googlefc.controlledMessagingFunction Lição 2 - O Novo Nascimento - EBD adultos - Data da Ministração 13 de abril de 2025

Lição 2 - O Novo Nascimento - EBD adultos - Data da Ministração 13 de abril de 2025


INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos uma das mais significativas obras do Espírito Santo: a Regeneração. Com base no diálogo entre Jesus e Nicodemos, analisaremos a realidade do Novo Nascimento, percebendo a Regeneração como uma ação única de Deus por meio do Espírito Santo. Também destacaremos a importância dessa extraordinária obra na vida do pecador e os meios que Deus disponibiliza para que possamos vivenciar a experiência da Regeneração. A Bíblia denomina como Novo Nascimento a obra de Regeneração produzida pelo Espírito Santo. A conversa entre Jesus e Nicodemos, um doutor da Lei, revela um dos textos bíblicos mais relevantes para a explicação da Doutrina Bíblica da Regeneração. Essa obra pode ser também designada como “transformação de vida de dentro para fora”, “nascimento espiritual” ou “recriação interior da vida espiritual de uma pessoa”. 


Palavra-Chave: REGENERAÇÃO

 

Objetivos da Lição: 

Relatar a conversa entre Jesus e Nicodemos;

Examinar a Doutrina da Regeneração;

Elencar os meios da obra regeneradora.

 

TEXTO ÁUREO

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3).

Em grego: ἀπεκρίθη Ἰησοῦς καὶ εἶπεν αὐτῷ· Ἀμὴν ἀμὴν λέγω σοι, ἐὰν μή τις γεννηθῇ ἄνωθεν, οὐ δύναται ἰδεῖν τὴν βασιλείαν τοῦ θεοῦ.

Transliterado: Apekrithē Iēsous kai eipen autō: Amēn amēn legō soi, ean mē tis gennēthē anōthen, ou dynatai idein tēn basileian tou Theou. 

NOTA: γεννηθῇ ἄνωθεν - gennēthē anōthen – significa nascido de cima

  

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – (João 3.1-9,16). 

1 — E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 — Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 — Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

4 — Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 — Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 — Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

9 — Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?

16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 


I. JESUS E NICODEMOS 

1. Quem era Nicodemos? O contexto de João 3 revela que Jesus já era uma figura conhecida em Jerusalém. Por causa do milagre que realizou, ao transformar água em vinho, a sua fama espalhou-se entre o povo, especialmente entre os líderes religiosos do Templo de Jerusalém (Jo 2.2-25). Foi nesse cenário que Jesus despertou o interesse de um mestre israelita chamado Nicodemos (Jo 3.1), um sábio judeu de grande prestígio, tanto entre o povo como entre os seus colegas fariseus. Assim, Nicodemos procurou Jesus durante a noite para questioná-lo sobre seus ensinamentos (Jo 3.2).

Vídeo indicado: https://www.youtube.com/watch?v=XtV2vY6vtOw 

E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. (João 3.1).

Grego: Ἦν δὲ ἄνθρωπος ἐκ τῶν Φαρισαίων, ὀνόματι Νικόδημος, ἄρχων τῶν Ἰουδαίων.

Transliteração: Ēn de anthrōpos ek tōn Pharisaiōn, Nikodēmos onoma autō, archōn tōn Ioudaiōn. 

NOTA: O termo ἄρχων (árchōn) em grego antigo é derivado do verbo ἄρχω (árchō), que significa "governar" ou "liderar". Ele é usado como substantivo masculino e pode ser traduzido como "governante", "líder", "chefe" ou "magistrado", príncipe, principal. 

Na Grécia Antiga, o termo tinha aplicações específicas:

·       Política e Administração: Referia-se a altos oficiais ou magistrados, como os "Archontes/governantes" de Atenas, que desempenhavam funções administrativas e judiciais importantes.

·       Religião e Sociedade: Também podia designar líderes religiosos ou figuras de autoridade em comunidades, como "governantes de sinagogas" mencionados no Novo Testamento.

·       Espiritualidade: Em contextos bíblicos, o termo é usado para descrever tanto autoridades humanas quanto forças espirituais, como em João 16:11, onde Satanás é chamado de "príncipe deste mundo" (ἄρχων τοῦ κόσμου τούτου/archōn tou kosmou toutou).

O uso do termo varia dependendo do contexto, mas sempre carrega a ideia de autoridade ou liderança. 

2. O reconhecimento de Nicodemos sobre Jesus como Mestre. O versículo 2 indica que Nicodemos percebeu a autoridade que o Pai concedeu a Jesus, chamando-o de “rabi” (Jo 3.2). Neste contexto, nota-se que não existia hostilidade nas palavras de Nicodemos para com Jesus, mas sim um genuíno interesse em compreender o “ensino novo” apresentado pelo nosso Senhor. Este interesse também decorre do reconhecimento de Nicodemos em relação aos milagres realizados por Jesus, que demonstram que nosso Senhor era mais do que um simples mestre; era um enviado de Deus. 

3. O diálogo entre Jesus e Nicodemos. A partir do versículo 3, a afirmação de Jesus sobre o conceito de “nascer de novo” e “nascer da água e do Espírito” para poder ver o Reino de Deus deixou Nicodemos perplexo (Jo 3.3,5,6). As palavras “água” e “Espírito” aparecem frequentemente ao longo do Evangelho de João, transmitindo a ideia de elementos fundamentais para a nossa admissão no Reino Celestial. Desta forma, a referência à “água” e ao “Espírito” recorda-nos a mensagem de João Batista sobre o arrependimento dos pecados e uma nova forma de viver (Jo 3.31; cf. Mt 3.10-12). 

NOTA: A expressão "nascer da água" em João 3:5 tem sido interpretada de diferentes maneiras, mas essas interpretações sempre convergem na ideia de que "nascer da água" é um passo essencial para a regeneração espiritual e a entrada no Reino de Deus.

1.  Batismo: O entendimento mais comum é que o "nascer da água" seja uma referência ao batismo cristão. A água simboliza a purificação dos pecados e o início de uma nova vida em Cristo. Essa interpretação é reforçada pelo papel central do batismo no Novo Testamento, como um ato de arrependimento e compromisso com Deus.

2.  Simbolismo de Purificação: Em um sentido mais simbólico, a água pode representar a purificação espiritual necessária para entrar no Reino de Deus. Essa ideia está presente em várias passagens bíblicas, como Ezequiel 36:25-27, onde Deus promete aspergir água pura sobre o povo para purificá-lo.

3.  Arrependimento e Renovação: Outra interpretação, não literal como a do batismo é que "nascer da água" se refere ao arrependimento e à transformação interior que ocorre quando alguém se volta para Deus. Nesse contexto, a água simboliza a limpeza espiritual e a renovação do coração.

Eu sou partidário da interpretação de que "nascer da água" seja primeiro literalmente uma referência ao batismo cristão e depois num sentido espiritual a regeneração feita pelo Espírito, porém, todas essas interpretações convergem na ideia de que "nascer da água" é um passo essencial para a regeneração espiritual e a entrada no Reino de Deus.   

SINOPSE I

A conversa entre Jesus e Nicodemos demonstra a procura genuína pela verdade de um líder judaico. 

II. O NOVO NASCIMENTO: A OBRA DE REGENERAÇÃO 

1. O Novo Nascimento. A palavra “regeneração” tem origem no termo grego παλιγγενεσία (palingenesia), que significa literalmente “ser gerado novamente”.

PodCAst: https://www.youtube.com/watch?v=9kN9NCbhpwA

Assim, a Regeneração é um conceito utilizado na Teologia, especialmente na Soteriologia (Doutrina da Salvação), para descrever o ato divino de transformação interior do pecador.

A expressão “Novo Nascimento” está vinculada à doutrina bíblica da Regeneração, referindo-se a uma mudança realizada pela graça, quando o pecador, que possui uma natureza carnal, corrompida e caída em pecado, passa a ter uma nova natureza, agora purificada e espiritualmente restaurada (Tg 1.18,21).

Jesus abordou este tema quando falou a Nicodemos: “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).

Em grego: ἀπεκρίθη Ἰησοῦς καὶ εἶπεν αὐτῷ· Ἀμὴν ἀμὴν λέγω σοι, ἐὰν μή τις γεννηθῇ ἄνωθεν, οὐ δύναται ἰδεῖν τὴν βασιλείαν τοῦ θεοῦ.

Transliterado: Apekrithē Iēsous kai eipen autō: Amēn amēn legō soi, ean mē tis gennēthē anōthen, ou dynatai idein tēn basileian tou Theou. 

NOTA: γεννηθῇ ἄνωθεν - gennēthē anōthen – significa nascido de cima 

2. A Regeneração como obra exclusiva de Deus. A Regeneração é um ato que Deus realiza na vida do pecador, levando-o a uma mudança radical do seu coração e provocando uma transformação profunda da sua vida interior. Este processo acontece quando o pecador reconhece os seus erros e a necessidade de um Salvador. Neste contexto, Deus efetua essa obra regeneradora através do Espírito Santo, que concede nova vida ao pecador. Por esta razão, a regeneração é uma ação puramente divina. Na Epístola de Tiago, encontramos a seguinte afirmação: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto”; “segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.17,18). 

3. A necessidade da Regeneração do pecador. A Bíblia ensina que o ser humano é pecador. Na Carta aos Romanos (Rm 5.12), o Apóstolo Paulo destaca a pecaminosidade do ser humano em razão da queda dos nossos primeiros pais: “todos pecaram” (Rm 5.12).

Assim, surge a necessidade de cada indivíduo passar pela experiência da Regeneração (Rm 5.19). A obra da REGENERAÇÃO foi confirmada pelo Senhor Jesus durante sua morte sacrificial “8e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8). Na Cruz, Ele conquistou a oportunidade de vivermos uma nova vida “18Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, (1Pe 3.18). Portanto, devido à nossa natureza pecaminosa e ao que Jesus realizou na Cruz, a ação regeneradora do Espírito Santo é essencial para todos os seres humanos. 

SINOPSE II

O ser humano é, por natureza, um pecador. Por isso, a obra de regeneração é uma ação exclusiva de Deus.

  

III. OS MEIOS DA OBRA REGENERADORA 

1. A operação do Espírito Santo. O conceito de “nascer da água” refere-se, de forma metafórica, à ação purificadora do Espírito. Embora muitos interpretem a “água” no Evangelho de João como uma alusão ao batismo cristão, a regeneração que se produz não é algo físico ou material, mas sim uma transformação interior que apenas o Espírito Santo pode realizar. (veja a NOTA no item 3 do tópico I)

Nesse sentido, o “nascer da água” simboliza a obra purificadora do Espírito, referindo-se àqueles que são “nascidos do Espírito” (Jo 3.5,8). De certa forma, o modo como se manifesta a Regeneração na vida do salvo possui um caráter misterioso. No entanto, é inegável que aqueles que vivenciam essa experiência recebem, mediante a ação do Espírito, uma nova vida em Cristo e a “lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5).

“5não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” (Tt 3.5). 

2. A Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem poder regenerador na vida do pecador, conforme podemos ler na Epístola do apóstolo Pedro: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1Pe 1.23). Semelhante, em Tiago lemos que pela sua vontade, Deus nos “gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.18). Portanto, o Novo Testamento apresenta com clareza o caráter regenerador da Palavra de Deus. Por isso ela é tão poderosa, viva e eficaz, pois alcança o lugar mais profundo do pecador que mensagem humana alguma tem poder de alcançar (Hb 4.12). Ela é a semente de que o Espírito Santo se serve para gerar uma “nova criatura”. 

3. A vontade soberana de Deus. A Palavra de Deus ensina que é intenção divina que todos os seres humanos alcancem a salvação e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2.3,4). O plano de salvação de Deus revela a sua vontade perfeita, desejando que ninguém seja condenado eternamente, como é mencionado na Epístola de Pedro (2Pe 3.9). No entanto, segundo a sua vontade permissiva, as pessoas têm a liberdade de fazer escolhas, decidindo se buscam ou não o perdão divino e, por consequência, a vida eterna (Lc 7.30; At 7.51). Logo, o ser humano não pode escapar da sua tomada de decisão. Assista à Série Vontades de Deus: https://www.youtube.com/watch?v=h5u6hCmC_DE&list=PLjA2M5dOD0nCGSmERD50GIxRI5MgpSlVI&pp=gAQB  

SINOPSE III

A ação do Espírito, a Palavra de Deus e a vontade soberana divina são os instrumentos através dos quais Deus atua na regeneração do pecador. 

VERDADE PRÁTICA 

O Novo Nascimento é o modo bíblico de transformação radical da natureza do pecador. 

CONCLUSÃO 

A obra de Regeneração do Espírito Santo possibilita ao pecador a participação na natureza divina.

“7Assim que já não és mais servo, MAS FILHO; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gl 4.7).

Este recebe pleno acesso ao Reino de Deus, bem como a sua filiação divina “aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Dessa forma, assim que o pecador se arrepende e aceita o Evangelho, o Espírito Santo começa a residir nele e realiza a obra de Regeneração, capacitando-o para enfrentar a sua velha natureza e garantindo que ele alcance a vitória total em Cristo Jesus.

 

REVISANDO O CONTEÚDO 

1. Quem era Nicodemos?

Um sábio judeu de grande prestígio tanto entre o povo quanto entre os seus colegas fariseus. 

2. Que afirmação de Jesus deixou Nicodemos perplexo?

A afirmação de Jesus sobre o conceito de “nascer de novo” e “nascer da água e do Espírito” para poder ver o Reino de Deus deixou Nicodemos perplexo (Jo 3.3,5,6). 

3. O que se entende por Regeneração?

A Regeneração é um conceito utilizado na Teologia, especialmente na Soteriologia (Doutrina da Salvação), para descrever o ato divino de transformação interior do pecador. 

4. Por qual razão todos os seres humanos necessitam de Regeneração?

Devido à nossa natureza pecaminosa e ao que Jesus realizou na Cruz, a ação regeneradora do Espírito Santo é essencial para todos os seres humanos. 

5. Qual é o significado da expressão “nascer da água”?

O conceito de “nascer da água” refere-se, de forma metafórica, à ação purificadora do Espírito.

 

 

Postar um comentário

Você é bem-vindo(a) para nos deixar um comentário educado.

Postagem Anterior Próxima Postagem