googlefc.controlledMessagingFunction Lição 9: Resistindo à tentação no Caminho - 2 de junho de 2024

Lição 9: Resistindo à tentação no Caminho - 2 de junho de 2024

Hoje nós vamos ver o significado da palavra hebraica massáh

do termo grego peirasmós, e do o verbo peirázõ.

E também veremos o significado de syschematizesthe e metamorphousthe, dois termos gregos que aparecem em Romanos 12, 2.

A Luta Contra a Tentação na Bíblia

Na narrativa bíblica, a tentação aparece como um teste de fé e resistência. Diversos personagens enfrentaram momentos de escolha entre seguir o caminho de Deus ou ceder às influências malignas.

Um dos exemplos mais marcantes é o próprio Jesus Cristo.

1.   Adão e Eva: No Jardim do Éden, Adão e Eva foram tentados pela serpente a desobedecer a Deus e comer do fruto proibido. Eles cederam à tentação, resultando na queda da humanidade.

2.   Judas Iscariotes: Judas, um dos discípulos de Jesus, cedeu à tentação do dinheiro e traiu o Mestre entregando-o aos líderes religiosos.

3.   José no Egito: José, filho de Jacó, foi tentado pela esposa de Potifar a cometer adultério. Ele resistiu, permanecendo fiel a Deus e à sua integridade.

4.   Jó: Jó enfrentou inúmeras provações, incluindo a tentação de amaldiçoar a Deus. No entanto, ele permaneceu firme em sua fé, mesmo em meio ao sofrimento.

5.   Jesus no Deserto: Antes de iniciar seu ministério público, Jesus passou 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo diabo. Ele resistiu a todas as tentações, citando as Escrituras e permanecendo obediente ao Pai.

Em resumo, a Bíblia nos ensina que a tentação é uma batalha constante, mas podemos encontrar força e vitória através da fé e da obediência a Deus. 

TEXTO ÁUREO

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41).

NOTA: O espírito está pronto porque ele é a parte em nós que nos liga a Deus. (slide tricotomia) 

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda — Gn 3.1-5

A tentação que se origina do Diabo e seus ardis

Terça — Tg 1.14,15

A tentação que se origina de dentro do ser humano

Quarta — 1Co 10.13

Toda tentação faz parte da esfera humana

Quinta — Ef 6.11,17

Vencemos a tentação com a Palavra de Deus

Sexta — Rm 12.2

Não se conformando com os apelos do mundo

Sábado — 2Tm 2.22

A melhor estratégia é fugir da tentação

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – (Mateus 4.1-11).

Deuteronômio 6

1 — Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. (será comentado no item 1 do tópico 2)

2 — E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3 — E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. (tentação da fome e necessidade)

4 — Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5 — Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6 — e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. (tentado a testar a proteção de Deus)

7 — Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

8 — Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

9 — E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (tentação do Poder e das riquezas)

10 — Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

11 — Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. 

Nesta lição, veremos que o crente é desafiado cotidianamente a abandonar a fé em Cristo. Isso pode acontecer por meio da tentação. Por isso, veremos como ocorre a tentação e como nosso Senhor lidou com essa situação. Aprenderemos também que a resistência à tentação requer o firme posicionamento contra o pecado e o compromisso com a prática da Palavra de Deus.  

Objetivos da Lição: 

Conceituar biblicamente o que é tentação e os seus aspectos na esfera humana

Mostrar como nosso Senhor Jesus lidou com a tentação

Apontar a estratégia para o crente resistir à tentação.


Jesus foi Senhor foi tentado por Satanás em três áreas específicas.

“...manda que estas pedras se tornem em pães”. (tentação da fome e necessidade)

‘...tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra”. (tentado a testar a proteção de Deus)

“Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. (tentação do Poder e das riquezas)

O Apóstolo João aponta três áreas da natureza humana em que ocorrem os desejos para pecar: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1Jo 2.16,17). 

INTRODUÇÃO

A tentação é algo que o crente enfrentará ao longo de sua jornada. (Ela existe desde que o homem está sobre a Terra, desde o Éden). Não por acaso, o Senhor Jesus nos ensinou a orar de modo que Deus não deixasse que caíssemos em tentação (Mt 6.13). Por isso, nesta lição, estudaremos o conceito bíblico de tentação, a maneira como nosso Senhor a enfrentou no deserto e como devemos resisti-la. Veremos que é necessário seguir a recomendação de Jesus Cristo a respeito de vigiar e orar para não cedermos à tentação ao longo da caminhada (Mt 26.41). 

Palavra-Chave: TENTAÇÃO 

I.             A TENTAÇÃO E SUA ESFERA HUMANA 

1. Conceito bíblico de tentação. 

2. Duas vias da tentação

3. Tentação: um fenômeno humano. 

 

1. Conceito bíblico de tentação. 

Na Bíblia, três palavras aparecem para conceituar tentação”.

A primeira é a palavra hebraica massáh, que significa “teste”, “provação” (Dt 4.34; 9.22; Sl 95.8).

A segunda e a terceira são palavras gregas respectivamente: peirasmós, “teste”, “prova”, aparecendo 25 vezes no Novo Testamento (At 20.19; 1Co 10.13; Tg 1.2,12);

E a terceira é o verbo peirázõ, testar, submeter à prova (Jo 6.6; Gl 6.1; Ap 2.2,10), ocorrendo aproximadamente 36 vezes no Novo Testamento.

Assim, podemos dizer que tentação é um experimento, teste ou prova (imposta por Deus ou o Diabo) diante de uma atração para fazer o mal a fim de obter prazer ou lucro.

3985 πειραζω peirazo pirazô

 

1) tentar para ver se algo pode ser feito

1a) tentar, esforçar-se

2) tentar, fazer uma experiência com, TESTE: com o propósito de apurar sua quantidade, ou o que se pensa, ou como alguém se comportará

2a) num bom sentido

2b) NUM MAU SENTIDO, testar alguém maliciosamente; pôr à prova seus sentimentos ou julgamentos com astúcia

2c) tentar ou testar a fé de alguém, virtude, caráter, pela incitação ao pecado

2c1) instigar ao pecado, tentar

1c1a) das tentações do diabo

2d) o uso do AT

2d1) de Deus: infligir males sobre alguém a fim de provar seu caráter e a firmeza de sua fé

2d2) os homens tentam a Deus quando mostram desconfiança, como se quisessem testar se ele realmente é confiável

2d3) pela conduta ímpia ou má, testar a justiça e a paciência de Deus e desafiá-lo, como se tivesse que dar prova de sua perfeição.

 

3986 πειρασμος peirasmos pírasmós

 

1) experimento, tentativa, teste, prova

1a) tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14)

1b) tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância

1b1) sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas

1b2) tentação interna ao pecado

1b2a) da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada

1b3) da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade

1b4) adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém

1c) Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens

1c1) rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem demonstrados 

2. Duas vias da tentação

De acordo com a Palavra de Deus, a tentação pode vir por duas vias:

1 - Do Diabo (Gn 3) e, também, de dentro do ser humano (Tg 1.14,15). Ela tem origem no Diabo quando o seu objetivo, semelhantemente ao que aconteceu com Jesus, é de desviar-nos da rota de nossa missão e propósito de vida estabelecido por Deus.

2 - De dentro do ser humano tem a ver com os vícios da alma quando, em vez de darmos primazia ao fruto do Espírito (vídeo), entregamo-nos à atração e aos deleites da da carne. Ambas as vias da tentação se processam na esfera humana. 

3. Tentação: um fenômeno humano. 

Na Epístola de Tiago está escrito: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta” (Tg 1.13). (O Diabo tenta, Deus prova!)

A provação que vem da parte de Deus para aperfeiçoar o caráter do crente (Tg 1.2,4; Mt 5.48; 1Pe 1.7). (Abraão)

Um teste que incita ao mal vem do Diabo (Adão e Eva), ou seja, as ações que evidenciam uma vida dominada pelas paixões carnais são de inteira responsabilidade humana (Mt 5.28; Rm 8.6). Ainda que o Inimigo possa nos persuadir a cair em tentação, esta se dá na esfera humana e terrena (1Co 10.13). 

SINOPSE I - A tentação é um fenômeno que ocorre na esfera da natureza humana. 

II. O SENHOR JESUS E A TENTAÇÃO

1. A provação do Senhor Jesus. 

2. As áreas que Jesus foi tentado. 

3. Como Jesus venceu a tentação?  

1. A provação do Senhor Jesus. De acordo com o Evangelho de Mateus, após o batismo de Jesus, o Espírito Santo o conduziu ao deserto (cf. Mc 1.12,13; Lc 4.1,2). Foram 40 dias sendo tentado por Satanás, uma intensa batalha espiritual contra o Adversário, o “príncipe deste mundo” (Jo 16.11; cf. Ef 2.2).

NOTA: Como Jesus tinha duas naturezas, era importante que a humana fosse tentada para se mostrar aprovada.

O objetivo de Satanás era fazer com que Jesus desviasse de seu propósito, satisfazendo desejos e necessidades, contrariando a vontade de Deus (cf. Jo 4.34). Por isso, houve um ataque intenso do Maligno contra nosso Senhor, que resistiu sabiamente por meio da oração, do jejum e da Palavra. Embora fisicamente frágil, o Senhor Jesus estava espiritualmente forte.

2. As áreas que Jesus foi tentado. Podemos dizer que Jesus Cristo foi tentado em três áreas: a área física, a natureza divina e a área espiritual.

Na área física, o Diabo o tentou pedindo que transformasse pedras em pães, após sentir fome devido ao processo de jejum, pois isso revelaria que Ele era o Filho de Deus (Mt 4.3).

Na área da natureza divina, o Diabo tenta Jesus pedindo que Ele se atirasse do pináculo do Templo, pois os anjos o guardariam (Mt 4.5,6).

Na área espiritual, o Diabo tenta Jesus, desafiando-o a evitar o caminho da cruz para estabelecer um reino pela sua força (com o poder que o Diabo lhe daria), o que seria prontamente aceito pelos judeus; mas era necessário apenas uma coisa: Jesus deveria adorar o Diabo (Mt 4.9).

Jesus foi tentado na área física, com as necessidades humanas; em sua natureza divina, com a ideia de ostentar seus atributos divinos ao público; e na área espiritual, no sentido de idolatrar outro ser. 

3. Como Jesus venceu a tentação? Jesus venceu o Diabo com a Palavra de Deus. Em todas as áreas da tentação, Ele respondeu: “Está escrito”.

Na primeira tentação, Ele disse: “Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4.4).

Na segunda tentação, Ele disse: Está escrito: “Não tentarás ao Senhor teu Deus” (Mt 4.7).

Na terceira tentação, Ele disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4.10).

Nessa batalha espiritual contra o Diabo, Jesus sempre apelou para a Palavra de Deus. Isso significa que Ele via as Escrituras como autoridade suprema de fé e de prática ao lado da oração e do jejum. 

SINOPSE II - Nosso Senhor venceu o Diabo com a Palavra de Deus. 

III. RESISTINDO À TENTAÇÃO

1. Todos somos tentados. 

2. Rejeite a tentação! 

3. Arrependa-se! 

 

1. Todos somos tentados. 

Por mais que oremos, jejuemos e leiamos a Palavra, o Inimigo não deixará de nos tentar.

Vivemos em uma cultura pós-moderna que, por meio de seus artistas, escritores, filósofos e, até “teólogos”, introduzem o relativismo, procurando nos moldar aos costumes mundanos. Diante disso, somos encorajados pelas Escrituras a assumir a postura de Cristo e a não se conformar com este mundo (Rm 12.2). 

NOTA: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2).



Και μη συμμορφώνεστε με αυτόν τον κόσμο, αλλά μεταμορφωθείτε με την ανανέωση του νου σας, ώστε να αποδείξετε ποιο είναι αυτό το καλό και ευπρόσδεκτο και τέλειο θέλημα του Θεού.”

Texto Transliterado: “Kai mi Syschematizesthe/symmorfóneste me aftón ton kósmo,   me tin ananéosi tou nou sas, óste na apodeíxete poio eínai aftó to kaló kai efprósdekto kai téleio thélima tou Theoú.” 

2. Rejeite a tentação! 

Há uma célebre frase do reformador Martinho Lutero: “Você não pode impedir que os pássaros voem sobre sua cabeça, mas pode impedir que eles façam seus ninhos nela!”. Embora não seja um versículo da Bíblia, a frase revela uma verdade que encontramos na Palavra de Deus. Podemos percebê-la na fuga de José diante da mulher de Potifar (Gn 39.12); na atitude de Jó em fugir do mal (Jó 1.1).

Não podemos impedir que a tentação apareça, mas, com a força do Espírito Santo, podemos evitar que ela nos domine. Por isso, precisamos seguir o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: “Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude” (2Tm 2.22 — NVT). Portanto, ao longo da nossa jornada, a melhor estratégia é fugir da tentação. 

3. Arrependa-se! 

Na nossa caminhada, pode acontecer de cedermos à tentação e, rompermos a nossa comunhão com Deus. Mas, é possível restabelecer o relacionamento com Ele por meio da confissão de pecados, arrependimento e quebrantamento espiritual. Há um caminho de cura e restauração para quem age dessa maneira (Pv 28.13).

Não tente justificar seu pecado ou culpar os outros. O caminho é o da confissão e arrependimento para desfrutar o perdão. 

SINOPSE III - Somos encorajados a assumir a postura de Cristo e a não se conformar com este mundo.  

CONCLUSÃO 

Semelhante ao Senhor, que foi tentado em tudo, mas não pecou (Hb 2.18; 4.15); podemos seguir o caminho de não sermos seduzidos pela tentação. Assim, podemos desfrutar mais de uma vida em santidade e comunhão com Deus. Por isso, ao oferecermos resistência à tentação ao longo da jornada, lograremos êxito e receberemos a coroa da vida (Tg 1.12). 

VERDADE PRÁTICA 

No lugar de ceder à tentação, é melhor triunfar sobre ela.

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem