googlefc.controlledMessagingFunction 15 ARGUMENTOS DE QUE PAULO É O AUTOR DA EPISTOLA AOS HEBREUS

15 ARGUMENTOS DE QUE PAULO É O AUTOR DA EPISTOLA AOS HEBREUS


SUMÁRIO: Data e local: Escrito de Roma, cerca de 68 d.C., junto com Gálatas e 2 Timóteo.

ESTATÍSTICAS: 58º livro da Bíblia; 13 capítulos; 303 versículos; 17 perguntas; 270 versículos de história; 4 versículos de profecias cumpridas e 24 versículos de profecias não cumpridas.

 

TEMA - A EPÍSTOLA PRETENDE:

·         Apresentar Jesus Cristo como Deus e como melhor que todos os homens e anjos. Provar que o judaísmo e a lei tiveram seu término, reforçar a fé dos cristãos judeus; e apresentar as doutrinas da nova aliança (Brit hádashá) a todos os homens.

·         Revelar Cristo como superior aos profetas, Moisés, Josué, sacerdotes e todos os santos do Antigo Testamento e até aos anjos.

·         Revelar que o sacerdócio de Melquisedeque suplanta o de Arão.

·         Mostrar que o Novo Testamento é culminância do Antigo Testamento.

 

AUTOR: OS ARGUMENTOS QUE SE SEGUEM PRETENDEM SUSTENTAR QUE PAULO É O AUTOR DA CARTA AOS HEBREUS.

 

1º OS PENSAMENTOS E AS ARGUMENTAÇÕES SÃO DE PAULO.

 

·                 Qualquer diferença de estilo se deve ao fato de tratar-se de um texto escrito por um judeu a outros judeus, e não a igrejas gentias como em outras epístolas Paulinas.

·         Além disso, a tradução do livro para o grego feita por Lucas pode ter contribuído para alguma mudança no estilo.

 

2º PEDRO CONFIRMA O FATO DE QUE PAULO ESCREVEU UMA EPÍSTOLA PARA OS JUDEUS EM SUA SEGUNDA CARTA. (2 Pedro 3.15-16).

 

15  E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16  Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2 Pedro 3.15-16).

 

3º A AUTORIA DE HEBREUS É ATRIBUÍDA A PAULO POR MAIS DE 100 ANTIGOS COPISTAS, TANTO NO GREGO QUANTO NO LATIM, DE 70 A 730 D.C..

 

4º A CARTA AOS HEBREUS FOI RECEBIDA NO CONCÍLIO DE LAODICÉIA (363/364 D.C) COMO SENDO DE PAULO, pelo concílio de Cartago (397 d.C.), pelas igrejas sírias (370 d.C.) e de modo geral pelas igrejas gregas e orientais dos primeiros séculos.

 

5º PAULO É NOMEADO COMO O AUTOR NO MANUSCRITO ALEXANDRINO, DE 500 D.C.

 

6º ALGUMAS IGREJAS LATINAS QUESTIONARAM A AUTORIA SOMENTE PORQUE O NOME DE PAULO NÃO APARECE NA INTRODUÇÃO COMO EM TODAS AS SUAS OUTRAS EPÍSTOLAS; MAS ISSO ACONTECEU POR DUAS RAZÕES:

 

(a) Eusébio, bispo de Cesaréia, o pai da história da Igreja, explicou que Paulo escreveu a epístola em hebraico, deixan­do seu nome de fora para que ela pudesse ser lida e recebida mais prontamente pelos judeus, os quais o odiavam e não queriam ouvir nada que ele quisesse falar (Já que Paulo pregava uma nova doutrina, (cristianosmo) e não permanecia na tradição judaica). Lucas a traduziu para o grego, por isso ela é similar a Atos.

 

(b) Nos manuscritos mais antigos, a Epístola vinha depois de Galatas, com o título “Aos Hebreus”, indicando que ela era parte da carta aos Galatas. Se tomarmos isso como  verdade, a autoria declarada em Galatas 1.1 se aplica aos dois livros.

 

1Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos), 2e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: 3graça e paz, da parte de Deus Pai e da de nosso Senhor Jesus Cristo, 4o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, 5ao qual glória para todo o sempre. Amém!

 

 

De acordo com o argumento anterior (que as duas Epístolas, Hebreus e Gálatas eram conjugadas), o Israel de Deus de Galatas 6.16 poderia ser uma introdução apropriada à Epistola aos Hebreus.

 

E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus”.

 

7º NÃO EXISTE NADA NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS QUE SEJA CONTRÁRIO À AUTORIA DE PAULO. Na verdade, existem muitas evidências internas favoráveis a Paulo como sendo seu autor:

 

8º AMBOS OS LIVROS (GALATAS E HEBREUS) ARGUMENTAM DEMORADAMENTE SOBRE A ABOLIÇÃO DA ANTIGA ALIANÇA.

 

9º AMBOS OS LIVROS (GALATAS E HEBREUS) ANTECIPAM A VISITA DO ESCRITOR (GL 4.20; HB 13.19).

 

Eu bem quisera, agora, estar presente convosco e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito”. (Gl 4.20).

 

E rogo-vos, com instância, que assim o façais para que eu mais depressa vos seja restituído”. (Hb 13.19).

 

10º PAULO FOI O ÚNICO ESCRITOR DO NT QUE PEDIU ORAÇÃO POR SI MESMO.

Confira Hebreus 13.18 com 2 Tessalonicenses 3.1.

 

Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente”. (Hebreus 13.18).

No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós”. (2 Tessalonicenses 3.1).

 

11º MUITAS EXORTAÇÕES EM HEBREUS SÃO SIMILARES ÀQUELAS DE OUTRAS EPÍSTOLAS DE PAULO.                   

 

Compare:

1.    (Hebreus 12.3 com Galatas 6.9);

2.    (Hebreus 12.14 com Romanos 12.18);

3.    (Hebreus 13.1-3 com Efésios 5.2-4);

4.    (Hebreus 13.16 com Filipenses 4.18);

5.    (Hebreus 5.12 com l Coríntios 3.2);

6.    (Hebreus 8.1 com Efésios 1.20);

7.    (Hebreus 8.6; 9.15; 12.24; Galatas 3.19,20);

8.    (l Timóteo 2.5; Hebreus 10.1 com Colossenses 2.17);

9.    (Hebreus 10.33 com l Coríntios 4.9);

10. (Hebreus 13.9 com Efésios 4.14);

11. (Hebreus 13.10 com l Coríntios 9.13; 10.18);

12. (Hebreus 13.20,21 com Romanos 15.33);

13. (16.20; 2 Coríntios 13.11; Filipenses 4.9);

14. (l Tessalonicenses 5.23; Hebreus 13.22 com Atos 24.16 etc).

 

12º O AUTOR DE AMBOS OS LIVROS (GALATAS E HEBREUS) ESCREVEU DA ITÁLIA (HB 13.24).

 

13º PAULO FOI O ÚNICO ESCRITOR DO N.T QUE ESCREVEU DA PRISÃO E ESPERAVA A LIBERTAÇÃO.

Compare  (Hb 13.19, 23 com Fp 1.7, 8, 13, 26; 2.23, 24 etc.).

 

7Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. (Fp 1. 7).

13De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares; (Fp 1. 13).

 

18Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. 19E rogo-vos, com instância, que assim o façais para que eu mais depressa vos seja restituído. (Hb 13.19, 23).

 

 

 14º NENHUM OUTRO ESCRITOR DE EPÍSTOLAS MENCIONA TIMÓTEO. PAULO SE REFERE A ELE 20 VEZES EM SUAS EPÍSTOLAS RECONHECIDAS.

 

Confira Hebreus 13.23. “Sabei que está solto o irmão Timóteo, com o qual (se vier depressa) vos verei.

 

Quando Paulo menciona Timóteo a outros, sempre se refere a ele como irmão:

 

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia, 2graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. (2 Co 1.1).

 

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, 2aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. (Cl 1.1).

 

1Pelo que, não podendo esperar mais, de boa mente quisemos deixar-nos ficar sós em Atenas; 2e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé. (I Tess 3.2).

 

15º A CONCLUSÃO DA EPISTOLA AOS HEBREUS É COMO OUTRAS DE PAULO.

Confira Hebreus 13, 18-25 com o fim de suas outras epistolas.

 

 

18Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. 19E rogo-vos, com instância, que assim o façais para que eu mais depressa vos seja restituído. 20Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas, 21vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém! 22Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi. 23Sabei que está solto o irmão Timóteo, com o qual (se vier depressa) vos verei. 24Saudai todos os vossos chefes e todos os santos. Os da Itália vos saúdam. 25A graça seja com todos vós. Amém! (Hebreus 13, 18-25).

 

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem