googlefc.controlledMessagingFunction O Cristão Pode Beber Vinho?

O Cristão Pode Beber Vinho?

 

O Cristão Pode Beber Vinho?

A Bíblia não proíbe explicitamente o consumo de bebidas alcoólicas, mas adverte sobre os perigos do consumo excessivo e afirma que o vício e a embriaguez são pecados. Portanto, beber de forma moderada não é considerado pecado.

O Vinho que Jesus Bebeu Tinha Álcool?


O vinho que Jesus bebia tinha álcool.
No entanto, há defensores que o vinho na época de Jesus era frequentemente misturado com água, o que diluía o teor alcoólico, tornando a embriaguez mais demorada e facilitando o controle daquele que bebia.

1Timóteo 5:23 (ARC)

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

Isaías 65, 8 “Assim diz o Senhor: “Como quando se acha suco num cacho de uvas e se diz: ‘Não o destruam, pois há bênção nele’, assim farei por amor de meus servos e não destruirei todos eles.” NAA

Por que o Apóstolo Paulo Aconselha os Ministros Sobre o Vinho?

Embora a Bíblia não proíba o consumo de vinho, ela adverte contra a embriaguez. Em Efésios 5:18, o Apóstolo Paulo aconselha: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,".



Este conselho é dado para evitar que o vinho leve a comportamentos impróprios ou prejudiciais.

O termo grego aqui é mesthuskomai, também em Lucas 12, 45; e I Tess 5, 7; fazendo referência às orgias de Baco onde homens e mulheres se embriagavam e realizavam todo tipo de ato imoral.

 Alguns termos gregos do mesmo campo semântico

 3182 μεθυσκω methusko
forma prolongada (transitiva) de 3184; TDNT - 4:545,*; v
1) intoxicar, embebedar
2) ficar bêbado, ficar intoxicado

3183 μεθυσος methusos
de 3184; TDNT - 4:545,576; n m
1)  bêbado, intoxicado
 
3184 μεθυω methuo
de outra forma de 3178; TDNT - 4:545,576; v
1) estar bêbado
2) metáf. de alguém que tem derramado sangue ou assassinado profusamente
 
3943 παροινος paroinos
de 3844 e 3631; adj
1)  dado ao vinho, bêbado 

Referências do Antigo Testamento Sobre o Vinho e Sobre Beber Vinho

No Antigo Testamento, o vinho é frequentemente mencionado como uma bebida comum no contexto histórico e cultural da época. 

O vinho é visto como um símbolo de alegria e celebração, mas também como uma potencial fonte de tentação e pecado. Há várias passagens que enaltecem o uso do vinho sem necessariamente condenar o excesso ou abuso dele.

Por exemplo, em Gênesis 9:21, Noé bebe vinho e fica embriagado.

20E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha. 21E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.

Em Provérbios 20:1, a Bíblia adverte: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio".

Referências do Novo Testamento Sobre o Vinho e Sobre Beber Vinho

No Novo Testamento, o vinho continua a ser mencionado, mas com um novo significado simbólico. Em João 2:1-11, Jesus transforma água em vinho em seu primeiro milagre.

NOTA: 10E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem (quando estão bêbados), então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

Em Efésios 5:18, Paulo aconselha os cristãos a não se embriagarem com vinho, mas a se encherem do Espírito.

“18E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,”

Em 1 Timóteo 5:23, Paulo aconselha Timóteo a não beber apenas água, mas também um pouco de vinho por causa de suas frequentes enfermidades. Isso sugere que o vinho, quando consumido com moderação, pode ter benefícios para a saúde.

Em resumo, a Bíblia não proíbe o consumo de vinho, mas adverte contra a embriaguez e o consumo excessivo.

É importante que cada cristão tome decisões sábias e ponderadas sobre o consumo de álcool, levando em consideração sua própria consciência, o bem-estar dos outros e a glória de Deus.

A Bíblia menciona o vinho em vários contextos, aqui estão alguns exemplos:

Provérbios 20:1: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”.

Efésios 5:18: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,".

Salmos 104:15: “O vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor.”

Provérbios 31:6: “Dai bebida forte aos que perecem, e o vinho, aos amargosos de espírito;”

1 Timóteo 5:23: “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.”


João 2:1-11: 
1E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. 2E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas. 3E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5Sua mãe disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. 7Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram. 9E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. 10E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando  têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.


Conclusão

Em resumo, o vinho na Bíblia é um símbolo de alegria, celebração e comunhão com Deus e com os outros.

No entanto, a embriaguez por vinho ou qualquer outra bebida é condenada por ser um vício prejudicial para o homem, além disso é considerado uma obra da carne (Gl. 5:19-21) passível de impedir a herança no Reino de Deus.

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem