1- INTRODUÇÃO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima
Trindade. Nesta lição, vamos
apresenta-lo de acordo com o que está revelado nas Escrituras, e defender sua
divindade, atributos e obras. Também veremos
como, ao longo da história, algumas heresias em relação ao Espírito Santo se
levantaram contra o ensino ortodoxo. E, por fim, veremos como essas
heresias se apresentam atualmente.
Objetivos da
Lição:
I) Mostrar o
Espírito Santo como o Consolador;
II) Correlacionar
a deidade, os atributos e a obra do Espírito Santo;
III) Identificar
as heresias antigas e as formas como elas se apresentam atualmente.
Palavra-Chave: Espírito
Santo
TEXTO ÁUREO
“Ora, este Senhor é o Espírito; e
onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 Co 3.17- NAA)
CONFRONTO TEXTUAL:
17Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
(2 Co 3.17- ARC)
1.
"O Senhor é Espírito": Esse “Senhor" é Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo está afirmando que Jesus e o Espírito Santo
são um e participam da mesma essência.
2.
"Onde está o Espírito
do Senhor, aí há liberdade": Este "Espírito do
Senhor" é o Espírito Santo. Paulo está dizendo que onde quer que o
Espírito Santo esteja presente, há liberdade.
Esta liberdade pode ser
entendida de várias formas:
·
Liberdade do
pecado e da condenação.
·
Liberdade
das limitações da antiga Lei mosaica.
·
Liberdade
para viver uma vida guiada pelo Espírito, cheia de paz, alegria e justiça.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 14.16, 17, 26; 16.7-14
João 14
16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre,
17 – o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem
o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
26- Mas aquele Consolador, o
Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as
coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16
7-Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for,
enviar-vo-lo-ei.
8 – E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:
9-do pecado, porque não crêem em mim;
10 – da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11-e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 – Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito
da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si
mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
14- Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de
anunciar.
NOTA DE HEBRAICO:
Na Bíblia
hebraica, o Espírito Santo é chamado de רוּחַ
הַקֹּדֶשׁ (Ruach HaKodesh).
Mas eles foram
rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo;
pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles. (Isaías 63:10).
Versículo
em Hebraico:
וְהֵמָּה מָרוּ וְעִצְּבוּ אֶת רוּחַ קָדְשׁוֹ וַיֵּהָפֵךְ
לָהֶם לְאוֹיֵב הוּא נִלְחַם בָּם׃
Transliteração: Vehemáh maru veitsevu
et ruach kod'sho vayehafech
lahem leoyev hu nilcham bam.
No Novo
Testamento grego, o Espírito Santo é chamado Πνεῦμα Ἅγιον (Pneuma Hagion).
Atos 1:8:
Versículo
em Grego:
ἀλλὰ λήμψεσθε δύναμιν, ἐπελθόντος τοῦ Ἁγίου Πνεύματος ἐφ' ὑμᾶς· καὶ ἔσεσθέ μοι μάρτυρες ἐν Ἰερουσαλήμ τε
καὶ ἐν πάσῃ τῇ Ἰουδαίᾳ καὶ Σαμαρείᾳ καὶ ἕως ἐσχάτου τῆς γῆς.
Transliteração: alla lēmpsesthe
dynamin, epelthontos tou Hagiou
Pneumatos eph' hymas; kai esesthe moi martyres en Ierousalēm te kai en
pasē tē Ioudaia kai Samareia kai heōs eschatou tēs gēs.
NOTA: Quando eu
digo “Espírito Santo” estou revelando a santidade que Ele tem em Si, mas quando
digo “Espírito de Santidade” estou colocando em foco sua ação de santificar.
Ele é o Espírito de Santidade no sentido de que Ele a promove em nós.
I- O CONSOLADOR
1- O outro Consolador (14.16). João 14, 16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre,
Jesus disse aos seus
discípulos que estava voltando para o Pai, mas que continuaria cuidando da Igreja,
pelo seu Espírito Santo, seu Paracleto, alguém como Ele, que teria o
mesmo poder para preservar o seu povo.
A palavra “outro”, nesta passagem é,
no grego, allos, e significa “outro”, da mesma natureza, mesma
espécie e mesma qualidade.
Se o Espírito fosse uma força
ativa, impessoal, conforme o ensino equivocado das Testemunhas de Jeová, a
palavra correta para “outro” seria heteros, que significa: outro “diferente”.
O Dicionário Vine afirma: “O
termo allos
expressa uma diferença numérica e denota ‘outro do mesmo tipo’; o termo heteros expressa uma
diferença qualitativa e denota ‘outro de tipo diferente’. Cristo prometeu enviar ‘outro
Consolador’ allos, ‘outro como Ele’, não héteros (Jo 14.16)”.
2- O Paracleto (16.7). O termo se refere ao Espírito Santo, mas os dicionários
da língua portuguesa afirmam que se trata de uma pessoa que defende e protege
alguém. O termo grego paraklētos vem da preposição “pará”, “ao lado de,
próximo”, e do verbo kaléō, “chamar, convocar”, de modo que essa palavra
significa “defensor, advogado, intercessor, auxiliador, ajudador”, "aquele que é chamado para o
lado de alguém".
Paracleto, então, é
o Consolador. O Consolador é enviado pelo
Pai em nome de Jesus para ensinar os discípulos e fazer lembrar de tudo o que o
Filho ensinou e para testificar dEle (Jo 15.26).
NOTA: Em grego moderno, o termo comum
para se referir a um advogado legal é "δικηγόρος" (dikigóros). É o
termo usado no dia a dia para designar pessoas que exercem a profissão de
advocacia.
Παράκλητος (paraklētos): É o termo encontrado
principalmente em textos religiosos, e refere-se a alguém que é chamado para
estar ao lado de outra pessoa como um conselheiro, ajudador, intercessor ou
consolador. No contexto cristão, é frequentemente associado ao Espírito
Santo, que fornece orientação, apoio e conforto aos crentes.
Portanto,
a diferença prática reside no contexto de uso e no significado: paraklētos tem
uma conotação mais religiosa e espiritual, enquanto dikigóros é usado no âmbito
jurídico e legal.
Tecnicamente, não é completamente errado usar um
pelo outro, mas pode causar confusão ou
parecer estranho. O termo paraklētos é
fortemente associado ao contexto religioso e espiritual, principalmente
no cristianismo. Usá-lo para se referir a um advogado legal no sentido moderno
pode não ser entendido da forma correta pelas pessoas, já que elas esperariam
ver o termo δικηγόρος (dikigóros) nesse contexto.
Se você estiver conversando com alguém familiarizado com os textos bíblicos em grego, eles poderiam entender o seu uso de paraklētos, mas no contexto jurídico comum, é melhor usar dikigóros para evitar mal-entendidos.
3- Seu uso no Novo Testamento. O termo “paracleto” aparece apenas cinco vezes no Novo
Testamento, nos escritos joaninos, quatro vezes no Evangelho, referindo-se ao
Espírito Santo (Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7). Além dEle o nome é aplicado ao
Senhor Jesus e traduzido por “Advogado” (1 Jo 2.1).
Essas
são as referências onde o termo grego aparece:
João
14:16
·
Grego: Καὶ
ἐγὼ ἐρωτήσω τὸν Πατέρα, καὶ ἄλλον Παράκλητον δώσει ὑμῖν, ἵνα μένῃ μεθ' ὑμῶν εἰς
τὸν αἰῶνα,
·
Transliterado: Kai
egō erōtēsō ton Patera, kai allon Paraklēton dōsei hymin, hina menēi meth' hymōn eis ton
aiōna.
·
Português
(ARC): E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para
sempre;
João
14:26
·
Grego: Ὁ
δὲ Παράκλητος, τὸ Πνεῦμα τὸ Ἅγιον, ὃ πέμψει ὁ Πατὴρ ἐν τῷ ὀνόματί μου, ἐκεῖνος
ὑμᾶς διδάξει πάντα, καὶ ὑπομνήσει ὑμᾶς πάντα ἃ εἶπον ὑμῖν.
·
Transliterado: Ho de Paraklētos, to Pneuma to
Hagion, ho pempsēi ho Patēr en tō onomati mou, ekeinos hymas didaxei
panta, kai hypomnēsei hymas panta ha eipon hymin.
·
Português
(ARC): Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos
ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João
15:26
·
Grego:
Ὅταν δὲ ἔλθῃ ὁ Παράκλητος, ὃν ἐγὼ πέμψω ὑμῖν παρὰ τοῦ Πατρός, τὸ Πνεῦμα τῆς
ἀληθείας, ὃ παρὰ τοῦ Πατρὸς ἐκπορεύεται, ἐκεῖνος μαρτυρήσει περὶ ἐμοῦ·
·
Transliterado: Hotan de elthē ho Paraklētos,
hon egō pempsō hymin para tou Patros, to Pneuma tēs alētheias, ho para tou
Patros ekporeuetai, ekeinos martyresei peri emou.
·
Português
(ARC): Mas, quando
vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele
Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
João
16:7
·
Grego:
Ἀλλ’ ἐγὼ τὴν ἀλήθειαν λέγω ὑμῖν· συμφέρει ὑμῖν ἵνα ἐγὼ ἀπέλθω· ἐὰν γὰρ μὴ
ἀπέλθω, ὁ Παράκλητος οὐκ ἐλεύσεται πρὸς ὑμᾶς· ἐὰν δὲ πορευθῶ, πέμψω αὐτὸν πρὸς
ὑμᾶς·
·
Transliterado:
All’ egō tēn alētheian legō hymin; sympherei hymin hina egō apelthō; ean gar mē
apelthō, ho Paraklētos
ouk eleusetai pros hymas; ean de poreuthō, pempsō auton pros hymas.
·
Português
(ARC): Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se
eu não for, o Consolador
não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
1
João 2:1
·
Grego:
Τεκνία μου, ταῦτα γράφω ὑμῖν ἵνα μὴ ἁμάρτητε· καὶ ἐάν τις ἁμάρτῃ, παράκλητον
ἔχομεν πρὸς τὸν Πατέρα, Ἰησοῦν Χριστὸν δίκαιον·
·
Transliterado:
Teknia mou, tauta graphō hymin hina mē hamartēte; kai ean tis hamartē, paraklēton echomen pros ton Patera,
Iēsoun Christon dikaion.
·
Português
(ARC): Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e,
se alguém pecar, temos um Advogado
para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
SINOPSE I
O Espírito
Santo é o nosso Consolador, o nosso auxiliador de todos os momentos da vida.
II – SUA DEIDADE, ATRIBUTOS E
OBRAS
1- Sua deidade. A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia de maneira
que os nomes Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no
Antigo Testamento como no Novo. O Espírito
Santo é YHWH na vida de
Sansão: “o Espírito do Senhor possantemente se apossou
dele” (Jz 15.14); no entanto, na sequência, lemos que depois de traído
por Dalila, Sansão “(…) não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Jz
16.20). Assim, tanto o Espírito de YHWH como YHWH, são
nomes divinos usados alternadamente. Fica claro,
no Antigo Testamento, que o Espírito
Santo é o próprio
Deus. Esse tipo de linguagem na Bíblia mostra que Ele é YHWH.
Compare Êxodo 17.7 com Hebreus 3.7-9; Deus de Israel (2 Sm 23.2,3). Essa forma
de apresentação é frequente na Bíblia (At 5.3, 4; 1 Co 3.16; 2 Co 3.16-18).
AS REFERÊNCIAS:
Êxodo 17:7 - "E chamou aquele lugar
Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram
ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não?"
Hebreus 3:7-9 - "Portanto, como diz o
Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações,
como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me
tentaram, me provaram e viram por quarenta anos as minhas obras."
Hebreus 3:7-9 faz referência direta ao evento registrado em Êxodo 17:7 para ensinar uma lição espiritual
importante sobre a obediência e a fé em Deus.
2 Samuel 23:2-3 - "O Espírito do SENHOR
falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. Disse o Deus de Israel, a
Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que
domine no temor de Deus."
Atos 5:3-4 - "Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás
o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte
do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em
teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a
Deus."
2- Seus atributos. A divindade
do Espírito Santo é revelada na Bíblia também nos seus atributos divinos, como
acontece com o Senhor Jesus Cristo.
·Ele é onipotente (Rm 15.19),
e as Escrituras Sagradas ensinam ser o Espírito a fonte de poder e milagres (Mt
12.28; At 2.4; 1 Co 12.9-11).
·A onipresença é outro
atributo incomunicável de Deus presente na Terceira Pessoa da Trindade, o que mostra ser Ele onipresente (Sl 139.7-10).
·Ele onisciente, Ele conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Co 2.10,11); conhece o
coração dos seres humanos (Ez 11.5; At 5.3-9; Rm 8.26,27) e é conhecedor do
futuro (Lc 2.26; Jo 16.13; At 20.23).
·Possui o atributo da eternidade, pois é chamado de “Espírito eterno” (Hb 9.14).
3- Suas obras. São inúmeras as obras de Deus
efetuadas pelo Espírito Santo.
Ele gerou Jesus
Cristo (Lc 1.35), dá a vida eterna (Gl 6.8), guia o seu povo (Sl 143.10; Is 63.14; Rm 8.14; Gl.
5.18), é o Senhor da Igreja (At 20.28) e santificador dos fiéis (Rm 15.16; 1 Pe 1.2). O
Espírito habita nos crentes (Jo 14.17; Rm
8.11; 1 Co 3.16), é o autor do Novo Nascimento
(Jo 3.5,6; Tt 3.5), da vida (Ez 37.14; Rm 8.11-13) e
o distribuidor dos dons espirituais (1 Co 12.7-11). Essas obras são
exclusivas de Deus, realizadas pelo Pai, Filho e o Espírito Santo. Essas obras
divinas evidenciam que o Espírito Santo é Deus igual ao Pai.
SINOPSE II
A Bíblia revela a deidade do
Espírito Santo por meio de 11 seus atributos e obras.
III – HERESIAS ANTIGAS E NOVAS
1- As primeiras heresias. Não havia
consenso sobre o Espírito Santo no Oriente nas primeiras décadas depois do
Concílio de Niceia. Havia diversas interpretações.
a) Os arianistas. Ário
considerava também o Espírito Santo como criatura, embora esse tema tivesse
fora das discussões na época, pois o foco dos debates estava no Filho. Eunômio, um dos arianistas mais radicais, considerava o Espírito Santo
como a mais nobre das criaturas produzidas pelo Filho a pedido do Pai,
dizia que “o Filho é o criador do Espírito”.
b) Tropicianos. Foi uma seita do Egito,
cujo nome vem de tropos,
“figura”.
Atanásio assim o denominou por causa da exegese figurada deles, diziam ser o Espírito Santo um
anjo e uma criatura.
NOTA: Tropicianismo (Tropicianos) – Na sua etimologia o termo vem do grego
"tropikos", que significa "figurado" ou
"metafórico".
Ideia central: O
Tropicianismo defendia que as referências bíblicas ao Espírito Santo não
deveriam ser interpretadas literalmente, mas como figura ou metáfora. Segundo os tropicianos, o Espírito Santo era apenas
um símbolo ou uma força impessoal de Deus, e não uma pessoa distinta na
Trindade.
c) Pneumatomacianos.
Surgiram depois dos
tropicianos. O termo Pneumatomacianos vem de pneuma, “espírito”,
e machomai, “falar mal,
contra”, eram os “opositores do Espírito”. Eustáquio de Sebaste (300-380) foi o principal defensor
dessa heresia, o movimento negava a divindade do Espírito Santo.
NOTA: Pneumatomacianismo
(Pneumatomacianos)
Ideia central: Os Pneumatomacianos negavam a
divindade do Espírito Santo. Eles aceitavam a divindade
do Pai e do Filho, mas acreditavam que o Espírito Santo era apenas uma criatura
ou uma força subordinada, e não co-igual e co-eterno com Deus Pai e
Jesus Cristo.
2- As heresias na atualidade. O
grupo religioso das Testemunhas de Jeová é seguidor da antiga linha
teológica dos arianistas. Seus líderes negam a
divindade e a personalidade do Espírito Santo; em sua literatura, grafam seu nome com letras minúsculas.
Por exemplo, a Tradução do Novo Mundo (TNM) substitui o “Espírito de Deus” por
“força ativa de Deus” (Gn 1.2) e usa a expressão: “e todos ficaram
cheios de espírito santo” (At 2.4). A expressão hebraica
rûach ‘ělōhîm, “Espírito de Deus”, aparece 11 vezes no Antigo Testamento e
somente nessa passagem é traduzida na TNM por “força ativa de Deus”.
3- O Espírito Santo em outras religiões. Em algumas
religiões no Oriente, a noção sobre o Espírito Santo é confusa, mas se aproxima
do pensamento antigo desses heresiarcas, “de modo que nada há novo debaixo do
sol” (Ec 1.9).
a) Uma crença estranha. Os intelectuais da religião islâmica, por exemplo, se
apegam às palavras do Alcorão atribuídas a Jesus: “sou para vós o Mensageiro de Allah,
para confirmar a Tora, que havia antes de mim, e anunciar um Mensageiro, que
virá depois de mim, cujo nome é Ahmad” (61.6). Eles interpretam essa
passagem do Corão como cumprimento da promessa que Jesus fez sobre a vinda do
Consolador, do Paracleto.
NOTA: "Ahmad" é um nome árabe que
significa "muito louvado" ou "mais digno de louvor." É uma
forma superlativa de "Hamada" (louvar) e é um dos nomes pelo qual o
Profeta Muhammad (Maomé) é conhecido no Islã. Este nome reflete a alta estima e
respeito que é conferido a alguém chamado Ahmad.
Eles confundem a palavra grega
periclytós, “renomado ao redor, ilustre”,
com paraklētos (Jo 14.16, 26; 15.26;
16.7). Assim, concluem equivocamente que Maomé é o Consolador prometido por Jesus. Convém lembrar
que periklytós não é uma palavra bíblica, não aparece em lugar algum da Bíblia
Sagrada, nem no Novo Testamento grego e nem na Septuaginta.
b) Resposta bíblica. Jesus
disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (Jo 14.26). A promessa do
Senhor Jesus é: “para
que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). Trata-se
de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre, pelos séculos dos
séculos. Jesus disse também que o Consolador “habita convosco e estará em vós”
(Jo 14.17) e que, “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de
enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim” (Jo
15.26). Assim, o Espírito Santo testifica de Cristo, o nosso Senhor.
SINOPSE III
Os arianistas, tropicianos e
pneumatomacianos procuraram enfraquecer ou subverter o ensino ortodoxo a
respeito do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Vimos que a deidade e a
personalidade do Espírito Santo estão presentes em toda a Bíblia de maneira
abundante e tem sido crença da Igreja desde o princípio, por isso a relevância
da defesa dessa doutrina. O Consolador é enviado pelo
Pai, em nome de Jesus, para ensinar os discípulos e fazer lembrar de tudo o que
o Filho ensinou e para testificar dEle. Não é possível uma força ativa e
impessoal ser enviada em nome de alguém tendo tais atributos.
VERDADE PRÁTICA
É necessário primeiro conhecer
a verdadeira identidade do Espírito Santo, à luz da Bíblia, para então poder
defendê-la.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- A quem mais o nome
“Paracleto” é aplicado nas Escrituras além do Espírito Santo?
Além dEle o nome é aplicado ao Senhor Jesus e
traduzido por “Advogado” (1 Jo 2.1).
2- Como a divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia?
A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia de maneira que os nomes
Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no Antigo
Testamento como no Novo.
3- Quais os principais grupos na antiguidade que negavam a divindade do
Espírito Santo?
Os arianistas, tropicianos e pneumatomacianos.
4- Quem segue a linha teológica dos arianistas na atualidade?
As Testemunhas de Jeová.
5- Qual resposta bíblica podemos dar em relação a crença estranha a respeito
do Espírito Santo?
Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (Jo 14.26). A
promessa do Senhor Jesus é “para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).
Trata-se de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre.