo/kairón.” (Cl 4.5).



NOTA:  A vossa palavra seja sempre agradável, temperada/cháriti com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Cl 4.6). “Temperada” no grego é “artuo”, condimentado, temperado. 


 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – (Efésios 5.15-17).

15 — Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 — Remindo o tempo, porquanto os dias são maus.
17 — Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

NOTA:

A expressão bíblica “remindo o tempo” neste texto significa resgatar ou recuperar o tempo perdido. Isso envolve ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.

A ideia é que devemos viver em constante consciência do tempo e aproveitar ao máximo o tempo/oportunudades que temos. Em vez de desperdiçar nossos dias em atividades insignificantes que não são duradouras.

Essa expressão está relacionada à sabedoria em como “andamos”, ou seja, como vivemos.

Remir o tempo significa sermos cuidadosos em nossa maneira de viver. Aproveitarmos todas as oportunidades e as usarmos para a glória de Deus.

“Remir o tempo” é uma exortação para vivermos nossas vidas de maneira sábia e intencional, fazendo o melhor uso do tempo que Deus nos deu.

Objetivos da Lição:

Apontar o padrão de conduta cristã descrito na Palavra de Deus;
Explicar que a caminhada cristã deve ser conduzida com prudência e sabedoria;
Advertir qual deve ser o comportamento do crente frente aos dias maus.

INTRODUÇÃO

Na jornada da vida cristã Deus estabelece um padrão de conduta para a vida eterna. Deus prepara tudo para que trilhemos bem o caminho da verdade. Por isso, nesta lição, estudaremos a respeito de como devemos nos conduzir pelo caminho que nos leva ao Céu.

Palavra-Chave: CONDUTA

Como em todas as aulas teremos três tópicos com três itens em cada.

I. O PADRÃO DE CONDUTA NA CAMINHADA CRISTÃ

1. Jesus como nosso padrão de conduta. Antes de analisarmos o texto bíblico de Efésios 5, vamos refletir a respeito de um padrão geral de conduta para fazer a vontade do Pai nesta caminhada cristã. Há um padrão que o Senhor Jesus espera de seus discípulos para fazer a vontade de Deus nesta vida?

A palavra “padrão” expressa uma norma determinada por consenso, ou por uma autoridade oficial, que se torna base de comparação consagrada como modelo a ser seguido.

O Senhor Jesus ensinou o seguinte: “Porque eu vos dei EXEMPLO, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15). Ora, esse texto expressa que Ele é o nosso modelo de conduta, o nosso padrão de vida. E quem deseja fazer a vontade de Deus neste mundo deve olhar para Jesus, o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2).

NOTA: “EXEMPLO” aqui em (Jo 13.15) vem do grego ὑπόδειγμα – hypódeigma – significando MODELO.

A palavra “paradgma” em grego é “παράδειγμα” (paradeigma) e significa “modelo”, “padrão” ou "exemplo a ser seguido". É frequentemente usada para se referir a um padrão ou exemplo que serve como referência ou guia em vários contextos, como na filosofia, ciência e linguística123. Portanto, “paradgma” é um termo que carrega conotações de orientação, padrão e exemplo na tradição filosófica grega 

2. Fazendo a vontade de Deus. Como Filho de Deus, Jesus procurou agradar ao Pai “em tudo” na jornada desta vida, fazendo sempre a sua vontade (Jo 4.34; 6.38; 17.4). Não por acaso, Jesus nos incentivou a buscar a vontade do Pai na oração que Ele ensinou aos discípulos, o “Pai Nosso” (Mt 6.10; cf. Mt 26.39,42).

Aos olhos humanos, parece muito difícil andar no padrão divino de Cristo, mas, isso é possível quando buscamos o auxílio do alto, conforme oração ensinada por Ele (Mt 6.9-13). Logo, o cristão que deseja ir para o céu procura fazer a vontade de Deus, deixando de lado o caminho do egoísmo, do orgulho e da vaidade; procurando se aproximar e praticar a “Lei de Ouro” ensinada pelo nosso Senhor: “tudo o que vós quereis que os homens vos façam fazei-lho também vós” (Mt 7.12; cf. Rm 13.8,10). 

3. Uma vida cristã bem-sucedida. A respeito da vida cristã, o apóstolo Paulo disse que estamos numa “competição espiritual” e, por isso, devemos procurar o caminho certo para nos acharmos qualificados (1Co 9.24-27). “24Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.”

Dessa forma, o cristão possui um padrão que o levará a uma vida espiritual bem-sucedida. Sabemos que pessoas bem-sucedidas procuram espelhar-se em outras pessoas ilustres, equilibradas e resilientes (cf. 1Co 11.1). Ora, em Cristo Jesus temos esse padrão e modelo. Ele foi resiliente, equilibrado e ilustre até a morte, de modo que o apóstolo Paulo escreveu sobre o nosso Senhor, exortando que o imitássemos: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5; cf. Mt 11.29). 

SINOPSE I - Jesus é o nosso modelo de conduta, o nosso padrão de vida. 

AUXÍLIO HISTÓRICO-CULTURAL

Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou (1Jo 2.6).

Andar é περιεπάτησεν/periepátesen, uma palavra frequentemente usada como uma imagem do “modo de vida”.

NOTA: A palavra grega "περιεπάτησεν/periepátesen" é uma forma do verbo "περιπατέω" (peripateó/andar), que significa "andar" ou "caminhar". Esta palavra é frequentemente usada na Bíblia, especialmente no Novo Testamento.

Por exemplo, em Mateus 14:29, a palavra "περιεπάτησεν" é usada para descrever Pedro andando sobre a água.


Em Atos 14:8, é usada para descrever uma pessoa que nunca tinha andado antes.


 Além disso, "περιεπάτησεν" também pode ser usada em um sentido ético para indicar como alguém conduz sua vida.

Quem mantiver um íntimo relacionamento com Jesus Cristo irá demonstrar a realidade desse relacionamento vivendo uma vida cristã. Os tempos dos verbos deixam claro que João está falando a respeito de estilo de vida. O que se está afirmando não é que essa pessoa está salva, mas que ela está vivendo em comunhão com o Senhor — que ela “está nele”. 

II. FAZENDO A CAMINHADA COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA

1. O que é prudência? Podemos dividir o capítulo 5 de Efésios em três partes:

1) a caminhada do cristão em amor (Ef 5.1-14);

2) uma caminhada sábia (Ef 5.15-17);

3) uma trajetória cheia do Espírito Santo (Ef 5.18-33).

Aqui, nos deteremos na segunda parte. Em Efésios 5, o apóstolo Paulo ensina a respeito da caminhada do cristão neste mundo. Neste capítulo, a palavra “prudência” se destaca. De acordo com o Antigo Testamento, a palavra “prudência” tem conotação de compreensão, discernimento (Pv 9.9).

Em provérbios 9.10, quando se diz que o justo “crescerá em prudência”, o termo traz a ideia de ensino, instrução e capacidade para ensinar.

No Novo Testamento, a palavra remete a algo que Deus derramou sobre nós, ou seja, “toda a prudência”, entendimento, conhecimento e amor à vontade de Deus (Ef 1.8). Então, podemos conceituar prudência como virtude que nos permite agir com cuidado e moderação diante de situações desafiadoras; é uma razão prática que nos permite discernir entre as escolhas mais adequadas para fazer o bem (Pv 16.16; cf. Tg 5.17). 

2. Não andeis como néscios! Apóstolo Paulo diz que não devemos andar como néscios (Ef 5.15), cujo adjetivo ασοφος asophos, traz a ideia de alguém insensato, tolo, ignorante e embotado (Lc 24.25); mas como “sábios/sophós”, ou seja, diligente, cuidadoso e sábio, cheio do Espírito Santo para fazer a vontade do Senhor. Ser néscio reflete uma vida de ignorância espiritual, ausência de sabedoria e desprovida de luz divina; significa estar imerso numa jornada de pecado (Ef 2.2,3). Por isso, o apelo do apóstolo Paulo para o crente é: “vede prudentemente como andais”. Em outras palavras: seja prudente. O apóstolo deixa claro que os que vivem na carnalidade jamais agradarão a Deus (Rm 8.8). 

3. Andeis como sábios! O adjetivo que Paulo usa para qualificar quem caminha para o céu é “sábio”, do grego σοφος/sophós, uma pessoa hábil, perita. Esse adjetivo descreve em essência a vida do cristão dirigida pelo Espírito Santo. Ora, os que andam no Espírito, caminham na luz, na santidade e tem sabedoria (Ef 1.8; Cl 4.5). Por meio da luz divina, que habita o crente, seu andar é com discernimento, a sabedoria realmente o faz distinguir entre o que deve ou não fazer. Há um compromisso de jamais voltar à conduta antiga do mundo. Contudo, é relevante compreender que essa sabedoria não é humana, não surge de cursos acadêmicos; ela é espiritual, vem de cima. Por meio dessa sabedoria, andamos em santidade (Hb 12.14) e nos tornamos semelhantes a Jesus (1Jo 3.2; Gl 3.26).

NOTA: A palavra “sophós” vem do grego antigo e significa “sábio” ou "hábil". Ela é frequentemente usada na filosofia grega antiga. Por exemplo, a palavra “filosofia” é derivada de duas palavras gregas: “philo”, que significa amor, e “sophia”, que é derivada de “sophós” e significa sabedoria. Portanto, “philosophia” significa "amor pela sabedoria".

Além disso, a palavra “sophós” também é usada para se referir aos sofistas, um grupo de pensadores da Grécia Antiga. Os sofistas eram conhecidos por sua habilidade em retórica e argumentação, e o termo “sophós” reflete essa habilidade. Portanto, “sophós” é uma palavra que carrega conotações de sabedoria, habilidade e conhecimento na tradição filosófica grega.

SINOPSE II - A sabedoria no crente o faz discernir entre o que deve ou não fazer.

III. VENCENDO OS DIAS MAUS

1.   Remindo o tempo. O versículo 16 de Efésios 5 apresenta o verbo remir como tradução do grego exagorázō.



O verbo remir possui dois sentidos:

1) redimir, resgatar do poder de outro pelo pagamento de um preço;

2) comprar de volta, comprar para uso próprio.

Então, podemos dizer que remir é uma expressão usada para se referir à sabedoria dos compradores que esperavam o momento certo para comprar de acordo com o melhor preço oferecido pelo mercado. Com a expressão “remindo o tempo”, o apóstolo Paulo se refere ao cristão que se conduz de maneira proveitosa e sábia no contexto deste mundo (Ef 5.16; cf. Cl 4.5).

NOTA: A palavra “ ”em grego é “εξαγοράζω” e a transliteração para o alfabeto latino é "exagorázō". Esta palavra tem um significado semelhante ao de “resgatar” ou "comprar de volta". Portanto, no contexto bíblico, “remir” é frequentemente usado para se referir ao ato de libertação ou salvação através do pagamento de um preço. 

2. Remindo o tempo e a Volta do Senhor. Quando se falava a respeito de remir o tempo entre os cristãos primitivos, estes tinham em mente a iminência da segunda vinda do Senhor Jesus, ou seja, esse esperado acontecimento poderia acontecer a qualquer momento (1Co 15.51). Por isso, os cristãos eram incentivados a procurar sabiamente aproveitar todas as oportunidades, em especial, no sentido de se prepararem espiritualmente para aquele dia. Assim, a perspectiva da iminente volta do nosso Senhor faz com que não percamos tempo com coisas banais; antes, nos exorta a viver de maneira sábia, santa e piedosa, pois o Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento (1Ts 4.15). 

2.           Os dias são maus. Essa é outra expressão que chama atenção em (Ef 5.16).

Ela revela que estamos inseridos numa sociedade dominada pelo pecado, que pode tomar o nosso tempo e nos levar a prática do mal. Não podemos nos conformar com essa possibilidade, não podemos ser insensatos a tal ponto, mas entender “qual seja a vontade de Deus” (Ef 5.17). Desse modo, a vontade de Deus tem a ver com, como os cristãos devem aproveitar o tempo para fortalecer sua vida espiritual, praticar o bem para com os outros, ler a Bíblia, orar, se consagrar e congregar (Gl 6.10; Hb 10.25).

SINOPSE III - O crente deve fortalecer a sua vida espiritual para lidar com as adversidades dos dias maus.

CONCLUSÃO

Em nossa caminhada para as mansões celestiais precisamos seguir o padrão divino, isto é, as normas determinadas pelo Pai, que estão inseridas em sua Palavra (2Tm 3.16). É preciso viver sábia e prudentemente, aproveitando bem as oportunidades de fazer o bem, e não deixarmo-nos dominar pelos dias maus, na certeza de que a Vinda do Senhor se aproxima e, isso, nos incentiva de maneira santa (Hb 12.14).

VERDADE PRÁTICA

A jornada para Céu deve ser feita com prudência e sabedoria num contexto de oposição a nossa maneira de viver.

 

 

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